• Percival Puggina
  • 12/08/2023
  • Compartilhe:

A inesperada utilidade de leitores petistas

Percival Puggina

Não raro, petistas escrevem para me criticar, sem perceber que sugerem temas importantes. É o que fez o leitor que, comentando meu artigo “O silêncio de uma nação”, pediu:

Professor faça um texto com uma reflexão sobre as joias e o Cid e o general pai, enfim, as muambas que se desvendam diariamente. Este assunto que o sr. passa à margem não condiz com uma pessoa que se diz intelectual e de bem.

Muito mais importante do que responder ao leitor que não "me digo intelectual", por saber que não sou mais que mero aprendiz, é explicar como uma pessoa “de bem” se conduz, em sua comunicação social, perante casos como esse em que ele gostaria de colher apressada opinião.

Apenas uma vez na vida cometi o erro que o leitor deseja que eu repita. Há trinta anos, embarquei, ingenuamente, na campanha de difamação movida pelo PT contra Alceni Guerra, ministro da Saúde no governo de Collor de Mello. A mídia companheira triturava o governo, já em decadência rumo ao impeachment. Denúncias de corrupção pipocavam envolvendo a pessoa do presidente e o caso contra Alceni (superfaturamento na compra de bicicletas para agentes de saúde) era um prato cheio para minhas ironias e sarcasmos.

A vítima daquela difamação trilhou um longo caminho até o reconhecimento de sua inocência e restauração de sua vida como prefeito de sua cidade e como parlamentar honrado e respeitado. Passadas três décadas, esse caso pesa em minha consciência, deixando uma linha divisória que nunca mais ultrapassei: não conjeturar sobre a honra alheia e não verbalizar um conceito antes de decisão competente que o estabeleça. Jamais pelo noticiário da hora!

A vida me ensinou quanto são afobados, instrumentalizados e irresponsáveis os juízos prévios na vida pública. E como são hipócritas os espalhafatosos censores da conduta alheia. São hipócritas porque especulam sobre a honra dos adversários, mas votam em ladrões, se os ladrões forem companheiros.

Esclareço. Suponhamos que ao cabo das investigações, dos trabalhos de acusação e defesa, se acumulem contra o ex-presidente provas como as que levaram às condenações do atual presidente da República. Bolsonaro nunca mais terá meu voto. Então, e só então, me sentirei autorizado a emitir um juízo moral e verbalizar minha indignada decepção. Jamais gastarei meu pobre português para escrever textos como os do noticiário de hoje, nos quais, em meio às gravíssimas suspeitas investigadas, se entremeiam adjetivos como “supostos”, “possíveis”, etc., usados por salvaguarda de uma prudência habitualmente em falta no almoxarifado dos fatos.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


Leonco de Carvalho Bones -   16/08/2023 19:01:33

Mestre; esta sua frase, sintetiza realmente tudo o que pensa e é a esquerda comunista e ignorante e sem ética e moral! "E como são hipócritas os espalhafatosos censores da conduta alheia. São hipócritas porque especulam sobre a honra dos adversários, mas votam em ladrões, se os ladrões forem companheiros."

JANEI ALMIR ROSSET -   15/08/2023 17:41:24

Meus amigos, falam tanto de BOLSONARO e seus conceitos, discursos e ações sempre voltando para o mal. Já o demonizaram antecipadamente, mas uma hora vão ter que mostrar serviço e para que assumiram o poder, senão, novamente ao final do mandato, irão mais uma vez encher quantos contêineres de joias, relíquias, e sabe-se lá mais o que, além de que irão virar palestrantes novamente como justificativa para a não realização de obras tão necessárias. Somente marketing não funciona. Coitado do meu Brasil.

Dirceu Guerra -   15/08/2023 16:41:36

A hipocrisia desses petistas não tem dimensão. Se o próprio líder deles disse que saiu do Alvorada com 11 caminhões levando sua mudança, embora não sabemos quantos caminhões a levaram a Brasilia, não há histórico na história de Brasilia, de que outro presidente tenha tido essa necessidade. O que isso significa? Para mim é uma confissão. E os seguidores do condenado ficam falando de presentes ganhos pelo antecessor que custam meros 500 reais. São hipócritas mesmo.

José Rui Sandim Benites -   15/08/2023 04:38:47

Está é a questão. Se preocupam apenas em estar no poder. E para este objetivo fazem o endividamento do Estado. E os incautos, inocentes úteis, os priveligeados em cargos públicos, grande parte da elite do Estado, políticos e midia tradicional, referência uma administração perdularia. Em que a relação da dívida PIB acima de 60%. O endividamento cada mês aumenta mais, acima dos 6 trilhões. E o juros para pagamento da dívida pega próximo a 50% do orçamento. Em vez, de economizar para pagar os juros e amortizar a dívida. Para ter mais espaço no orçamento para os investimentos sustentável em educação, saúde, segurança, infraestrutura e previdência. Não aplicam os tributos compulsórios que o povo paga com parcimônia. Gasto em fundo eleitoral, gasto com partidos politicos, aumeto de cargos públicos, com 37 ministérios, em Estatais que dão prejuizo, empréstimos que não tem garantias, aumentam de salários da elite do funcionalismo e de politicos. Como gastam mais do que arrecadam. Buscam arrecadar mais do povo trabalhador, para tapar o rombo fiscal. Com aumento de carga tributária, indústria de multas e de renovações. Criam mais despesas obrigatórias para o Estado. Que neste ano a previsão o deficit público é de 145 bilhões. E como são incompetentes em administrar o dinheiro dos pagadores de tributos. Começam a atacar seus adversários políticos. E o aparelhamento do Estado, em anos de administração, passam impunes. E punem seus adversarios politicos. Assim caminha a humanidade.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   14/08/2023 18:52:56

Não causa surpresa nenhuma a cobrança desse seu leitor. Quem não sabe que a esquerda utiliza apenas 5%, e olhe lá, do seu tempo divulgando o que fizeram e fazem para o bem do Brasil e seus habitantes. Os 95% restantes, eles utilizam para criticar, acusar e desmerecer os adversário. A escada que eles utilizam paa alcançarem seus objetivos, tem degraus constituidos de cadáveres moraes, digo morais dos que lhes fazem oposição. Até mesmo nem isto é necessário, basta implesmente não os aplaudir.

Jorge Coelho -   14/08/2023 18:49:51

O momento que vivemos mereçe reflexões: “ Toda a minha vida” disse Hitler, de forma memorável, em 1942, “pode ser resumida nesse meu esforço incessante de persuadir outras pessoas”. Mas o que exatamente é “Carisma”? A palavra tem raizes gregas que significam um favorecimento ou graça divina. Mas Carisma, conforme utilizamos o termo atualmente, não é uma dádiva “Divina”, e sim, um “valor neutro” - pessoas cruéis podem possuí-lo da mesma forma que pessoas boas. O significado original também sugere que Carisma é uma qualidade absoluta que existe - ou não - em um indivíduo específico. O conceito moderno de “Carisma “ começa com o trabalho do teorista social alemão Max Weber, que escreveu sobre “liderança carismática “ na virada do último século. Fundamentalmente, o que Weber fez foi analisar a “liderança carismática “ como um tipo específico de governança - em lugar de uma qualidade pessoal que pode ser encontrada em um astro pop ou um político. Para Weber, o líder “carismático” precisa possuir um elemento “missionário “ forte e uma figura quase religiosa. Seguidores de tal líder estão em busca de algo além da simples redução de impostos ou melhorias no sistema de saúde; eles buscam objetivos mais amplos, quase espirituais, de redenção e salvação. O líder carismático não pode existir facilmente dentro das estruturas burocráticas normais e é motivado por um senso de destino pessoal. É importante enfatizar que as pessoas que aceitam o “Carisma” de um líder certamente não estão “hipnotizadas”. Elas sabem exatamente o que está se passando e permanecem inteiramente responsáveis por suas ações. Dessa forma, a opção de seguir um líder carismático não pode ser utilizada como álibi ou justificativa. Eles também podem usar ameaças, assassinatos e o pavor para alcançar seus objetivos. Certamente, há gente que atende aos desejos de um “líder carismático” apenas pelo medo, da mesma forma que há gente que nem o ache carismático. O desejo de ser liderado por uma personalidade forte durante uma crise, o anseio para que nossa existência tenha algum propósito, o quase louvor de “heróis” e “celebridades”, o desejo ardente de salvação e redenção: nada disso mudou o mundo desde o fim da 2a. Guerra. Seres humanos são animais sociais. Queremos fazer parte de algo. De outro modo, a vida seria uma experiência muito fria. E somente compreendendo como os que buscam o poder tentam nos influenciar, e como é comum participarmos de modo ativo da nossa própria manipulação, é que podemos finalmente perceber o perigo com o qual nos deparamos, quando abandonamos a racionalidade e o ceticismo, depositando nossa fé em um líder carismático. Textos extraídos do livro: “ O Carisma de Adolf Hitler” - O homem que conduziu milhões ao abismo. Autor: Laurence Rees Editora: LeYa

Cirineu -   14/08/2023 15:12:40

De qualquer forma tenho que reconhecer, que o professor deixou uma pequena esperança, o que chamou de "gravíssimas suspeitas" para abandonar o capitão e a famíglia. Espero que não seja tarde demais, após todos já abandonem o barco, após a ex casa jâ esteja toda queimada. Não queira se escorar agora na terceira ou quarta instância......... coisa não aceita para os inimigos do PT. Todo professor tem conhecimentos e discernimento suficientes para pular antes do barco.

Rubilar José Bernardes -   14/08/2023 14:29:53

Este tal de CIRINEU (nome ridículo) não inverteu os personagens?(dia 14.08.23, ás 8:49:37) Se possível, me liste os crimes do Bolsonaro pois, até agora, ninguém .conseguiu atender este questionamento

roberto lima de almeida neves -   14/08/2023 14:11:07

Os que se chafurdaram na lama da corrupção durante três mandatos e meio não têm moral para críticas e cobranças. E nem merecem resposta. Pois não pediram desculpas e nem demonstraram arrependimento. Perderam o "direito" de serem levados à sério e muito menos cobradores de ocasião. Vale retro.

Afonso Pires Faria -   14/08/2023 13:46:16

E. Cabe aí, muito bem, a expressão: "vamos separar os homens das crianças". Poderíamos ir mais longe. Separar os honestos intelectualmente dos hipócritas. Parabéns professor.

Silvio Miranda MUnhoz -   14/08/2023 12:31:18

Sensacional, exatamente por crônicas como está e que tenho a honra de sempre nominá-lo como MESTRE....

Cirineu -   14/08/2023 12:24:58

Pensei que os fanáticos seguidores do capitão(*expulso do exército, só isso bastaria para mostrar seu carácter, já jovem) Bolsonaro tivessem um pouco distante, mas não, eles estão bem próximos, passando o pano. Citar Olavo de Carvalho como exemplo, citar o PT como os ladrões da lava jato e "deixar", os seus "PMDB, PP,PSDB......", falta só dizerem "amém" para fechar com chave de ouro, como os santinhos da igreja. É como digo, "olhar de pirata" com as caras de Santos. Uma vergonha nacional o foi governo e as maracutáias do Bozo e seus seguidores fanáticos que não possuem autocrítica, com todas as evidência aos seus olhos. Como querem pedir justiça de alguma coisa, se não respeitam as leis e a palavra final dos processos, que é do STF ?

Eduardo D Souza -   14/08/2023 11:08:57

"E como são hipócritas os espalhafatosos censores da conduta alheia. São hipócritas porque especulam sobre a honra dos adversários, mas votam em ladrões, se os ladrões forem companheiros." Parabéns por dizer o que todos nós queremos dizer.

Decio Antonio Damin -   14/08/2023 10:48:35

"Acreditar cegamente"...é um "erro crasso" que atinge "gregos e troianos"...! Essa divisão, que tal postura cristaliza, impede a pacificação do país... Não significa concordar sempre com os aliados e discordar sempre dos demais. As observações, a meu ver, não devem ser insultuosas...!

Beatriz -   14/08/2023 10:47:09

PERFEITO!

Rogerio Viana -   14/08/2023 10:16:39

Perfeito, Professor!

Eloy Severo -   14/08/2023 10:07:30

Discutir com PT, é o mesmo que jogar DAMA com um passarinho, caga todo o tabuleiro e saí cantando vantagem. O petista deveria explicar o que a Lava Jato descobriu.

edgard alves feitosa -   14/08/2023 10:05:32

o lula disse que ia "pacificar" a naçõa.....pelo contrário o pt está com lupina sede de VINGANÇA...... e o STF está sendo o "INSTRUMENTO legal" para isso....lembra a KGB e os GULAGS ...ou a própria gestapo......

Francisco -   14/08/2023 09:49:03

O que tem de imbecil lambe ovos do lularápio não é mole. Com certeza já conseguiram os carguinhos ou as benesses que esse bando de corruptos oferecem a eles, para com tanta vontade defender esta corja. São iguais ou piores.

DALMA SZALONTAY -   14/08/2023 09:33:19

Graças a Deus, professor Puggina, há pessoas que, como o senhor, não transigem na defesa da verdade. E, também graças a Deus, com a internet os comunistas filhos das trevas mostram sua verdadeira e monstruosa face.

Gerson Hallam -   14/08/2023 09:23:47

Ainda a respeito da manifestação de provocação para comentar as acusações do ex PR, e adjetivando os cidadãos de bem, de forma irônica como se manifestou o articulista, sequer seria digno de resposta como bem lembro das palavra do saudoso Olavo de Carvalho. Mas como sempre e na medida, a resposta veio a galope, e para não estender o comentário, que moral tem qualquer um que defenda os lideres do maior esquema de corrupção da história deste Pais, Mensalão, Petrolão, impeachment de uma Presidente do PT, desempenhos péssimos da economia, associação com regimes totalitários, e várias condenações de seu maior líder, uma vergonha, e ainda querer pregar "moral de cuecas" nos poupe. Ficamos assim, nós que não apoiamos estas condutas e criminosos mantemos a virtude e vocês continuem tendo que assumir o fracasso de seus lideres.

Dagoberto -   14/08/2023 09:22:30

Inútilmente desgastante a tentativa de dialogar com fanáticos ideológicos.

Cirineu -   14/08/2023 08:51:17

Aprendi muito com esta última eleição, onde conheci até onde o ser humano pode chegar ao adorar uma pessoa como Bolsonaro, com tudo já o que se sabe sobre sua tiurma e famiglia e ficar cegamente contaminado, perdendo a noção do bem e do mau. Isso remete que só mudaremos o Brasil como sociedade a médio e longo prazo, talvez. Uma grande discussão que não andou é não vejo ainda andar é sobre o grau de criminalidade imperando no Brasil, e que seria um assunto que deveríamos debater incessantemente para descobrir as origens e combater as causas urgente, pois já está tarde demais.

Paulo -   14/08/2023 08:49:37

Elegante e sensato, só a idade e as experiencias de nos proporcionam isso.

Cirineu -   14/08/2023 08:30:18

Me preocupa com a lógica das pessoas que dizem defender as coisas certas e coerente, quando estão pisoteando num mar de falcatruas, com já fartas provas, que construíram ao longo de 4 anos e foram um pouco além, e muitos intelectuais não enxergam ou se fazem com olhar de pirata, como já disse noutra oportunidade. As pessoas devem ler e ouvir a imprensa, saber um pouco das leis, e deve raciocinar também, para encontrar o certo e o errado das coisas. Vejo o sempre expressando aqui condenações veladas sem provas.

MARIA DA GLÓRIA FRITSCH NUNES -   14/08/2023 08:05:15

Caro Puggina,bom dia Nunca mas nunca mesmo acreditei mo PT. A muitos anos,quando Lula era apenas um sindicalista,ele orientou que a favela(no Rio de Janeiro),invadissem o super mercado Pão de Açúcar, só me lembrei na hora dos clientes com crianças, caixas e outros funcionários do estabelecimento. A irresponsabilidade deste senhor é do tamanho de sua maldade. Abraços

Charles Giuliano -   14/08/2023 01:09:44

Ao imbecil petista Edson sei lá o que e o tal Menelau que como petista não sabe escrever e só deu uma palavra.: Acusar e quere destruir reputação sempre foi obra destes petistas que são hipócritas, desordeiros e safados. Quando LULA usa os mesmos artifícios do ex, aí pode. O Lula também levou obras, jóias e outros objetos do planalto, mas aí pode? Ele não querem investigação, eles querem é a destruição, a ditadura e a censura, mas estes idiotas esquecem que isto pega ele também.

Edson Camossatto Negreiro -   13/08/2023 16:28:08

Vocês, os tais cidadãos de bem, nunca assumem nada. Desconversou e aproveitou o artigo para fazer o que faz desde sempre, atacar o partido dos trabalhadores. Você não passa de um moralista de ocasião. Aproveita e faz outro artigo sobre a utilização da máquina na eleição do ano passado. Conta aí pra gente o que você achou da concessão de benefícios temporários, inclusive para quem não precisava (taxistas e caminhoneiros) , empréstimos da CEF para antecipar o tal Auxílio Brasil, redução temporária de impostos para baixar artificialmente o preço dos combustíveis, tudo feito com o nosso dinheiro e oportunisticamente. E ainda assim perderam as eleições. Não passam de moralistas de ocasião.

Menelau Santos -   13/08/2023 11:55:45

Touché!

Ademar Pazzini -   12/08/2023 20:01:21

Caro Prof. Puggina, com relação às acusações contra o ex-PR Bolsonaro, parece sugerir a utilização da máxima muito utilizada pelo petralhismo e seus anexos. Isto é, colocam agentes do Estado afinados com a ideologia deles, a produzirem "provas" de pseudos crimes do ex PR, que são vazadas para o consórcio de mídia (fábrica de fake news). O nome que chamam para isso é assassinato de reputação, pois o acusado mesmo inocentado, não terá exposição alguma na velha e corrupta imprensa, ficando com a imagem manchada para sempre. Por outro lado, não nos iludamos com a Polícia Federal, instituição que se declara "de Estado", mas tem sindicato e grupelhos de todas as matizes ideológicas. Imaginem se tivessem autonomia administrativa, como pleiteiam há tempo! Iria virar uma gestapo tupiniquim.

GERSON CARVALHO NOVAES -   12/08/2023 19:25:18

Comunismo é a mais prodigiosa criação do diabo. Comunistas são capetas do inferno. O demônio fez ninho no Brasil. Não há como acreditar no que essa cambada espalha, mesmo que seja verdade. Esse filme, eu não assisti e não gostei...

Danubio Edon Franco -   12/08/2023 19:07:20

Como sempre, foste magnífico em teu artigo. A resposta ao tal petista foi na medida certa. O que ele propôs é o que eles costumam fazer: acusar sem provas. No caso de Bolsonaro ainda se faz mais grave porque tudo não passa de suspeitas. Não se acusa sem provas, mas isso é que eles costumam fazer. Vamos aguardar as investigações; se confirmadas as suspeitas, também farei o que dizes: Bolsonaro jamais terá meu voto. No entanto, não é assim que eles agem. Isso não fazemos.

Romeu Inácio Rademann -   12/08/2023 16:31:14

Meu caro Percival Puggina, fizeste uma análise precisa do que estamos vendo e ouvindo. Muitas narrativas, com nuances de fofocas graves.