• Percival Puggina
  • 15/05/2021
  • Compartilhe:

A HORA MAIS RIDÍCULA

 

Percival Puggina

 

A Inglaterra, segundo as palavras de Churchill no famoso discurso de 18 de junho de 1939, teve sua “hora mais esplêndida” (finest time) ao entrar, sozinha, na guerra contra a Alemanha nazista. Os Estados Unidos tiveram sua “hora mais escura” (darkest hour) após o ataque terrorista às Torres Gêmeas e caçada a Bin Laden, retratada no filme Zero Dark Thirty (“meia noite e meia”, no jargão militar americano). E o Brasil está vivendo sua hora mais ridícula nessa CPI da Hidroxicloroquina (HCQ).

Pode o vírus voltar para a China com alvará de soltura porque, bem investigadinho em CPI do Senado brasileiro, não lhe cabe culpa alguma. Aqui, nas palavras de senadores membros da comissão, todas as vítimas, sem exceção, foram causadas pelo governo federal. No Brasil, de covid-19, só se morre pela insistência do presidente em apontar um tratamento precoce indicado mundo afora por médicos com atividade clínica, inclusive em automedicação.

“Mas como – perguntará o estrangeiro visitante, que sequer imagina as peculiaridades da política em nosso país – o governo trocou vacina por hidroxicloroquina? Ela é vendida sem receita médica? No Brasil, decisões terapêuticas não são privativas dos médicos?”

Ora, ora, mister, esclareço eu. Aqui há mentiras badaladas e verdades enxotadas. Se você fizer essas perguntas a um militante de esquerda ele o chamará de gado e esperará que você se afaste mugindo. Exibir discernimento resulta ofensivo em certos ambientes e veículos.

Como era absolutamente previsível, com cinco a seis bilhões de pessoas por vacinar e com os cinco países dos grandes laboratórios consumindo mais de 60% da produção em suas próprias populações, o imunizante é um bem escasso, não disponibilizado em ritmo adequado. Ainda assim, o Brasil consegue disputar o quarto lugar em número de doses adquiridas e aplicadas. Não é apenas de postos de trabalho, bens de consumo e matérias-primas que a pandemia gerou escassez. Vacinas também entram nesse cenário, mas o discernimento exigido para percebê-lo excede a capacidade de muitos militantes nas atuais corregedorias da opinião pública e entre os comissários da verdade.

A CPI da hidroxicloroquina já mostrou onde quer chegar. Ninguém precisa ser atirador de elite para identificar o alvo da artilharia inimiga. Ela quer carimbar uma narrativa unilateral, dando-lhe caráter suspostamente oficial. Em nossa hora mais ridícula, um medicamento que não é vendido sem receita médica virou objeto de ódio político e é o eixo em torno do qual giram os trabalhos de uma barulhenta CPI.   

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 

 


Nancy Lass -   23/05/2021 12:29:58

Perfeita análise do que ocorre entre os parlamentares, muitos bem ignorantes, que pretensamente tentam mostrar o que não tem: cultura, conhecimento e bom senso. Ainda falta muito para se ter um BOM BRASIL!

Lauro Vitor Patzer -   22/05/2021 12:41:34

A CPI é um grande circo tendo em seu picadeiro homens de moral duvidosa a exemplo de Renan Calheiros, que há muito já deveria estar afastado da política. O mais lamentável é que a maioria do Senado se cala na arquibancada diante de um espetáculo nonense. Algo totalmente sem sentido, mas com um propósito de atingir o presidente Bolsonaro para justificar o epíteto de "genocida", inventado pela esquerda radical.

ODILON ROCHA -   19/05/2021 21:02:36

Caro Professor Creio ser o único país do mundo com uma CPI nesses moldes. Aliás, somos únicos em muitas coisas. Não é preciso dizer mais nada.

Rogerio -   19/05/2021 13:35:15

Se pudesse , apresentaria um remédio pra corruptos a esses criminosos contumazes intitulados de senadores que investigam o justo , e esquecem os verdadeiros assassinos que desviaram bilhões ,?que são os governadores e prefeitos , alguns filhos e parentes dos senadores . REMÉDIO : PINHOLA DE 19 ARGOLAS NO LOMBO

José Rui Sandim Benites -   19/05/2021 10:19:14

Sábias palavras professor e arquiteto Puggina. E, dizem que existe negativismo na ciência. Sem saber o que é ciência. Não conseguem diferenciar as ciências exatas da não exatas. As ciências exatas podemos generalizar como a matemática e a física. Mas as não exatas como a biologia que é o estudo da vida não há como generalizar. Cada ser vivo tem seu próprio genoma. E o ser humano como ser vivo, cada um é único na seu fenótipo e genótipo. E consequentemente, cada ser humano pode agir de forma diferente aos medicamentos. Não há uma fórmula geral para o tratamento do Covid 19. Pode ser a imunização natural, tratamento precoce ou as vacinas. O MÉDICO e que sabe as condições do paciente que irá determinar o tratamento, não o presidente. Simples assim. O vírus veio da China este é o fato. Não há que se falar em dolo, que teria que ser provado. Mas no mínimo há culpa ( negligência, imperícia e imprudência) ocorreu pelo país dissiminador da doença. A CPI é uma vitrine de alguns políticos que estão no ostracismo aparecerem. Mas tenho convicção que a verdade irá derrotar o mal. Um abraço. E continuamos na resistência.

jose boaz -   18/05/2021 22:41:40

Colocações perfeitas. Mais claro impossível. Parabéns!!!

ALCIDES POLIDORO PERSIGO -   18/05/2021 21:07:45

É vergonhoso mesmo, bem colocado e adequado relato, Percival. Tens meu total apoio.

Nelson Soares de Oliveira -   18/05/2021 14:34:23

Boa noite. Perdoa, amigo ministro, a liberdade que tomo para colaborar com a situação do governo federal perante a CPI Covid. Renan acusa o governo de não ter “ linha de defesa “ e isto lhe permite forçar as testemunhas. Isso é uma armadilha, uma homenagem que o vício presta à virtude ( François de la Rochefoucauld, século XVll). Como sempre, a tática marxista da dialética discursiva parte do pressuposto fácil: OMITE a ausência de uma completa, idônea, clara e objetiva ACUSAÇÃO . Sem saber de tudo que alé acusado, ninguém pode efetivamente se defender. Simples assim. O governo deve exigir dis acusadores algo mais que suas malévolas preferências ou opiniões sem o que, ou cai no engodo ou derrete essa farsa de ódio politiqueiro. ???? Essa mensagem aqui reproduzida foi enviada ao ministro Onix, para os devidos fins e reflete a mesma forma de pensar lavrada no ilustrado texto de Puggina: “ o ridículo desonra mais do que a própria desonra.” .La Rochefoucauld, séc. XVll.

Paulo Moraes -   18/05/2021 14:12:46

Bom dia professor. Como sempre, excelente o artigo. Sobre os participantes da CPI, nem é preciso falar sobre a vergonha que pessoas de bem sentem ao verificarem a "ilibada reputação" de cada um dos membros da Comissão. Pelo que eu tenho visto em alguns comentários, só escapam uns dois ou três. Quanto aos objetivos da CPI, estava eu mexendo no rádio do meu carro quando uma estação foi sintonizada por acaso. Estava acontecendo uma entrevista e o entrevistado -eu não sei quem era porque peguei no meio do caminho - parecia ser um daqueles esquerdistas radicais de carteirinha. O cidadão discutia com a entrevistadora e, em dado momento, afirmou que " a CPI tinha sim, que investigar os motivos pelos quais o presidente insistia tanto no uso da hidroxiclorioquina". Ele afirmava que o objetivo principal da CPI tinha que ser este! Resumindo, o sujeito só faltou afirmar abertamente que a CPI tinha que provar, ou investigar a fundo, se o presidente estaria levando vantagens ou até, quem sabe, recebendo propinas dos fabricantes do medicamento. Haja paciência com tanta burrice ou, o que me parece mais viável, tanta canalhice! O pior é saber que colocam no ar baboseiras desse nível que, dependendo de quem ouve, podem acabar facilitando os caminhos dos que pretendem assumir o poder sejam quais forem as consequências para o país e o seu povo sofrido.

Jorge Fenerich -   18/05/2021 13:58:48

O que mais poderíamos esperar de uma CPI que tem em seus membros pessoas que respondem a vários processos no judiciário por corrupção e outros motivos, só mesmo neste país pra se ver tamanho absurdo.

Ricardo -   18/05/2021 13:58:36

Parabéns extremamente lúcido seu comentário

Joseval Carneiro -   18/05/2021 13:30:33

Não havia vacinas suficientemente e algumas careciam de passar pela ANVISA. A CPI se deslegitima ao centrar seus fogos contra Bolsonaro, e seus trabalhos nulos pleno iure. Renan ignora os fatos e quer a opinião, tentanto criticas indiretas ao Presidente Bolsonaro. E seus pçrocessos (6) seguem o caminho da prescrição, no STF. Joseval Carneiro, Adv. jornalista, escritor.

Ivaldo de Holanda Cunha -   18/05/2021 12:00:40

O nosso Senado é que é uma vergonha. Têm o poder de agir em relação aos ministros do STF e não o fazem. Todos sabemos o motivo.

tcamisao@yahoo.com.br -   18/05/2021 11:04:40

Não pensei q viveria tanto p/ver absurdos como esse. O Brasil entregue aos vermes famintos p/sobrevivência a tdo custo. Perfeito s/relato. Como sempre brilhante. Parabéns!!!!

Jose Luiz Lopes Alves -   18/05/2021 10:36:42

Bom dia. Eu tomo hidroxicloroquina há mais de dois anos. Nuca senti absolutamente nada, apenas me aliviou de dores fortes. Abraço Jose Luiz

Evanilza Gomes De Souza -   17/05/2021 09:34:48

Bem isso, está vergonha mostra a classe política que a décadas sugam o Brasil, parabéns excelente texto.

João Régio Heitor -   17/05/2021 07:18:37

V E R G O N H O S O !

Carlos Edison Fernandes Domingues -   16/05/2021 20:45:07

PUGGINA. O Senado não tem preocupações maiores, que envolvam os interesses nacionais. Cria-se, assim, uma C.P.I. sob a batuta de um presidente e um relator, com um Boletim de Ocorrência Policial conhecido da Nação, mas com o respaldo de alguns meios de comunicação ávidos pelo dinheiro público, Carlos Edison Domingues

maria elena rocaforte -   16/05/2021 14:22:58

Perfeita análise ao meu entender, como sempre. Obrigada.

Menelau Santos -   16/05/2021 13:12:18

Texto que resume perfeitamente a situação dessa CPI imoral. A culpa da doença é o remédio.

Roberto Aguiar Lins -   16/05/2021 10:43:49

Impecável em suas análises. Sinto-me feliz e orgulhoso de ainda termos no Brasil pessoas desse nível intelectual e moral

Nelson Silvano Girardi -   15/05/2021 21:43:05

Fecho com sua opinião.

Sebastião José da Silva -   15/05/2021 21:22:27

Mais um rabisco sem ressalvas a serem feitas. Parabéns!

Amaro Mateus Filho AMARO -   15/05/2021 19:33:23

Bem ditas suas pontuais palavras, admiro e leio sempre seus artigos e comentários sobre nossa vida política, parabéns caro Percival.

Luiz R. Vilela -   15/05/2021 19:21:47

O petismo, criado pelo "cumpanhêro" lula, sob a proteção do ideólogo mor do regime militar, general Golbery Do Couto e Silva, especializou-se em criar dificuldades a todos os governos, que não fossem os seus. Sempre se referiu as cascas de bananas colocadas nos caminhos dos outros, como luta política. Ao dificultar a vida dos adversários políticos, não mede as consequências que isto acarreta na vida do povo. A luta pelo poder esta acima de qualquer outra coisa, assim pensam. A velha gripe, conhecida de todos, tem inúmeros tipos de tratamento, nunca nenhum deles contestado por quem quer que seja, e também nunca se cogitou de fazer uma CPI, para investigar seus tratamentos. Então esta CPI instalada no senado federal, para tratar sobre a pandemia provocada pelo Covid 19, nada mais é que perseguição política, proporcionada pelo petismo e seus satélites, já com vistas as eleições presidenciais de 2022. Usam acintosamente o dinheiro público em campanha difamatória contra o atual presidente, pelo simples fato de que ele julga que determinado remédio seja eficaz ao tratamento da doença. Longe de ser um parecer técnico, é apenas um palpite, e já desencadearam uma "cruzada" contra ele. O que se vê, é a torcida pelo aumento do número de mortos, para que fique carimbado na testa do presidente, o "epíteto" que tentam colar nele. "Genocida". É de uma tristeza profunda se dizer compatriota de uma casta de indivíduos altamente destrutivos, que na sua sede de poder, não medem as consequências de seus atos, que podem inclusive destruir o pais. A falta de patriotismo desta gente, é a toda prova.

Aurelio Rocha -   15/05/2021 16:56:55

O Brasil é um Pais de babacas.

Joel Pinho -   15/05/2021 16:21:46

O Percival, é um brasileiro de alma, não se deixou levar pela conversinha esquisita do mundo artístico e cultural brasileiro.

Margarida -   15/05/2021 15:13:02

Percival, não perco seus textos que expressam com precisão a nossa indignação e revolta com a falta de civismo desses políticos. Avante mestre!

IDIVAL -   15/05/2021 15:12:13

Excelente comentário super verdadeiro, parabéns são de pessoas lúcidas como você que o Brasil precisa a cada vez mais.

Zaida M.s.santos -   15/05/2021 14:46:58

Expendido!! Texto com palavras de sabedoria,de conhecimento, de fatos por muitos ocultos numa tentativa de atingir o alvo.

Maria Adelaide Silva Santos -   15/05/2021 14:20:10

Muito bem disse tudo , parabéns