• Percival Puggina
  • 30/06/2022
  • Compartilhe:

A hipocrisia e o temeroso da luz do sol

 

Percival Puggina

         A hipocrisia está escancarada. Durante quatro anos, os mesmos veículos e jornalistas se dedicaram a tarefa cotidiana de atacar, obstar, rotular e difamar o presidente da República, seu governo e seus apoiadores.

Com fartura, disseminaram fake analisys, que são a mais venenosa forma de desorientar a sociedade porque confere um aspecto respeitável e técnico à mistificação. Ocultaram as realizações do governo e relativizaram a importância das que não podiam distorcer. O neologismo “despiora” usado para não dizer que algo melhora em nosso país, talvez sintetize muito do que estou a descrever.

Receberam a missão e a cumpriram com denodo. No passo seguinte, num silêncio acrítico, acolheram a escandalosa sequência de decisões que pinçou Lula do interior da carceragem para colocá-lo, desajeitado e temeroso da luz do sol, no palco da disputa presidencial.

Agora, eu os assisto a criticar a divisão da sociedade brasileira como se fosse uma realização do governo! Logo o governo contra o qual atiçaram suas audiências num rodízio militante e evidente.

Procure nos escaninhos de sua memória uma crítica sequer desse tipo de jornalismo que se abateu sobre tantos veículos da mídia nacional à conduta desequilibrada e malevolente do senador Randolfe Rodrigues. Bem ao contrário! O senador que usa o mandato como arma a serviço do pior tipo de oposição possível recebe dessa mídia uma cobertura indisponível às autoridades com ações voltadas ao bem do país. Enfim, os iguais se juntam...

Era inevitável que sob esse bombardeio, seguido do resgate do descondenado, a divisão política pré-existente se exacerbasse. Por outro lado, se estamos falando em divisão da sociedade, não podemos esquecer todo o divisionismo identitário macaqueado dos EUA pela esquerda brasileira sendo persistentemente introduzido em nossa vida social.

Some tudo isso, como obra de mãos bem conhecidas, e veja a vítima, injuriada, insultada, condenada à eterna lacração, ser agora apontada, por aqueles que a atacaram, como responsável pela divisão do país. Dá-me forças para viver, Senhor!

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


felipe luiz ribeiro daiello -   04/07/2022 09:18:21

Constituição, o livrinho do Presidente Dutra, não se interpreta se cumpre .

carlos edison domingues -   03/07/2022 16:12:40

PUGGINA JÁ ESTAMOS NA LUTA. TRANSMITE ORIENTAÇÕES . Quanto ao senador Randolpho Rodrigues e seus protetores lembro-me de uma frase latina, em curso de Ginásio: assinus assinum fricat ( o burro se coça no burro) Carlos Edison Domingues

Menelau Santos -   01/07/2022 21:24:36

Por falar em hipocrisia, acabei de ouvir o Ministro Fiz dizendo que o STF cumpriu seu papel de defender a nossa Constituição. Tudo certo como dois e dois são cinco!

José Rui Sandim Benites -   01/07/2022 16:13:57

Brilhante texto, como sempre, do Mestre Puggina. Veja como criaram esta nova discussão sobre racismo. Como se fosse o racismo uma questão apenas dos brancos contra o negros? Exacerbaram esta discussão. Se tem outra forma de abordagem. Já é dita como uma questão racista. E nisto se encerra a discussão. O ex-presidente como dito pelo falecido Enéas, apenas militou em sindicatos. E a mídia tradicional, chamou o Enéas de preconceituoso. E quem levantava a voz contra os desmandos do seu governo. Sempre era chamado de preconceituoso. E ali terminava a discussão. E no meio disso surgiu o Bolsonaro, que os enfrentou de frente. E mostrou que uma gama de pessoas estavam descontentes com o tipo de situação que vivia o país. Com uma carga tributário absurda. Uma segurança no mínimo displicente, com leis que ajudavam os criminosos e não davam proteção as vítimas. Dificultavam o uso de armas de fogo, com taxações pecuniárias, colocando grande número de pessoas que tinham armas de fogo na ilegalidade. Descontentes com o chamado "politicamente correto". E, não sou dos que não reconhecem algum avanço no governo do ex-presidente, principalmente, no seu primeiro governo. Em continuar coma política fiscal. Mas no segundo governo do ex-presidente com o objetivo de se manter no poder, colocou os pés pelas mãos, a gastança geral. E, se colocou com empréstimos de países amigos, para obras. Como no nosso país, não necessitasse de infraestrutura. E descobriu-se a corrupção institucionalizada. E como toda ação há uma reação na mesma direção só em sentido contrário com a mesma força. Lei de Newton. Deve os políticos estudar um pouco de física. Então surgiu o fenômeno do Bolsonaro, que deu voz aos descontentes. Esta é minha humilde opinião. E, esta mídia tradicional, que querem impor seu pensamento, não aceita ser contrariada. E pegou toda a sua artilharia pesada, sem se importar com o destino do país, e vai contra o atual presidente e seus apoiadores. Dizendo que tudo que o atual presidente faz está errado. E nesta, toada, o chama de racista, misógino é contra os indígenas é contra os LGBTi+, etc. E já vai em direção aos apoiadores, também possuem estes adjetivos pejorativos. Mas acredito no debate civilizado, de ideias, e com o tempo esta mídia tradicional irá por bem ou mal se dar conta que vivemos numa democracia. Que não podem impor sua vontade. Digo por bem olhando através dos exemplos. Por mal quando for por experiências de um governo que já governou e deixou grande massa de desempregados e uma dívida enorme do governo e de sua população. O futuro nos dirá. E que nosso Brasil, em outubro escolha o melhor, não ao retrocesso.

Albio Amaral -   01/07/2022 15:28:14

Tá difícil amigo, mas nos resta a esperança e a certeza de que a verdade e a justiça divina sempre prevalece. Abraço patriota.

Saulo -   01/07/2022 12:13:03

Com a maestria de sempre, descreve de maneira inteligente e clara, toda a aberração da mídia contra o presidente. Parabéns Puggina!

Luiz R. Vilela -   01/07/2022 09:10:12

Dizem que o melhor desinfetante que existe, é a luz do sol. Nada como a clareza nos procedimentos para que todos vejam a razão de tudo. Os detratores do atual presidente não dizem, mas todos nós sabemos que a total má vontade de quase toda a comunicação social existente hoje no pais, é devido a falta que o dinheiro público tem feito a muita gente. Acostumados a ordenhar o leite gordo da vaquinha da viúva, que foi secado de uma hora para outra, entraram em crise de abstinência. Perderam a boa vontade com o governante. Não há outra explicação para tamanha contrariedade com a forma de se conduzir o pais. A venalidade chega a ser muito preocupante, pois até as ideologias são deixadas de lado, em favor da necessidade do ganho ilícito, dai vem a pergunta: Mas que raios de socialismo é esse em que os socialistas só se preocupam em enriquecer a si e seus assemelhados? O rótulo ideológico a qual se escudam, é verdadeiro? Ou é apenas mais um engodo para enganar os enganados de sempre? A América Latina aos poucos esta sendo pintada de vermelho, então nos resta aguardar se teremos socialismo a moda europeia, ou comunismo a imagem e semelhança de Cuba e Coreia do Norte. O remédio contra tudo isso, é lembrar o que passou em um passado recente, e não mais repetir- se o erro cometido, lembrando-nos que a ocasião, não faz o ladrão, apenas revela-o, como tem sido sempre.

André Moretto -   01/07/2022 03:42:03

Junto-me a ti, mestre Puggina. Dai-me força Senhor.

Wilson Brandão -   30/06/2022 22:58:26

Sim, meu caro amigo. A hipocrisia está escancarada, desavergonhada, despida do mais infimo pudor e incólume a mecanismos de contenção da sua avalanche ardilosa, atolada no lamaçal movediço da impunidade. Principios, valores éticos e moral, estão sendo rotineiramente desafiados por narrativas distorcidas e enviesadas, que visam a todo custo minar os alicerces sustentadores de uma sociedade, majoritariamente conservadora.

Rosângela Gatti -   30/06/2022 19:45:18

Sempre brilhante, professor!!