• Percival Puggina
  • 21/03/2018
  • Compartilhe:

A DESASTRADA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

 

O saudoso Gustavo Corção, em O Século do Nada, assim se refere à relação entre a esquerda e as injustiças: “Não, a esquerda propriamente dita jamais lutou contra a injustiça ou pela justiça; mas, frequentemente, lutou contra os que, por assim dizer, lhe fazem o favor de praticar certas injustiças. É melhor usar o termo próprio: as esquerdas aproveitam as injustiças, vivem das injustiças, para manter em movimento os dois cilindros da motocicleta do progresso na direção da luta de classes”.

Quanta verdade na irônica constatação! Os partidos do Foro de São Paulo obtiveram por algum tempo bons resultados jogando nesse campo. Aqui de onde escrevo, fomos vitimados prematuramente com a eleição de Olívio Dutra para prefeito de Porto Alegre em 1988 e, posteriormente, para governador em 1998. Por tais sucessos, a capital gaúcha se tornou a Meca das esquerdas mundiais e cidade símbolo do Fórum Social Mundial, que por aqui andou enquanto pôde contar com patrocínio público. E todos sabem o que aconteceu com o Rio Grande do Sul.

Os sonhos e promessas do socialismo são empolgantes. “Emprego para todos!”, proclamam, e a mão forte da “vontade política” abriria a torneira dos postos de trabalho. “Terra para todos!”, e os vales férteis subiriam a encosta das montanhas para que o solo, generoso, se parta e reparta em espaçosos quinhões. “Saúde para todos!”, e os hospitais irromperiam nas esquinas enquanto vírus e enfermidades seriam varridos pelas duas penas a mais que se acrescentariam no espanador da despesa pública. “Salários dignos ao funcionalismo!”, e bilhões de reais haveriam de brotar das infatigáveis noites de amor em que a pecúnia se deixaria fecundar pela ideologia e o Tesouro se abarrotaria de valores e créditos.

Um palmo além do nariz se pode vislumbrar uma realidade diferente, mas a munheca cerrada obstrui a visão. A mesma pessoa capaz de crer que o paraíso é produto da vontade política acaba levada a concluir que sua falta também é. E daí vem o ódio mortal aos pervertidos e perversos que mantêm fechadas as válvulas capazes de espargir o maná sobre o deserto das carências. Esses injustos do capeta!

A utopia é a happy hour, o ponto de encontro dos marxistas com muitos cristãos. A parede deve ostentar uma foto de Che Guevara, mas certamente ficaria mais bem decorada se incluísse uma de Emmanuel Mounier, que dizia: “Com os comunistas nos negócios da terra, e com minha fé católica nos negócios do céu”. Foi o velho Corção quem melhor respondeu a essa estranha partilha de negócios sagrados e profanos, imanentes e transcendentes, dizendo que os comunistas não se aborrecerão, em absoluto, com as reservas que os cristãos lhes fariam sobre as coisas do céu. Óbvio, estão nem aí para isso.

Quantos cristãos, porém, malgrado a obviedade, se deixam iludir por essa conversa fiada! Depois de criar tantos genocídios de seus irmãos de fé, enquanto lutava e luta contra tudo que for cristão, ela saiu do ambiente político e se infiltrou na Teologia da Libertação, a desastrada, que atrai cristãos para o comunismo e nenhum comunista para o cristianismo.

______________________________
* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Jose Guilherme Schossland -   29/03/2018 00:49:11

“Abrolhos!” – “O Alcoviteiro Conglomerado, deu à Besta o seu reino e o dividiu(na terra) em partes, ou em gordos quinhoes.” “Voces devem saber que Satanás não limita seus truques e enganações ao campo da “religião”, mas opera em todas as esferas da atividade humana, incluindo a política, sociologia, economia, indústria, tecnologia, ciência, cosmologia e assuntos internacionais. Sendo o Pai da Mentira, ele sabe como dirigir a humanidade para qualquer direção que quiser. O objetivo final dele é enviar seu “filho” para ocupar o lugar e fazer com que ele seja aceito por todo o mundo como o Messias.” https://m.youtube.com/watch?v=0a3Yf93mEvM

Jose Guilherme Schossland -   29/03/2018 00:43:15

E tem mais: “Todos tem uma mesma ideia com esse mundial e milenar estelionato da fé, dar a besta o seu reino e logico, dele usufruir e em conjunto, participar(lucrar), e entao: “O comercializado e contabilizado “Bezerro de Ouro” é a mesma(besta), ou seja: JESUS, pois pois: A letra JOTA, nao sendo de origem hebraica, romana e nem latina, soh veio a fazer parte da grafia mundial por volta de 1300, entao se é que existiu o personagem, jamais poderia ter esse nome proprio, que nunca seria traduzido e sim transliterado em suas letras e fonemas. J = 10 = 2 E = 5 = 1 S = 19 = 2 U = 21 = 2 S = 19 = 2 ========== 74 X 9 = 666 A soma dos valores das letras que resultam em 74, multiplicadas pela soma do valor dos algarismos correspondentes a essas mesmas letras e que resultam em 9, NÃO COINCIDENTEMENTE MAS ABERRANTEMENTE resultam em 666, o número atribuido à BESTA, parceira do ecumênico líder mundial tido e havido como Falso Profeta.”

Joeval Carneiro -   24/03/2018 16:33:23

Caro Puggina, Gosto da seleção de matérias e autores do seu bem frequentado espaço cultural, libertador. Precisamos melhor alimentar o espírito. O psicólogo norte-americano Rollo May estabeleceu os 3 principais problemas do homem do século XXI : consumerismo, individualismo, sexismo. Mergulhamos de cabeça nesses "ismos", mas graças a Deus fora do marxismo-leninismo, pois essa quimera não prosperou em 50 anos de Fidel, em Cuba, nem em em 101 de sufoco na Rússia Soviética. Inocentes úteis navegam nessa Doutrina da Salvação, mas querem mandar os seus opositores às quintas dos Infernos, já que o Purgatório foi abolido. Parbéns, caro amigo. Joseval Carneiro * Advogado, jornalista, escritor, professor universitário de pós graduações.

José Carlos França -   22/03/2018 17:32:57

Professor apertei o botão errado e enviei o comentário sem terminá-lo. Eu ia dizendo que vocês gaúchos estavam equivocados, pois se tratava de uma ilusão passageira. Mas depois veio a governadora psdbista que não me lembro o nome. Veio Tarso Genro. No senado, Paulo Paim. Dai, mais velho ainda descobri que não se tratava de um equívoco, mas de uma força misteriosa e transcendente que obscurece a visão de um dos integrantes mais ilustres da federação. Oxalá!, a resposta esteja vindo agora, como eu vi, nas redes sociais, a recepção dada ao ladrão de nove dedos.

José Carlos França -   22/03/2018 17:20:24

Eu fui criado no interior do Rio de Janeiro, numa cidadezinha que se chama: Vassouras. À época, como hoje ainda é, porém mais antes rural do que agora. E eu mais rural ainda, pois vivia em sítio afastado da cidade, vivia em meio a bois, galinhas, porcos; típica vida do que aqui chamamos de roceiro. Ouvia dizer dos adultos sobre o Rio Grande do Sul: era um outro país, era uma outra civilização. Fui crescendo e adquirindo um pouco de conhecimento. Já um jovem adulto, perguntava-me: como os gaúchos tão ilustres em seus modos de ser escolhem homens do naipe de um Olívio Dutra? Será eles os mais autênticos representantes do antigo mundo na nossa federação também embuidos do falso sentimento do igualitarismo? Nao

Dalton Catunda Rocha. -   22/03/2018 15:50:13

Eu nasci aqui em Fortaleza-Ceará, em 1970. Quando criança, eu ainda peguei o Brasil estritamente católico, que estava morrendo, naquele exato momento. Era raro se ver uma igreja pentecostal, nos anos 1970. Hoje em dia, dá dúzias delas numa só avenda aqui de Fortaleza- Ceará. Uma irmã minha virou crente, tendo já trocado várias vezes de $eita. Algumas pessoas de minha imensa família foram, para $eita$. E sabes por que? Ainda durante o Regime Militar, a Igreja Católica, se fez numa mera filial da CUT. A Igreja Católica trocou Cristo, por Karl Marx. Foi desta Igreja Católica, que surgiram coisas como o PT e o MST. Mais de trnta anos atrás, eu vi inúmeros padrecos petistas, marxistas, etc. que nunca falavam de Deus, de Santa Maria ou dos santos, em missa alguma. Eles só falavam de marxismo e gramscismo, para corromper os fiéis. O resultado? Dezenas de milhões de brasileiros deixaram o catolicismo de vez, graças a estes padres de passeata e estas freiras de minissaia; royalties para Nelson Rodrigues(1912- 1980). Quatro décadas seguidas de crise econômica levam, como todas as crises que a história já mostrou, uma larga percentagem de pessoas a acreditar, em coisas absurdas. Nos últimos 38 anos, subiram tanto a taxa de criminalidade, quanto a percentagem de brasileiros que seguem as $eita$. A desesperança no mundo real, manda as pessoas a buscarem conforto no absurdo, que é o que as $eita$ de fato podem oferecer. SER, UMA MACUMBA COM FACHADA BÍBLICA.TINA, PELO FATO DE Sai o patuá e entra o óleo santo de Israel. Sai o feitiço e entra a teologia da prosperidade. Sai o umbandismo e entra o pentecostalismo. Em suma. Sai o seis e entra o meia-dúzia. Fundado pelo gay, racista, picareta, etc. Charles Fox Parham (1873-1929), o pentecostalismo é um sucesso na América Latina, pelo fato de ser uma macumba, com uma fachada bíblica. Templo é dinheiro. E mentiras. Sobre as “curas” dos pa$tores, veja o site: https://www.youtube.com/watch?v=fwoc6z6ymcY

Isac -   22/03/2018 14:58:01

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO-TL É A DOUTRINA CATÓLICA REFORMULADA PARA O SOCIAL-FRATERNALISMO EM LABORATORIOS DE ENGENHARIA DOS ESQUERDISTAS, DE FORMAS BASTANTE SUTIS, SEM APARENTAREM GRANDES DIFERENÇAS NO CONTEÚDO! A TL equivale ao abaixo, disfarçado de ensinamento católico visando arrebanhar os povos para a peste comunista, agora desmascarada na sepulcro caiada "OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES" DA MARTELO E FOICE TL-PT+PCs! O que se sabe é que a onda conservadora antes de boca fechada pelas esquerdas infiltradas nas redes de tv e jornais, como no JN - COMPRAVAM-NAS - doravante, com o aparecimento das redes sociais e sites POLITICAMENTE INCORRETOS estão liquidando o MARXISMO CULTURAL dos esquerdiotas, desmascarados, perdendo espaço, cada vez mais recorrentemente, MUITOS DESSES APOIADORES ENCONTRO DAS ESQUERDAS, COMO O RECENTE CEB DE LONDRINA! Foi como no Brasil os esquerdistas reinavam absolutos sem contestação, ao contrario doravante flagrados em trapaças mil, porém, mais que comprovado serem de fato QUADRILHAS MUITO BEM ORGANIZADAS DE REFINADOS LARAPIOS E MAFIOSOS e que nada de erros atribuem a si, apenas aos outros repassam seus fracassos, sendo uns SAQUEADORES DE NAÇÕES, PILHANDO, MISERABILIZANDO E ESCRAVIZANDO VARIOS POVOS PARA A ONU-NOM! Assim, aos poucos as chantagistas esquerdas têm sido neutralizadas e as recorrentes derrocadas delas em varios países, felizmente, OS NINHOS DAS SERPENTES -caso da TL associada ao PT e a mais PCs - FORAM LOCALIZADOS E SEUS OVOS OU FILHOTES SENDO DIZIMADOS!

Brasigois felicio -   22/03/2018 08:54:53

Muito bom texto.Falou tudo.É tudo verdade o que Percival escreveu.