• Percival Puggina
  • 20/05/2017
  • Compartilhe:

A CONSTITUIÇÃO, ACIMA DOS DIGNOS E DOS INDIGNOS

 

 Se o Diabo veste Prada, as esquerdas vestem Armani, consomem caviar, têm penthouses na Flórida e triplexes no Guarujá. Curiosamente, porém, lhes são atribuídas importantes virtudes na relação com os ocupantes dos mais miseráveis porões da vida social. É um fenômeno real: não é o pobre que precisa da esquerda; é a estratégia e o projeto político da esquerda que precisam do pobre na sua pobreza. Duvida? Vá a Cuba e à Venezuela e depois nos conte. A aparente empatia entre a esquerda e a pobreza não se compara à que une seus mais poderosos representantes aos donativos, mesadas e jatinhos disponibilizados pelo "capitalismo" de compadrio, construído com dinheiro do condomínio Brasil, ou seja, com o dinheiro de nossos impostos. Enquanto faz juras de amor aos pobres, pisca o olho e vai para a cama com os mais inescrupulosos bilionários.

 A conversa entre Michel Temer e Joesley Batista faz lembrar muito, mas muito mesmo, certas gravações colhidas em grampos com pessoal do PCC. Ouvindo a confusa loquacidade do empresário, construindo frases de um modo meio cifrado, a gente fica à espera do momento em que vai chamar Temer de "mano". E este se comporta como tal, embora alguém do PCC tivesse, ligeirinho, percebido a armação e dado uma curva no escandaloso encontro.

 O presidente caiu como um pato em pleno voo e a crise política instalou-se no mais inoportuno dos momentos, quando o país começava a se aprumar para uma gradual emersão desde as profundezas da pior crise de nossa história econômica. Quem perde com essa nova enxurrada de lama? Há quem, feliz da vida, diga que perde a base do governo, que perdem os "golpistas". Eu vi essa expressão nos rostos de diversos parlamentares quando a notícia da gravação chegou ao Congresso Nacional. De fato, embora quase todos os que observei tivessem contas a acertar com o mesmo STF, a nova situação os excitou positivamente. "Enfim, uma notícia boa!" - pareciam dizer.

 Boa? Eis onde quero chegar. Nas horas subsequentes, ocorreram manifestações. Pontos de concentração, em várias capitais do país, pintaram-se de vermelho. Era marcante o tom político, partidário e militante que caracterizava quem a elas afluiu. A atitude, as bandeiras, as faixas e cartazes funcionavam como carteiras de identidade do público presente. O povo, aquele que "vive e move-se por vida própria", na feliz definição de Pio XII, estava em casa, chocado, desolado, porque inteligentemente presumiu as penosas consequências daquelas revelações. O povo sabe que fora, acima e além das mesquinharias políticas, é ele quem perde. Ele perde sempre que o espírito público é comprado e o interesse nacional, vendido.

 É hora de prestar atenção a quem tenha atitude responsável, esteja pensando no Brasil, na imagem do país, nas necessárias reformas, na retomada do crescimento em favor dos desempregados, dos endividados, dos jovens da geração nem-nem. É uma boa oportunidade, também, para monitorar e, em 2018, varrer da cena políticos corruptos, demagogos, populistas, oportunistas. E como os temos!

Nesta quadra amargamente pedagógica da vida nacional resta-nos a Constituição. Silenciosa, ela se ergue acima dos dignos e dos indignos. Há que segui-la, sem casuísmos, para a necessária substituição do presidente, forçada ou voluntária, repudiando quem queira aprofundar a crise e convulsionar ou parar o país.

________________________________
* Percival Puggina (72), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 


susana -   21/05/2017 23:12:59

O Temer é raposa velha. Se andava de braços dados com Dilma e Lula, sabia muito bem com quem estava andando.Da minha parte, arrancaria meus cabelos de raiva, se o outono não os fizesse cair naturalmente.

Oscar -   21/05/2017 19:56:57

Caro Puggina: leio seus escritos com certa frequência em diversos locais e, pela primeira vez , ouso fazer um comentário. Agradeço pela lucidez e por compartilhar seu discernimento. De fato, o projeto dos adeptos de Marx e companhia é o poder, não se importando os meios de se bombardear o povo. Enquanto os menos de seis mil pessoas acamparam nos arredores Rodoferroviária em Curitiba no último dia 10, Luís & Cia voando de jatinho, "acampando" em hotéis de luxo, como as 'dachas', com iguarias da nobreza e os pobres que o apoiavam, hipnotizados pela sedução, se contentavam com a mortadela. Verdadeira massa que se deixa manobrar. Pobre país!

oscar -   21/05/2017 17:26:49

só faltou chamar os donos da JBS de "esquerdistas comunistas!" Essa lenga lena já era!

ANTONIO FALLAVENA -   20/05/2017 23:07:20

Puggina e amigos É preciso descer dos “saltos altos”. Só assim será possível entender o que está acontecendo com a MAIORIA DE NOSSA SOCIEDADE. Falamos, escrevemos e pensamos para as paredes! Não existe “sociedade organizada”. Talvez, nem desorganizada. O que temos é um “monte de gente”. Basta olhar e analisar no que nos transformamos. Preguiça mental, apatia abissal, dislexia generalizada, falta de educação, de ensino e tudo mais. Senhores e senhoras, o que se esperar de uma sociedade que terceirizou a EDUCAÇÃO de seus filhos, que os abandonou a própria sorte, permitindo que fossem adotados pelo crime organizado, pelo tráfico e pelas drogas, pela bebida, pelo sexo livre, pela irresponsabilidade total? Alguém dirá que isto não está acontecendo com todos, talvez nem com a maioria. Mas já virão a quantidade? Já assistiram as baladas livres, as “festas rave”, as baladas funk? Não? Pois acessem a internet e o google disponibiliza tudo. Dê uma olhadinha, sem compromisso! Tudo disponível. Sabe qual é a maior e crescente demanda nos municípios? Escola infantil. E por que será? Nas pesquisas/pedidos, a resposta preferida é: “porque os pais precisam trabalhar”. Na lista das prioridades, os filhos estão entre o 4º e o 5º lugar. A frente deles, o emprego, veículo, moradia, estudos. Pode? Pois é! Fazer filhos é fácil. A maioria nasce sem querer, sem ser desejado! Criá-los, educa-los e ensiná-los princípios, valores e tudo mais é o difícil. Mas isto a escola e/ou as tias é que devem fazê-lo. Afinal, escola não é para isto? E como estão nossas escolas? A pública, vivendo por “aparelhos”. A particular, mesmo que não aceitem a avaliação, já está longe do que foi. Salvam-se algumas poucas. As melhores são ilhas com algum conhecimento, num mar de profunda e irremediável ignorância, irresponsabilidade e desfaçatez. E assim está a família atual, célula de nossa sociedade. Andando nas ruas, nos shoppings, nos cinemas, nos aeroportos, por onde for, se abrir os olhos e se realmente desejar enxergar, verá um pouco do que estou relatando aqui. Amigos, nossa sociedade virou um lixo! Foi esta sociedade que nos trouxe até aqui e produziu o que ai está. Um bom amigo costuma me dizer, sempre que questiono assuntos assim: “ainda existe espaço para piorar”. Constantemente lhe dou razão. Certamente alguém dirá que estou exagerando, pelo menos um pouquinho. Pois que continue assim. Cuidado. Um dia, seremos atropelados por esta verdade! Pergunto: poderá uma sociedade assim, salvar a si e ao próprio país? Será possível retirar dela melhores representantes nas próximas eleições? E mais. É esta sociedade que oferecerá exemplos de ética, moral e princípios para uma cidadania responsável? Por favor, me digam que estou errado! Abraço e saúde a todos. Fallavena

Paulo Tietê -   20/05/2017 20:51:03

Estranho que o "gravador maluco", nunca tenha gravado uma conversa sua com Lula e/ou Dilma. Estranho que o BNDES tenha emprestado tantos Bilhões para a Friboi, a troco de nada. Estranho que, com relação ao PT, os irmãos só tenham delatado o depósito em dólares para Lula e Dilma, como caixa 2, no exterior,;o que atualmente no Brasil já é considerado corriqueiro e, portanto, crime de menor monta. Estranho que há anos corram tantos boatos de que o Lula ou familiar seu, seria sócio da Friboi. Como diz a Globo, "estamos de olho"...

Claudio -   20/05/2017 20:38:34

Meu medo é que todos sabemos que se houver eleição direta nesse momento é grande a chance do horrível voltar à presidência.Seria a salvação da esquerda pois um presidente só pode ser investigado e condenado por crimes cometidos durante o exercício do mandato.Dai a euforia vermelha.

Mario Gardano -   20/05/2017 18:04:34

Parabéns Puggina, ninguém definiu com tanta precisão a tragicomédia que se apresenta nos palcos do nosso pobre Brasil!!!!

Mario Sergio da Costa Ramos -   20/05/2017 15:37:40

Sou seu fã e leio com frequência seus escorreitos artigos. Mas, neste em especial, sua análise é de uma lucidez que nos abriga a pensar pelas suas letras. Parabéns!

João da Bahia -   20/05/2017 15:14:04

Estão Brigando e Conspirando Apenas para ter o poder de Volta. Estou aqui pensando, toda essa problemática acontecendo em nosso país (principalmente após a queda da Dilma) é só por um motivo. Essa gente se cobrindo em pele de Cordeiro, se dizendo representar o povo e a favor de um Brasil melhor para todos é pura encenação. Coisas tipo: Pressões contra o governo Temer; acusações à mídia livre e independente; guerra psicológica contra quem não apoia um governo comunista, incompetente e corruto; apontar e acusar a Globo de golpista; CUT, UNE, MST e ONGs fajutas nas ruas a qualquer dia da semana empunhando bandeiras vermelhas, se passando por Movimentos Sociais e gritando palavras de ordem; sindicalistas e professores nas ruas a qualquer dia da semana, atrapalhando o direito de ir e vir das pessoas responsáveis e trabalhadoras; “movimentos sociais” cooptados indo às ruas quebrar e danificar bens públicos e particulares, dezenas de blogs e sites cooptados e pro PT e milhares de militantes petistas nas redes sociais maquiando a verdade através de textos, vídeos, fotos e charges; dezenas de blogs e sites cooptados e pro PT e milhares de militantes petistas nas redes sociais se mostrado moralizadores da coisa publica, apontando erros no governo atual e apontando os atos de corrupção dos membros deste mesmo governo... Então eu pergunto: Como pode essa gente apontar o dedo e falar de Corrupção contra o atual governo, se no governo petista aconteceram os maiores escândalos de corrupção (Mensalão, Petrolão, Eletrolão, BNDES) desse país, jogaram nossa nação numa das maiores crises (ou a maior de todas) econômicas e politicas de todos os tempos? Deixaram o poder com o PIB negativo ou quase isso, deixaram 12 milhões de desempregados, 56 milhões de brasileiros inadimplentes, com contas atrasadas. A Dilma foi afastada por cometer 7 tipos de Crimes entre eles o Crime de Responsabilidade Fiscal. Isto é o que se sabia na época do Impeachment. Atualmente com as Delações a nação está vendo o quanto Dilma sabia, participava e dava o aval às falcatruas praticadas a favor do seu partido. Então meus prezados, essa gente que está aí fazendo ferrenha oposição ao atual governo, gritando Fora Temer, quebrando o pau e posando de Paladinos da Moralidade NÃO está lutando por um Brasil melhor, por um país livre de corrupção e nem por um Brasil melhor para os pobres. NÃO é nada disso. Essa gente está lutando com Unhas e Dentes por um ÚNICO motivo: Eles querem a presidência de Volta, de Volta ao comando da Esquerda e se possível ter o seu “messias” na presidência. - Povo igual a mim, não se deixem enganar, essa gente está perdendo a GRANDE Boquinha, a dinheirama do Imposto Sindical por exemplo. Não se conformam em perder a quantidade de Dinheiro que era canalizado para eles. Além do mais perderam altos cargos no governo, prestígio, muita mordomia e benesses governamentais. E já pensou se num acaso esse povo privilegiado ter que trabalhar igual a um trabalhador comum? Será mesmo que o Vicentinho, Gleise Hoffman, Jaques Wagner, Luciana Genro, Paulo Paim, Jandira Feghali, Lula/Dilma, Mercadante, Lindbergh Farias, os presidentes da CUT/UNE estão preocupados e partiram pra briga porque não admitem que nós, os mais pobres, morarmos nas encostas dos morros e ter um esgoto a céu aberto passando na frente do nosso barraco? Quem se importa? Essa gente que passou mais de 13 anos no poder se locupletando? Ah minha gente, pobre sim, MAS manada dessa gente? A preocupação deles por NÓS é só uma: Ter nosso voto. E SÓ. Como bem disse certo amigo: No Brasil só existem 2 Partidos, o que está no poder e o que quer entrar. Eu teria que ser muito do Pateta para acreditar que madame Gleise Hoffman anda preocupada porque os pobres são injustiçados no Brasil.

João Carlos -   20/05/2017 14:59:18

Puggina, Fiquei espantado com a quantidade (1890) de políticos corrompidos. Fiquei mais espantado, ainda, com a falta de compromisso com o Brasil demontradas por ministros e representantes eleitos pelo povo - por exemplo, Roberto Freire - que, em vez de ajudar o país, prefere olhar para o umbigo. Com essas atitudes, fica dificil mudar o Brasil.

Mauricio Moraes de Azevedo -   20/05/2017 14:48:46

Puggina, Parabéns pelo artigo,como sempre ilucidativo. Sem dúvidas: CUMPRIR A CONSTITUIÇAO. Obrigado

HAMILTON CALDAS SILVA -   20/05/2017 14:21:32

Sou do Maranhão, e preciso ver ainda na minha geração, as prefeituras do meu estado passando por uma faxina. Onde as famílias dos poderosos deixarão de pilhar os pobres munícipes.

Oswaldo Alves de Siqueira Júnior -   20/05/2017 14:12:46

Caro Puggina, Somos legalistas sem sermos fanáticos de plantão e oportunistas. Escrevi uma carta aberta endereçada ao Senador Ronaldo Caiado a respeito de "eleições diretas" e PEC 227/16. Gostaria de suas considerações a respeito: http://www.os-wal.com/ang/ang/Carta_Aberta_a_RC.html Saudações

Odilon Rocha -   20/05/2017 14:11:08

Perfeito.

Genaro Faria -   20/05/2017 13:52:18

Até agora, a única certeza: Temer caiu do governo, não do poder, que ele nunca teve. Porque poder é se fazer ouvir e, principalmente, obedecer. E ele não era ouvido pela mídia, pelo mundo cultural nem pelos meios acadêmicos. E sequer dispunha de militâncias e milicias para intimidar adversários e se fazer obedecer. A seu favor? Apenas os sinais tímidos de recuperação da atividade econômica e robustos da queda de inflação. Que não seria pouca coisa se a má vontade da mídia e da sociedade civil aparelhada por seus adversários que só explorava o quadro da crise e açulava os desempregados a se opor contra o "governo golpista" que arruinou o país e agora estava mandando a conta para a população pagar. Enquanto Temer pregava, pateticamente, a conciliação nacional e a paz para sair da crise. Em suma: o governo Temer foi covarde por não encarar as hordas "disciplinadas" do Foro de São Paulo ou tinha, sim, o rabo preso na organização criminosa. Aos poucos, essa dúvida vai se dissipando...