• Percival Puggina
  • 15/12/2023
  • Compartilhe:

A arte de escolher o pior

 

Percival Puggina

A mim não assustam as derrotas nem os vencedores, mas os desanimados.

        Tenho certeza de que Lula recebeu muitas sugestões no período anterior à indicação de um nome ao Senado para preencher a vaga aberta com a aposentadoria da “inesquecível” ministra Rosa Weber (aquela que pediu aos presos de 8 de janeiro aplausos para o colega Alexandre de Moraes).

Tanto o desejo de indicar alguém quanto o de ser indicado correspondem a aspirações normais. O bolso do casaco de Lula deve ter recolhido muitos cartões e, entre eles, é possível que existissem uma ou das boas sugestões envolvendo indicados que, além de reputação ilibada e notável conhecimento jurídico, acumulassem virtudes como prudência, sabedoria, empatia, humildade (ou, no mínimo, ausência de soberba).

Lula, porém, incidiu no seu erro padrão: ponderou todas as possibilidades e fez a pior escolha possível. Não é por obra e força do acaso que essas coisas lhe acontecem. Ninguém escolhe o pior quando tem diante de si um discriminado e explicitado leque de alternativas.  Sou obrigado a admitir que a escolha do menos recomendável é produto do critério adotado por Lula.

Ele sabe que tem o Senado sob seus cordéis. Foi a mais proveitosa aquisição para seu patrimônio político e ele nem pode dizer que não é dele, mas de um amigo dele. Qualquer dia vai entrar no Senado de bermudas. Ele sabe, também, que podia indicar o capeta, ou “capiroto” como o denominam no Norte do país. A sabatina exalaria cheiro de enxofre e o indicado seria ministro do Supremo.

Foi pensando assim que optou pela indicação mais desagradável à oposição para transformar sua aprovação numa provação, num castigo, a seus adversários, especialmente àquela bagatela de 58 milhões de eleitores que a mídia amestrada diz ser de extrema direita.

Todos sabem o que aconteceu em 30 de outubro do ano passado. Foi a tal “vitória do amor”, não foi? Os ativistas da esquerda proclamaram essa vitória como resposta institucional ao desejo de pacificação do país, tão repetidamente anunciado como objetivo pelos ministros do Supremo. Nada melhor, então, do que colocar no STF alguém que, ao longo do ano em curso, foi o chicote verbal do governo e se revelou uma crescente ameaça à liberdade de expressão da oposição. Sua determinação em controlar a liberdade de expressão levou-o a declarar, em audiência, falando aos representantes das plataformas das redes sociais, que deviam adotar como referência para sua conduta o que tinham vivido no ano eleitoral de 2022, ou seja: um regime que censura e multa.

Repito: a mim não assustam as derrotas nem os vencedores, mas os desanimados.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

 

 

 

  


FERNANDA MARIA ROSA SPELTA -   18/12/2023 12:51:17

Imperdível s comentários. sua lucidez e bom senso me estimula a nào desanimar diante de tanta mediocridade e ganância desse desgoverno e seu time, hoje agregados.

Manoel Luiz Candemil -   17/12/2023 10:46:48

O STF agiu diretamente e também através do TSE. Na última eleição presidencial, Lula foi declarado vencedor, com o sistema eleitoral funcionando como funcionou. Como funcionará esse sistema nas eleições locais próximas?

José Rui Sandim Benites -   16/12/2023 22:36:43

O pecado capital foi STF em placar de 8x3 liberar o Lula das condenações da Lava jato, de forma obliquoa, ou seja por questões processuais e não no mérito. Em Habeas corpus. O resto são consequências previsíveis. Endividamento do Estado. Aumento dos tributos. Aparelhamento e inchasso da máquina pública. Tudo para se manter no poder. Mantendo a pobreza. ELES não tem outra profissão, só políticos. Se apegam nos cargos que possuem. Para que votar nos representantes do povo no Congresso naciontal? Se mesmo com grandes votações, como o caso do Marco Temporal, desoneração da folha de pagamento. Estas questões serão judicializadas. E a composição do STF com maioria a favor do executivo federal vai derrubar estas votações, dizendo que são inconsticuonais. E o que pode ser feito? Nada. Não é que ficamos isentos, não. E que não há o que fazer no curto prazo. O comunismo está vencendo. Por culpa de inocentes úteis, ignoranres, incautos e os que têm privilégios por estar a favor de autocratas. A nossa democracia está ameaçada. Há perseguição politica de quem tem peso de ameacar o sistema. Só que nem tudo dura para sempre. Os privilégios e o luxo que estes governantes estão usufruindo com o trabalho duro do povo. Tem tempo de durabilidade, haja vista, que a velhice chega para todos. São materialistas. Jamais serão felizes internamente. Pois o maferialismo nao tem fim. E não podem mudar o espirito de quem tem senso de justica e de quem acredita em Deus de bondade. Continuamos na resistência.

Danubio Edon Franco -   16/12/2023 22:06:37

Realmente é difícil sobreviver a esse quadro político em que o objetivo é desfazer o que de bom foi feito no governo anterior. As escolhas feitas por Lula não surpreendem, porque dali não se pode esperar coisa melhor. Elas representam o que ele é e como pensa ideologicamente. Como foi dito anteriormente neste espaço, o aparelhamento está completo e mais completo ficará com Lewandowski no Ministério da Justiça. Ele é o que se aposentou como Ministro do STF(e que despedida ele fez), mas continua mais dentro do que nunca, agora como Ministro da Justiça. É verdade que ainda não foi escolhido, mas isso é questão de dias (estou me referindo ao tempo e não ao Toffoli). Haja força e disposição para não desanimar! Só espero que não viremos um D. Quixote, mas, ainda assim, igualmente continuaremos lutando.

Carlos José Gnoatto -   16/12/2023 18:30:20

Senadores traidores desprovidos de vergonha. Não honraram os votos que receberam dos eleitores de direita. Se venderam, como meretirzes, alguns trocados por uns instantes de prazer. Não tem coragem de sair às ruas tal qual o encantador de burros com medo de serem achincalhados.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   16/12/2023 17:04:02

Lula esta exercendo seu legítimo e legal dreito de indicar quem ele quizer; até mesmo "a mãe do Badanha". Errados são os senadores, que trocam(?) seus votos por uma polpuda verba para construir um mísero boeiro "lá nos cafundós do Judas". Este boeiro não é importante para o futuro deste pobre País, mas muito para sua reeleição ao Senado. Eleitores, anotem oos votos de quem aprova uma aberração destas e, nas próxima eleições, não votem neles.

julio cesar da silva -   16/12/2023 13:49:12

mais uma vez , muita lucidez , parabéns

Afonso Pires Faria -   16/12/2023 10:52:19

Confesso que eu já desanimei.

Eloy Severo -   16/12/2023 10:14:43

Nós somos um povo covarde, pq assim nos fizeram. Não reagir nunca. Um vagabundo c/pistola de brinquedo assalta um ônibus e está cheia de covardes, ficam se mijando e entregando tudo ao vagabundo. Se bem no início tivessem nos orientado, o homem que estiver mais perto, reage e os outros ajudam, não haveria mais assaltos.....Já que não temos autoridades, nem justiça, tem que ser assim....

Gerson Carvalho Novaes -   16/12/2023 07:45:03

O Sendedo nada mais fez do que mais uma afronta aos Concérebro, em sua guerra, junto ao seu exército brancaleônico…

FERNANDO A O PRIETO -   16/12/2023 06:13:33

Ótimo. NÃO DESANIMEMOS. Estamos com a Verdade, e ela prevalecerá!

Carlos Soares de Moraes -   15/12/2023 22:16:19

O Brasil tá ficando campeão em colocar as pessoas certas nos lugares certos que combinam com a época certa. Flávio Dino no STF, Gilberto Gil na ABL, Lula no Alvorada, Dilma no Brics. Tá lindo!

Menelau Santos -   15/12/2023 22:14:57

Complementando meu comentário, a frase é do nosso querido Barão de Itararé.

Ademar Pazzini -   15/12/2023 21:31:29

Estão plantadas as sementes para destruir o País, em dois anos estará germinando e então a tigrada vai descobrir que o fundo do poço é muito mais profundo do que eles imaginam. Em fim, acredito que o Brasil vai piorar muito para começar a melhorar, isto é, quando a m... estiver batendo no nariz, finalmente a jumentada entenderá.

MARCO ANTONIO GEIB -   15/12/2023 18:23:01

Mestre, o pior é que "os desanimados vem aumentando cada vez mais" !!! Na sbórnia que este País está vivendo, o desânimo vem surgindo como um "linimento medicamentoso temporário" para nossas dores... Bom fim de semana !

Menelau Santos -   15/12/2023 14:27:27

Sua frase e seu texto são maravilhosos. Acrescentaria mais uma frase, com sua permissão. "De onde menos se espera, daí não sai nada mesmo". Abraco