• Percival Puggina
  • 28/01/2023
  • Compartilhe:

1º de fevereiro

 

Percival Puggina

Senhores,

não é de pouco significado o compromisso que têm com a nação no próximo dia 1º de fevereiro.

A nobre Câmara Alta da República, contando desde 2009, foi presidida por José Sarney, Eunício Oliveira, Renan Calheiros, Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco. Será preciso dizer mais? Haverá mais um elo nessa corrente? Os senhores sabem e ouviram nas ruas o quanto o Senado foi sendo apropriado por interesses distintos da conveniência nacional. Conhecem os acordos de bastidor que orientaram as sucessivas escolhas e o mal que causaram ao estado de direito, à democracia e à liberdade dos cidadãos.      

Se é verdade que a representação popular não é sinônimo de obediência à voz das galerias, também é verdade que a ruptura com o evidente interesse nacional não se explica com as razões que têm levado o Senado a se omitir perante suas responsabilidades. Não se explica!

No meu modo de ver, pouco interessa se a votação do dia 1º será aberta ou secreta. Mais um passo nessa sequência de escolhas equivocadas pesará sobre os ombros de todos. A omissão do Senado é sementeira do arbítrio e do abuso que não tem poupado sequer os próprios congressistas. O que a nação quer é simples: democracia, estado de direito, lei valendo para todos, liberdade de expressão, garantias constitucionais. Sirvam-nos isso e estaremos bem servidos, cuidando de nossas vidas! Não falo em perseguir bruxas. A caça a elas que vejo – a única! – está em pleno curso já há alguns anos enquanto as liberdades e garantias dos cidadãos se foram esvaindo.

Ponderem. O sistema de freios e contrapesos entre os poderes enguiçou nas mãos do Senado! Enguiçou e enguiçará sempre se quem tem que acionar o freio fechar os olhos na hora de frear. Enguiçou e enguiçará sempre, se o contrapeso for tão leve que flutuar na atmosfera das cumplicidades.

A nação os observa com esperança e temor. Dois sentimentos antagônicos. Aplaquem o temor; não promovam o velório da esperança. No dia 1º de fevereiro, ela estará em suas mãos.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Valterlucio Bessa Campelo -   31/01/2023 18:57:54

O palácio está operando loucamente. Não há limites.

Afonso Pires Faria -   30/01/2023 19:16:36

Se para elegerem um, entre oitenta e um, foi eleito o vencedor, mesmo tendo havido oitenta e dois votos, imaginem se a votação vai ser aberta? Claro que não. Se for, periga até o (pachequinho) não se eleger. Não convêm facilitar. Será secreta e o vencedor vai ser ele.

maria elena rocafort -   30/01/2023 12:17:18

Tenho deixado meu pedido na página dos senadores que estão em "dúvida", afinal quem está em dúvida sobre suas escolhas somos nós o povo, é bom optar por quem não nos deixa dúvida de fazer as melhores escolhas a nosso favor, que tb bnão seja especialista em engavetar nossos pedidos, prinvipalmente com milhões de assinaturas.

Nubia Bacco -   30/01/2023 08:40:00

Pena que quem lê seus artigos são os impotentes, ops, nós o povo... Nunca vi nas minhas mais de 6 décadas de idade um artigo sério, de jornalistas sérios, perturbarem a consciência dos que deveriam ser nossos representantes; artigos excelentes , bem fundamentados, há aos montes, faltam os ouvidos realmente interessados nestes impotentes...

Geraldo -   30/01/2023 07:50:31

Perdi a esperança no senado. Todos os integrantes, sem exceção, têm, como único objetivo, locupletar-se. Defender os interesses da sociedade não faz parte de suas ações.

IGNÁCIO JOSÉ DE ARAUJO MAHFUZ -   30/01/2023 07:40:46

Esse é o nosso MESTRE PERCIVAL PUGGINA! Coerente, sábio, sereno . Esbanja competência, inteligência e muita capacidade. Fraternal abraço, Ignacio Mahfuz

José Marcio Tavares de Oliveira -   30/01/2023 05:21:15

Perfeito. Concordo plenamente com suas palavras. Que o bom Deus ilumine as mentes e abra os olhos dos nossos representantes.

Jose Renato Romano dos Santos -   29/01/2023 08:47:23

Magnífico texto. Parabéns. Um forte abraço.

Iara M. Waengertner -   28/01/2023 15:43:04

Bravo querido!!!

Edi Langwinski -   28/01/2023 14:24:42

Perfeita sua colocação, que assim seja, queremos viver na liberdade é verdade!!!

Alexandre Carneiro Wendling -   28/01/2023 12:54:33

O que esperar de uma instituição que sistematicamente tem sido presidida por canalhas?

Shirley Jurema Damian -   28/01/2023 12:29:28

Parabéns pelas palavras. Espero que nossos representantes as leiam e façam o que tem que ser feito no dia primeiro. Estamos dando a eles mais um voto de confiança. Não nos decepcionem senhores Senadores. #PachecoNao.

Nelson Silvano Girardi -   28/01/2023 12:28:00

Muito bem tido. Saí um entra outrobe tudo a mesma coisa. Engavetador de pedidos. Cada um que entra é pior. Qual o objetivo destas pessoas. Pior compram todos com dinheiro e os senadores que já ganham um bom salário se vendem. Nada para o povo só interesses particulares.