• Percival Puggina
  • 23/05/2021
  • Compartilhe:

AQUARELA DO BRASIL

 

Percival Puggina

 

Telefonou-me o amigo jornalista Júlio Ribeiro, que apresenta o Boa Tarde Brasil na Rádio Guaíba de Porto Alegre. “Puggina, qual tua música brasileira preferida?”

A resposta estava na ponta da língua, mas eu precisava reler a letra e, nas horas seguintes, viajar em memórias e em reflexões sobre o desastre cultural brasileiro. “Aquarela do Brasil”, foi o nome que, por WhatsApp, enviei ao Júlio pouco depois. Talvez mais do que nunca, em tempos de tamanho desamor ao Brasil, o samba sinfônico de Ary Barroso vale por um manifesto.

Em duas ocasiões, jantando no exterior com minha mulher, noite romântica, música de fundo, aconteceu de ouvirmos os primeiros acordes de Aquarela do Brasil se difundirem pelo sistema de som ambiental. Aos poucos, as vozes foram calando, o silêncio se impondo reverente e os rostos se abrindo em sorrisos. Logo, todos marcavam compasso, balançavam os corpos numa celebração da brejeirice que é marca da cultura popular brasileira. Momentos de arrepiar, para um brasileiro “fora da base”.

A obra de Barroso fala do muito que maldosamente nos foi tomado depois. Há nela um saudável amor ao Brasil que se reforça (Brasil brasileiro), nação mestiça, do samba, do amor e de nosso Senhor.

Brasil meu Brasil brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de nosso Senhor

Não se envergonha da história, mostra o multiculturalismo, venera a mulher.

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o Rei Congo no congado
Canta de novo o trovador
A merencória à luz da Lua
Toda canção do seu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado

E canta as maravilhosas dádivas com que a Criação obsequiou esta porção do planeta.

Esse coqueiro que dá coco
Oi onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Por essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a Lua vem brincar
Oh esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Perdoe-me o leitor, mas que saudade me dá! E que tristeza me causa saber que hoje, brasileiros promovem mundialmente preconceitos e boicotes contra o Brasil; saber que amor à pátria é considerado defeito de caráter, mediocridade política e fanatismo “de direita”; que o desprezo à nossa história e origem é cultivado em salas de aula por professores que coletam o lixo histórico para construir narrativas que a tanto levam.  Quem vive politicamente de gerar preconceitos internos não tem escrúpulo em criar preconceitos externos contra o próprio país. E faz isso.

Estaremos (estivemos?) mais bem servidos por apátridas bandeiras vermelhas? Parece que o novo presidente dos EUA sinalizou o caminho das rupturas ao autorizar o hasteamento da bandeira do orgulho gay ao lado da “Stars and Stripes”, como se uma bandeira nacional não fosse de todos e precisasse de anexos. 

A divisão de um reino contra si mesmo, nas palavras de Jesus em Mateus, faz com que esse reino não subsista. Como nos é oportuno tal ensinamento!

Faça um bem a si mesmo. Depois de ler este artigo, ouça Aquarela do Brasil e assuma consigo mesmo o amável compromisso que ela inspirará.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Ana Célia Maia -   11/06/2021 07:10:56

Texto Maravilhoso! Grande Professor Percival Puggina! Obrigada por nos inspirar!

Antonio Fernandes de Sousa -   28/05/2021 13:33:21

Ao que me parece, é vergonhoso se sentir brasileiro nato, quando muitos já deixaram de aqui morar. não por falta de opções, mas porque lhes foi tirado a vida mansa, com o proveitoso subsidio da lei Rouanet , que agora está mais severa. Grandes (oportunistas) de nome, atores, compositores e outros caronistas. Como católico, me sinto envergonhado, pelas palavras de um bispo com regalias(papa) dizer que O BRASIL não tem salvação porque tem muita cachaça e pouca oração. Até a Cúpula da Igreja católica está contaminada. (assunto fora do contexto) que acabei de lê, mas que me serviu de inspiração, não pra escrever porque não sou escritor. Mas um católico que se sente ofendido pelas palavras, do (santo) papa, nesta semana. Me desculpe pelos meus erros de concordância, pontuação. Parabéns pelos seus que acabei de lê.

Nilton Soares -   27/05/2021 12:47:47

Realmente é muito triste a constatação de que "amar a Pátria e seus símbolos maiores" seja encarada pela esquerda como "coisa" de militar, de conservador ou de "bolsonarista". Não conseguem entender que deve ser sentimento de TODOS os brasileiros e que, falar mal do país no exterior é pura traição à Pátria.

Carlos Edison Fernandes Domingues -   26/05/2021 21:54:28

PUGGINA. Amanhã, dia 27 de maio, meu neto receberá o título de conclusão do curso de Direito na UFRGS. Há mais de um ano, quando ele interrompeu os estudos aqui, para frequentar algumas disciplinas na Universidade de Heidelberg - Alemanha - promovemos uma janta de despedida. Após a ceia este advogado, com inscrição 3626, desabotoou o colete, abriu a camisa, separou do peito e presenteou o pano sagrado da Bandeira do Brasil. Assim todos nós estávamos representados. Carlos Edison Domingues

Ajacio Brandão -   26/05/2021 17:33:54

Perfeito! obrigado

Décio Antônio Damin -   25/05/2021 19:38:52

Devemos, todos os brasileiros, amar o Brasil! As atitudes do atual governo, na figura do Presidente da República, comprometem nossa credibilidade e imagem no exterior! Isto é fato! A letra é linda e cheia de um ufanismo que deve sempre ser revivido. Temos de nos unir, ao invés de nos dividir! O maniqueísmo político atual é altamente pernicioso... O Brasil brasileiro deve se de todos os brasileiros!!

Félix Maier -   25/05/2021 12:50:40

Parabéns, Puggina, pelo belo artigo. Sobre "Aquarela do Brasil", sempre achei estranho esse tal "coqueiro que dá coco". Há coqueiro que dá laranja? Abraços.

Evandro Ribeiro -   25/05/2021 11:53:56

Resume o que eu penso.

Sérgio Luiz Zoppas -   25/05/2021 00:12:02

Percival..... Desde a época da faculdade....no nosso diretório acadêmico.....admirava tuas palavras. Fico sempre surpreso com tuas crônicas. Porque é uma melhor do que a outra. Meu colega.....um abraço.

Ivaldo de Holanda Cunha -   24/05/2021 23:18:06

Espetacular como sempre esse Puggina. Esse realmente merece o nosso aplauso por ser brasileiramente brasileiro. Parabéns Puggina. Sou seu admirador e tenho também a mesma idade sua. De Brasília, Ivaldo Cunha

Edoardo Pacelli -   24/05/2021 21:52:29

Que sublime pensamento, amigo Percival! Esse é o verdadeiro Brasil, o Brasil de todos, mas que está se tornando o país de uns contra outros.

Raul José Ferreira Dias -   24/05/2021 19:05:15

Meu Grande Mestre da lucidez sobre a estupidez hodierna! Como sou um jovem há mais tempo, também sou testemunha da enorme destruição que, pouco a pouco, solerte e sub-repticiamente, a verdadeira cultura brasileira tem sido destruída ao longo de décadas pela corja esquerdopata, junto com a horda dos corruptos, tendo em vista que uma se alia e nutre da outra, dependendo do instante político que se lhes apresenta. A sua voz, junta a outras, é que nos tem sido o alento de esperança para que possamos recuperar os valores e princípios judaico-cristãos que sustentaram as sociedades ocidentais até agora. Grande abraço. Brigadeiro Dias

Nilza Brandão Cruz -   24/05/2021 17:29:43

Linda a letra da Aquarela do Brasil. É pena q mtos n conheçam sua pátria e a desvalorizam, falando mal dela em outros países, imperdoável. Obrigada Percival.

Armando Micelli -   24/05/2021 12:56:38

Bacana Puggina. Tema bem escolhido e muito bem desenvolvido. Parabéns. Abraços.

DAGOBERTO GODOY -   24/05/2021 12:47:46

Ainda somos a maioria, os que amam nossa pátria "amada, idolatrada". Pena que ainda, em geral, politicamente passivos. Precisamos de mais "Pugginas", para compensar os desvios da ideologia apátrida.

Luiz R. Vilela -   24/05/2021 11:46:29

É sem dúvida alguma o hino "oficioso" do Brasil. Quando se anda pelo exterior, é uma das pouquíssimas coisa que se houve do Brasil, e que da orgulho. A AQUARELA DO BRASIL. Não há lugar algum do mundo, que quando ouvem a música do Ari Barroso, não a associam aos Brasil. Fosse eu uma figura de expressão no nosso pais, sugeriria que em competições esportivas ou qualquer outra solenidade que não fosse de caráter oficial, a canção executada deveria ser a Aquarela do Brasil. Realça mais a nossa condição de brasileiro, tem a nossa cara. Nosso hino nacional, conforme alguns, é o segundo mais bonito do mundo, perdendo só para o maravilhoso hino francês, mas para certos eventos, é bastante formal. Penso até que em copas do mundo, a FIFA deveria substituir os hinos nacionais por músicas que são reconhecidas mundialmente dos países, assim ouviríamos da Itália, o belo "O sole é mio, da Argentina "O dia em que queiras", de Portugal "É uma casa portuguesa, com certeza", e por ai vai. Os hinos oficiais, ficariam para solenidades oficiais. Quando dos shows do holandês André Rieu, ele sempre executa a Aquarela do Brasil, tem como uma das suas músicas preferidas, nota-se que neste momento toda a plateia fica de pé, mesmo sabendo-se que isto é mais pela qualidade da música, mas também dá um certo orgulho, imaginando-se que os estrangeiros estão manifestando respeito pela nossa pátria, coisa que muito de nós já não mais tem.

Gustavo -   24/05/2021 11:31:09

Versos de uma brasilidade sem igual Parabéns meu amigo

Renata Maria Mariante Polga -   24/05/2021 10:53:40

Me causou um choque que neste 22 de Abril recém passado não vi uma menção da descoberta destas terras pelos portugueses, do marco inicial da Terra de Santa Cruz. Tantos aspectos envolvidos nesse "esquecimento" programado de nossas raízes!

FERNANDO A O PRIETO -   24/05/2021 08:59:43

Triste, mas verdadeiro! Temos que reagir, no que pudermos, contra esta desvalorização do amor à Pátria e à sua história. Se houve desacertos (e onde, neste mundo, não os houve?) são pontuais e não desmerecem, e muito menos apagam, o conjunto glorioso. A decadência das civilizações começa com o desprezo pelos próprios valores, muito mais do que pela ação dos inimigos (que não nos faltam, e claro que eles se aproveitam deste desprezo). Que bom, em meio ao vazio cultural presente, podermos ler algo tão bem escrito! Obrigado!

DONIZETE DUARTE DA SILVA -   23/05/2021 20:58:03

Vivemos a era em que a covardia, a ignorância e a covardia construídas pelos arautos da educação de nossos filhos, tornou a vigarice em exemplo de cidadania.

Mariza de Carvalho Fantini -   23/05/2021 20:09:29

Que tristeza me deu ler esse artigo. Saudades da minha juventude que foi tão feliz , sem riqueza mas, com sonhos e amor da família. Qual será o futuro dos nossos descendentes se deixarmos que corruptos destruam o Brasil?

Marcelo -   23/05/2021 19:42:29

Magnífica lembrança e constatação.

VILMA ANDRADE -   23/05/2021 14:08:23

Obrigada Sr. PUGINA. EU AMO O MEU BRASIL BRASILEIRO