• José Batista Pinheiro Cel EB Ref.
  • 05/07/2021
  • Compartilhe:

TAMBÉM SEREI CANDIDATO A PRESIDENTE DO BRASIL

Minha  reverência ao bom humor e à vitalidade do coronel.
José Batista Pinheiro Cel EB Ref.

 

É muita sacanagem deixar o Sr. Danilo Sili Borges (Crônicas da Madrugada) concorrer sozinho à presidência da República do Brasil. Eu também vou concorrer. Levo a vantagem de, no dia da posse, em 1ª de janeiro de 2023, estar com 92 anos, sem usar bengala, ele com 82; portanto, já ganhei no item idade. Quando ele falou que vai transformar o palácio residencial em Brasília, o famoso Alvorada, em uma escola para crianças, tirou o pão da minha boca, pois pretendo transformá-lo em museu para que o eleitor veja quanto desperdício em luxo e riqueza para um casal sem filhos. Como presidente, irei morar aqui na minha casa em Xerém, distrito de Duque de Caxias RJ, cidade natal do ilustre militar da antiga monarquia, pois sou fã ardoroso desse chefe militar, que derrotava os seus inimigos e os perdoava, daí ganhar o epíteto de Pacificador.

Como sou viúvo, terei apenas a companhia da minha fiel funcionária Diana e, como segurança, a minha corajosa vira-latas Pretinha. Brasília ficará bem longe de mim, pois a considero uma ostentação desnecessária, onde o Juscelino desperdiçou recursos naquele ermo, deixando o Brasil mais pobre em nome da sua vaidade pessoal. Xerém está em pleno desenvolvimento e vou apressar o progresso por aqui, perto da minha casa, no lugarejo chamado de Aviário, cercado de resquícios da mata atlântica e bambuzal; na área degradada, vou construir um aeroporto somente para aviões executivos, onde receberei os meus ministros para despacho e demais puxa-sacos, pedindo uma boquinha para aumentar os seus rendimentos, o que, certamente, negarei.

Ao Congresso Nacional e ao STF darei bastante motivo para se preocuparem comigo, porque sou muito escorregadio e matreiro, não gosto de ser embromado.

Dos 934 partidos políticos existentes no Brasil, escolherei um, na base da bolinha usada no sorteio da loteria. A verba para a campanha, eu a doarei ao Ministério da Saúde, não para combater o covid-19 (muito manjado), mas para equipar os hospitais de todo o Brasil com aparelhagem, de fazer inveja ao nosso vizinho rico Estados Unidos da América, com médicos e enfermeiros ganhando bons salários, com dedicação exclusiva. Como o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, vou introduzir na pauta de exportação a mais substanciosa e gostosa alimentação para as classes de baixa renda do mundo todo, que são a macaxeira, o feijão de corda, a farinha de mandioca, carne de sol e rapadura.

No item Segurança Nacional, nada de foguetes teleguiados de longo alcance com ogiva nuclear, hoje em dia essas armas estão obsoletas. Os possuidores desses arsenais estão em dificuldade para se livrar dessas geringonças. As polícias serão bem adestradas e possuidoras de armamento moderno, superior aos dos marginais do Rio de Janeiro. As nossas Forças Armadas terão: o Exército equipado com carros blindados e bem armados para evitar os desmatamentos e incêndios da nossa maior riqueza ambiental que é a Amazônia. A nossa Aeronáutica será equipada com caças supersônicos de interceptação aos contrabandistas e aviões cargueiros modernos para assistir aos que moram nos cafundós deste imenso Brasil. A nossa Marinha não terá os antigos porta-aviões, encouraçados, cruzadores e outros monstros marinhos e, sim fragatas ligeiras, bem equipadas e armadas para dissuadir os traficantes navais de qualquer espécie.

Vou ficando por aqui, para não dar mais subsídios ao meu digno e honrado concorrente à presidência, Sr. Danilo Sili Borges.

*     José Batista Pinheiro Cel EB Ref, articulista do jornal Inconfidência (Rio de Janeiro, 05.07.2021)