No primeiro artigo desta série sobre os benefícios da Educação Clássica, após uma exposição dos motivos históricos que conduziram o governo brasileiro a eliminá-la completamente dos currículos escolares nacionais, apresentamos um elenco de oito benefícios fundamentais de que nosso país abriu mão ao optar por um modelo de Educação de cunho meramente profissionalizante. Neste artigo, desenvolveremos o terceiro benefício fundamental da Educação Clássica, isto é, “a formação de um agudo discernimento sobre quais informações, ideias e conteúdos são benéficos para sua mente e seu caráter e quais são debilitantes”.
O que é discernimento
Mantendo-nos fiéis aos princípios de educação clássica que abordamos no artigo anterior, devemos começar esta discussão com uma simples consulta a um bom dicionário:
dis•cer•nir
(latim discerno, -ere, separar, distinguir, reconhecer, decidir)
1. Distinguir.
2. Estabelecer conveniente diferença (entre coisas ou pessoas).
3. Discriminar.
4. Conhecer.
5. Julgar.
6. Apreciar.
7. Medir.
8. Avaliar bem.
(Fonte: “discernir”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/discernir [consultado em 15-04-2019].)
Assim, no sentido mais geral e elementar da palavra, “discernimento” é a capacidade cognitiva de reconhecer a diferença entre duas coisas quaisquer. É o discernimento que nos permite diferenciar uma maçã de uma pera; um brinquedo inofensivo, de uma ferramenta perigosa; um alimento saudável, de uma porção de veneno.
Como dissemos no último artigo, esse sentido básico da palavra “discernimento” é a condição fundamental de todo conhecimento e o resultado esperado de todo processo educacional. Seja qual for a profissão, a Ciência ou o campo de conhecimento, o reconhecimento de diferenças entre as coisas é condição sine qua non – ou, como bem sintetizou Olavo de Carvalho em seu perfil no Facebook:
“As regras da vida intelectual são:
1) Olhar, olhar, olhar e depois olhar um pouco mais.
2) Sentir, impregnar-se do objeto e deixar que ele fale.
3) Distinguir, distinguir, distinguir e depois distinguir um pouco mais.”
No contexto do trivium, o discernimento se inicia nas distinções elementares da Gramática, refina-se nas associações Lógicas entre os diferentes conceitos e elementos da realidade e atinge seu ápice nas distinções mais linguisticamente complexas e intelectualmente elevadas da Retórica.
O discernimento na tradição cristã
No âmbito do Cristianismo, o discernimento assume um sentido especial, que merece um desenvolvimento um pouco mais detalhado.
O teólogo católico Joe Paprocki, D.Min., consultor da Loyola Press, sintetiza em poucas linhas e linguagem acessível ao leitor moderno, os elementos essenciais do conceito:
“Discernimento é uma prática consagrada pelo tempo na tradição Cristã. Em essência, o discernimento é um processo de decisão que honra o lugar de Deus em nossas vidas. É uma busca interior que se dirige ao alinhamento de nossa própria vontade à vontade de Deus com o objetivo de descobrir a que Deus nos convoca. Cada decisão que tomamos, pouco importando o quão pequena, é uma oportunidade de alinharmo-nos à vontade de Deus”.
A busca do discernimento nesse sentido de “alinhamento à vontade de Deus” também tem importância central entre os Cristãos protestantes, como se pode ver nestas claríssimas linhas do teólogo presbiteriano Sinclair Ferguson, PhD:
“O verdadeiro discernimento significa não apenas distinguir o certo e do errado; mas o primário, do secundário; o essencial, do indiferente; e, o permanente, do transitório. E, sim, significa distinguir o bom do melhor e, até mesmo, o melhor do melhor de todos”.
O problema/desafio do discernimento nesse sentido, digamos, mais “prático” permeia praticamente toda a vida do cristão, como se pode observar nesta singela descrição da adolescente católica americana Natalie Tansil:
“Discernimento é simplesmente a busca e a descoberta da vontade de Deus em sua vida. É uma aventura com Deus que começa com a elevação de uma pergunta a Deus. É mais fácil se não for uma questão aberta.
Eis alguns exemplos desse tipo de perguntas:
• Devo ou não namorar esta pessoa?
• Devo ir para a faculdade A ou para a faculdade B?
• Devo entrar para o seminário?
• Sou chamado para a vida religiosa ou para o casamento?
• Sou chamado ou não para ser um sacerdote ou irmão religioso?
• Sou chamada ou não para ser uma freira enclausurada?
• Devo me formar em Química ou em Inglês?
• Devo ou não pedir esta pessoa em casamento?
Você não pode discernir entre coisas que não tem muita importância, como a marca do cereal que você comerá no café da manhã. Também não há discernimento na escolha entre coisas imorais”.
No contexto católico, porém, a noção de discernimento está mais profundamente ligada à descoberta da vocação individual, especialmente às vocações sacerdotais. Trata-se em última análise de distinguir, entre as muitas opções de vida, qual se harmoniza melhor com a vontade de Deus, sendo evidente que somente um profundo conhecimento dessas opções aliado a uma forte disciplina espiritual pode levar a pessoa à escolha mais adequada. Nesse sentido, Santo Inácio de Loiola prescreve, como requisito para o discernimento, uma Santa Indiferença quanto ao valor das diversas opções:
“O homem é criado para louvar, prestar reverência e servir a Deus nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma; e as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado. Donde se segue que o homem tanto há-de usar delas quanto o ajudam para o seu fim, e tanto deve deixar-se delas, quanto disso o impedem. Pelo que, é necessário fazer-nos indiferentes a todas as coisas criadas, em tudo o que é concedido à liberdade do nosso livre arbítrio, e não lhe está proibido; de tal maneira que, da nossa parte, não queiramos mais saúde que doença, riqueza que pobreza, honra que desonra, vida longa que vida curta, e consequentemente em tudo o mais; mas somente desejemos e escolhamos o que mais nos conduz para o fim para que somos criados” (LOIOLA, Santo Inácio. Exercícios espirituais. Tradução do autógrafo espanhol por Vital Cordeiro Dias Pereira, S.J. Braga (Portugal): Livraria Apostolado da Imprensa, 1999, p. 10).
A Santa Indiferença não é, deste modo, um tanto faz apático da parte do fiel, mas uma predisposição a aceitar seja qual for a opção reservada por Deus. Nesse ponto, São Francisco de Sales é ainda mais enfático:
“CAPÍTULO V – Como a santa indiferença se estende a todas as coisas:
A indiferença deve praticar-se em tudo o que é relativo à vida natural, como seja a saúde e a doença, a beleza e a fealdade, a fraqueza e a força; nas coisas da vida civil, como são as distinções, honras e riquezas; e na extensa escala da vida espiritual, como é a tibieza e as consolações, a desolação e a alegria. Devemos ser indiferentes nos atos, nos sofrimentos e, enfim , em toda a sorte de eventualidades”. (SALES, São Francisco de. Tratado do amor de Deus. Porto (Portugal): Livraria Apostolado da Imprensa, 1950, 2a edição, p. 410).
O efeito na vida da pessoa de um discernimento que emerge da Santa Indiferença é adoravelmente descrito pela fiel católica Ann Yeoung em artigo no site da Arquidiocese Católica Romana de Singapura:
“Foi por isso que Santo Inácio de Loiola ensinou que precisamos da Santa Indiferença como pré-requisito para o discernimento. Esta indiferença, mais do que um estado de desligamento, é sentir-me tão confiante no amor e no desejo de Deus que não mais tenho necessidade de pensar no que eu acho que me fará feliz. É um estado de total humildade onde repouso meus próprios pensamentos sobre qual seria a melhor opção e, em vez disso, peço para ser guiada pelo Senhor”.
O abade A.D. Sertillanges, em sua obra “A Vida Intelectual”, reforça a percepção da fiel singapurana alertando para os perigos de abraçar uma atividade qualquer – no caso, a atividade intelectual – sem que a pessoa seja movida por uma autêntica vocação “alinhada à vontade de Deus”:
“Isto supõe que se abraça a vida intelectual com intenções desinteresseiras e não por ambição ou vã gloríola. Os guizos da publicidade só tentam os espíritos fúteis. A ambição, que quisesse subordinar a si a verdade eterna, ofendê-la-ia. Brincar com as questões que dominam a vida e a morte, com a natureza misteriosa, talhar-se um destino literário e filosófico à custa da verdade ou fora da dependência da verdade, constitui um sacrilégio. Tais intentos, sobretudo o primeiro, não conseguiriam manter o investigador; depressa o esforço esmoreceria e a vaidade haveria de entreter-se com bagatelas, sem curar das realidades”.
O teólogo católico Peter Kreeft, Ph.D., professor de Filosofia no Boston College, apresenta cinco princípios na busca do discernimento:
“1. Sempre comece com informações, com o que sabemos ao certo. Julgue o desconhecido pelo conhecido, o incerto pelo certo…
2. Deixe que seu coração eduque sua mente. Que seu amor de Deus eduque sua Razão no discernimento de sua vontade…
3. Mantenha o coração mole e a cabeça dura… Em nossos corações, devemos ser como chorosos liberais; em nossa cabeça, conservadores com os pés fincados no chão.
4. Todos os sinais de Deus devem alinhar-se, como uma trigonometria. Há pelo menos sete sinais: (1) Escrituras, (2) o ensino da Igreja, (3) a razão humana (criada por Deus), (4) a situação ou circunstâncias (que Ele controla por sua providência), (5) a consciência, ou o sentido inato de certo e errado, (6) nossas inclinações individuais, desejos ou instintos e (7) oração. Teste sua opção apresentando-as diante da face de Deus. Se uma destas sete vozes disser não, não faça. Se nenhuma delas disser não, faça.
5. Procure pelos frutos do espírito, especialmente os três primeiros: amor, alegria e paz”.
Ou seja, o discernimento, no sentido cristão em geral e, especialmente, no sentido católico, é uma conquista integrada de que participam o conhecimento e a razão ao lado do sentimentos, dos instintos, da fé, da doutrina, etc. Sua dificuldade reside justamente, no fato de que se trata de escolhas entre coisas inerentemente boas, como ressalta o adolescente católico homeschooler Peter Anselm Lyons ao relatar esta brilhante explicação que recebeu durante um retiro de discernimento num Colégio Beneditino:
“Todas estas coisas – casamento, família, paternidade, carreira – são boas; são boas porque é virtuoso o desejo de ser um bom marido, de amar e ser amado por uma mulher, ou de seguir com sucesso uma carreira profissional honesta. Esses desejos, ou apetites, são impulsos naturais dados por Deus que indicam um homem bem organizado. Mas Deus, às vezes, tira-nos coisas boas para dar-nos um bem maior. Abrir mão do casamento é duro? Claro que é duro, porque o Sacramento do Matrimônio é bom. Se Deus deseja que você desista de casar-se tornando-se um padre, isto não significa que você não ficaria, até certo ponto, satisfeito em um casamento, mais que você seria definitiva, única e dinamicamente feliz como um padre, numa extensão que jamais poderia experimentar num casamento. E vice-versa.”
A tragédia da perda do discernimento
Dissemos, no início deste artigo que um dos benefícios da Educação Clássica é o discernimento sobre a qualidade de informações, ideias e conteúdos. Ora, se já é indispensável desenvolver o discernimento naquele sentido mais básico de mera diferenciação entre coisas e conceitos, quando elevamos a compreensão do discernimento a seu nível espiritual mais elevado, veremos que a sua perda só pode levar à loucura. No contexto de uma Sociedade da Informação em que o indivíduo é bombardeado pela propaganda de todo tipo de valores, comportamentos, estímulos e mensagens de todo tipo, variando desde o útil e construtivo ao inócuo, ao inútil e ao abertamente nocivo, o desenvolvimento de critérios de filtragem, isto é, de discernimento, assume papel central na manutenção da sanidade e do crescimento espiritual. Como ressalta Olavo de Carvalho:
“O discernimento estético é parte integrante da cultura espiritual. A música, as artes plásticas, o cinema e o teatro são armas letais usadas na desumanização das massas, e isto menos pelo conteúdo propagandístico explícito (uma exceção) do que pelo simples fato de dissolverem o senso estético das multidões pela exposição repetida ao feio e disforme apresentado como normal”.
Essa exposição contínua “ao feio e ao disforme como se fossem normais” é parte de um projeto intelectual iniciado nos anos 1960, que não cabe desenvolver aqui, cujo resultado trágico foi a destruição do discernimento em todo o Ocidente. O resultado desse projeto é descrito magistralmente pelo advogado católico novaiorquino James Kalb:
“O resultado natural foi um declínio radical na vida intelectual, artística e religiosa, o caos, a banalidade e a brutalidade no mundo em geral, a substituição dos padrões tradicionais de vida pelo comércio, pela burocracia e por paliativos de efeito temporário. A esperada Idade de Ouro acabou sendo uma era de chumbo, ou melhor, de lantejoulas e lixo.
O contraste entre as expectativas e os fatos resultou em uma oposição entre aparência e realidade. Dadas as tendências marxistas da época, é apropriado que a oposição exemplifique-se numa falsa consciência – a aceitação de imagens falsas da realidade e o fracasso em reconhecer os interesses que essas imagens promovem.”
Carrie Gress, cujo currículo ostenta um doutorado na Universidade Católica da América, uma cátedra de Filosofia na Pontifícia Universidade e quatro filhos que educa em regime de homeschooling, testemunha como a perda do discernimento estético exerce um terrível efeito sobre muitas mulheres:
“Pegue qualquer revista feminina da atualidade e você terá a nítida impressão de que a beleza serve apenas à superficialidade: para seduzir os homens, impressionar as amigas ou esconder a devastação da idade. A noção de que a beleza deveria apontar para além de si mesma, à fonte de toda a beleza – o Criador – está muito, muito distante. Essa beleza esvaziada faz mulheres semelhantes a “sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície (Mateus 23:27) … Será que estamos fazendo perguntas como ‘Eu tenho uma bela alma?’ ou, mesmo, ‘O que é uma bela alma?’”.
O Padre Paulo Ricardo enfatiza o papel dos mitos clássicos sobre o crescimento pessoal e os perigos das inversões perpetradas pela mídia moderna sob os pretextos “politicamente corretos” de “não ofender minorias”:
“Na história das civilizações, os homens sempre criaram fábulas para narrar acontecimentos importantes ou transmitir alguma lição de moral às novas gerações. Mitos como o Labirinto de Creta ou a lendária figura do Rei Arthurnão tinham apenas a tarefa de entreter uma sociedade fatigada pela rotina do cotidiano, mas também a de oferecer respostas concretas aos dramas existenciais, de sorte que, olhando para o desfecho dessas histórias, o homem pudesse superar seus desafios e crescer como pessoa… Com efeito, os produtos da cultura de massa transformam-se em um perigoso instrumento de subversão, quando decidem alterar o sentido da mitologia tradicional para oferecer, em seu lugar, as fantasias que levam o ser humano para trás”.
Em síntese, os meios de comunicação inundaram o ambiente mental com informações perniciosas a tal ponto que não se pode confiar na “inocência” de um desenho animado ou história em quadrinhos como forma de diversão ou passatempo saudáveis. É, mais do que nunca, fundamental desenvolver em nós mesmos e em nossos filhos um agudo discernimento, tanto no sentido elementar de diferenciação entre coisas e conceitos como nos sentidos mais elevados de discernimento estético, ético e espiritual.
Como a Educação Clássica favorece o Discernimento
O fundamento da Educação Clássica, bem como seu objetivo maior, é o discernimento da Beleza, da Verdade, da Justiça e da Bondade. Somente na ausência dos princípios, conteúdos e valores da Educação Clássica é que podem prosperar o relativismo moral, a subversão da Estética, a confusão de conceitos, a inversão de prioridades e valores, entre tantos outros vícios que são a marca de nosso tempo.
Ao estudar os mitos, as histórias de santos e heróis, as grandes realizações artísticas e literárias que constituem a melhor herança de nossa civilização, o indivíduo tem a oportunidade de “vacinar-se” contra as mórbidas ideologias que infestam o ambiente mental da atualidade, distinguindo o que é belo, verdadeiro, justo e bom daquilo que não é.
O modelo de Educação Clássica, ao enfatizar o estudo das virtudes, exige do estudante o confronto de seus valores com os atos praticados por homens e mulheres ao longo dos séculos e a contínua comparação com sua própria realidade e com os próprios dilemas que vivencia, encontrando parâmetros e limites para avaliar seus atos e decisões.
O ponto fundamental a considerar é que, como vimos, o conhecimento da realidade, isto é, das opções à disposição do indivíduo em suas decisões é um componente essencial do discernimento inclusive no mais elevado sentido espiritual da palavra. Não se obterá discernimento isolando-se a pessoa numa redoma de informação filtrada e edulcorada, mas adquirindo critérios, meios de comparação, para julgar adequadamente a beleza, a verdade e a justiça das informações a que se é exposto.
Finalmente, você perguntará: mas como saberei se estou tendo sucesso nesse objetivo? Foi com esse exato propósito que incluímos neste artigo os depoimentos da moça e do rapaz adolescentes e da fiel singapurana: você perceberá o resultado de seus esforços quando você e seus filhos puderem testemunhar em sua própria vida a aplicação desses critérios com cada vez maior desenvoltura e naturalidade em todas as decisões importantes que venham a tomar.
Índice de artigos desta série:
• Os oito benefícios fundamentais da Educação Clássica
• Benefícios da Educação Clássica (1) – Pertencimento
• Benefícios da Educação Clássica (2) – Independência Intelectual
• Benefícios da Educação Clássica (3) – Discernimento
* Por Géssica Hellmann em Educação Clássica, Valorizando o conhecimento