• 24/03/2023
  • Compartilhe:

Pergunta errada para as pessoas certas

 

Percival Puggina

         Em matéria de ontem (23/03) no Estadão, a jornalista Eliane Cantanhêde formula esta pergunta, transferindo-a a seus leitores: “O que está acontecendo com Lula?”

A pergunta vai aos destinatários certos (que imagino sejam eleitores do presidente), mas foi mal formulada porque dá entender que Lula esteja passando por um processo que transformou um sujeito sábio e prudente que a gente conheceria, nessa pessoa furiosa e boquirrota, com incontinência verbal, que ela e centenas de colegas seus protegeram durante a campanha eleitoral. São palavras da jornalista:

Na mesma semana, o presidente Lula surpreendeu os meios políticos, jurídicos e diplomáticos ao fazer ao menos duas acusações graves, sem provas, imprudentemente. A primeira atingiu os Estados Unidos, um parceiro fundamental. A segunda foi contra o ex-juiz, ex-ministro e agora senador Sérgio Moro, mas os estilhaços vão longe.

Ao vento, do nada, Lula acusou o Departamento de Justiça dos EUA de um conluio com a Lava Jato para prejudicar as empreiteiras brasileiras em licitações internacionais. Uma história rocambolesca, sem pé nem cabeça, dessas que qualquer um pode lançar numa mesa de bar, numa roda de amigos, mas o presidente?

Ele já vinha espancando o Banco Central e mandou rasgar os livros de economia e a acusação foi feita às vésperas da viagem à China, que vive momentos tensos com os EUA. A reação oscila entre o choque e o constrangimento, com uma pergunta pairando nos ar: O que está acontecendo com o Lula?

Dentro de alguns dias, Eliane talvez constate que Lula mente, que é um grosso, que só pensa em Bolsonaro e no poder e que a inusitada anulação de seus processos em nada alterou seu caráter.

A pergunta certa, ao público certo e que não foi feita é a seguinte: vocês não sabiam disso?