LIVE COM ROBERTO RACHEWSKY
Na última 3ª feira, 24, fui o convidado da hora para conversar com o pensador Roberto Rachewsky, que de um tempo para cá se predispôs a fazer LIVES diárias (via Instagram) com o propósito de debater temas relevantes e, através do bate-papo com seus convidados, mostrar aos seus seguidores o quanto a LIBERDADE é indispensável e imprescindível para que o ESTADO, as EMPRESAS, a SOCIEDADE e, principalmente, os INDIVÍDUOS possam enfrentar e/ou obter os melhores e efetivos resultados para si e seus dependentes.
E-COMMERCE
Pois, num ponto da boa e longa conversa com o Rachewsky abordamos a questão da ALTA DOS PREÇOS de inúmeros PRODUTOS E SERVIÇOS que se acentuou após a deflagração da PANDEMIA, que por sua vez, por infâmia de muitos governantes estaduais e municipais, fez com que os setores INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE SERVIÇOS suspendessem suas atividades. Ora, como milhões de CONSUMIDORES não deixaram de comprar e alguns produtos se mostraram ainda mais demandados com o -FIQUE EM CASA-, aí já era mais do que sabido que os ESTOQUES seriam insuficientes para atender a forte DEMANDA daqueles que foram às compras via E-COMMERCE para satisfazer suas vontades.
OFERTA E DEMANDA
Neste ponto lembrei que -PIOR DO QUE A ALTA DE PREÇOS DE QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO- é a inexistência dos mesmos. Neste caso, o preço de qualquer coisa é mera CONSEQUÊNCIA da sua real DISPONIBILIDADE, mesmo que futura. Ou seja, tão logo os produtores aumentem a OFERTA para atender aquilo que a DEMANDA exige, o MERCADO COMPETITIVO entra em cena, e NÃO O GOVERNO, para cuidar da formação dos preços dos produtos e serviços. Isto, como se percebe, é uma questão de LIBERDADE. De novo: LIBERDADE para PRODUZIR, VENDER E CONSUMIR.
O ESTADO
Vejam, agora, o que acontece com o ESTADO: o PREÇO dos SERVIÇOS PÚBLICOS não está ligado minimamente à ESCASSEZ, mas ao tamanho abissal da irredutível FOLHA DOS SERVIDORES e suas APOSENTADORIAS ALTAMENTE PRIVILEGIADAS. Em outras palavras isto significa, com todas as letras e números, que além de cobrar IMPOSTOS ELEVADOS, o ESTADO não consegue PRESTAR OS SERVIÇOS PELOS QUAIS COBRA. Aí, simplesmente, a LEI DA OFERTA E DEMANDA inexiste. O que existe é uma FRAUDE, onde o CONSUMIDOR (PAGADOR DE IMPOSTOS) PAGA E NÃO RECEBE.
ADENDO
Voltando ao que falamos eu e o Roberto Rachewsky, qual seja -PIOR DO QUE PREÇO ALTO É FALTA ABSOLUTA DO PRODUTO OU SERVIÇO- é importante fazer um ADENDO: - No SETOR PRIVADO não tem o menor sentido o CONSUMIDOR pagar por algo que não quer ou não vai RECEBER, independente do PREÇO fixado. Já no SETOR PÚBLICO, o CONSUMIDOR, querendo ou não, é OBRIGADO A PAGAR POR ALGO QUE, SABIDAMENTE, JAMAIS VAI RECEBER. Como se vê a falta da LIBERDADE, embora gritante, poucos percebem.
AÇÃO DE GRAÇAS E SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Finalizo este editorial desejando a todos os leitores e familiares um FELIZ DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS lembrando, no entanto, que não deixem de votar neste domingo. Em Porto Alegre, não esqueçam: votem na dupla SEBASTIÃO MELO / RICARDO GOMES (15). Mais: peçam a todos os seus seguidores que COMPAREÇAM ÀS URNAS. NÃO DEIXEM DE VOTAR, principalmente porque a concorrência -COMUNISTA- representa o que há de pior para a existência da LIBERDADE!