Darcio Bracarense Filgueiras
Nós, "trouxas", vamos pagar e Marina ainda esfrega na nossa cara.
O Brasil já vinha sendo reconhecido como um dos grandes. Lideramos o G20 na criação de empregos e nossa resposta econômica ante a pandemia vinha sendo admirada pela comunidade internacional.
Na "conferência das partes" passada (COP26) saímos gigantes. Não nos posicionamos contra os pequenos e nem subservientes aos grandes. O Brasil firmou acordos importantes e nem a nossa imprensa conseguiu bater. Diplomacia ambiental perfeita!
A COP tem a figura dos SIDS (small island developing States) que desejam impor aos podutores de petróleo (como nós) e países desenvolvidos um IMPOSTO para compensar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas (loss and damage). Quando um desses países diz que "não estão mais sozinhos", significa que agora voltaram a ter um grande que deseja sacrificar o seu povo em benefício (de alguns bilhõe$) dos povos deles.
Não tenho certeza se somos culpados pelas perdas desses países, mas tenho certeza que Marina está muito feliz de assumir essa culpa. Barbados agradece!
O resumo é o seguinte: Toda conferência diplomática é agradável e cheia de "ofertas". É possível que Lula e todos esses ignorantes que o cercam saiam de lá muito felizes e orgulhosos por terem consentido uma exploração muito "diplomática e respeitável" do povo brasileiro.
Tanto é verdade que ela POSTOU toda feliz e contente.
* Transcrito da página do autor no Facebook.