DILMA E GLEISI HOFFMANN NA RÚSSIA. E O SILÊNCIO DA GRANDE MÍDIA.
Percival Puggina
No dia 4 deste mês, segundo matéria divulgada pelo site da Assembleia Federal da Federação Russa (State Duma), Dilma Rousseff e Gleisi Hoffmann estiveram em Moscou reunidas com representantes do Partido Comunista Russo. Segundo a matéria, que pode ser lida aqui, foram tratados assuntos relacionados aos dois estados nacionais, aos dois parlamentos e aos dois partidos.
Uma agenda de urgência urgentíssima, bem se vê... Como se sabe, o PC da Federação Russa é uma legenda minoritária, que perdeu a eleição do ano passado para Putin fazendo apenas 12% dos votos num pleito em que o matreiro líder do partido Rússia Unida obteve 78% dos sufrágios e conquistou o quarto mandato consecutivo.
Não especulo sobre aquilo que desconheço, por exótica e imprecisa que se configure essa viagem ao outro lado do mundo – custeada por quem? – para reunião política entre dois partidos derrotados nas eleições que disputaram no ano passado, da qual só ficamos sabendo porque o parlamento russo a divulgou.
O que me chama a atenção é algo bem diferente. Todo noticiário sobre esse encontro, acessível através da ferramenta Google, no momento em que escrevo estas linhas, foi produzido nas últimas 24 horas, ou seja, começou a ser divulgado no Brasil no início da noite de ontem, 17 de junho. E todo, sem exceção, corresponde a conteúdos de sites, blogs e jornais eletrônicos de esquerda e de direita. Até este momento, nenhum grande jornal ou veículo da mídia tradicional demonstra interesse pelo assunto.
Depois se incomodam quando perdem leitores, assinantes e credibilidade.