• 18/05/2018
  • Compartilhe:

FLORENSE – DO BARRACÃO À VANGUARDA MUNDIAL
 

Percival Puggina

 

 A FLORENSE, que distingue este site com seu patrocínio, completa, neste 18 de maio, 65 anos de atividades. Ao contrário dos organismos vivos, que inexoravelmente envelhecem, empresas podem se perenizar, superando o tique-taque da vida humana, quando aprendem a se renovar e a se inovar. Quem visita – e a visita vale muito a pena! – as instalações industriais da FLORENSE na bela cidade gaúcha de Flores da Cunha, tem a impressão de que suas instalações foram recém-inauguradas. Mais, se a visita se estender ao showroom FLORENSE FUTURO, conhecerá as inovações já projetadas para as futuras linhas de produção.


 Pois essa pujante organização, que se conta entre as maiores e mais conhecidas marcas do Rio Grande do Sul, nasceu em 1953, num pequeno barracão com 200 metros quadrados sob a determinação de se construir, de se renovar e de se inovar a cada dia. É altamente exemplar o fato de que seus fundadores, Lourenço Castellan e Ângelo Corradi, imigrantes italianos do pós-guerra, iniciaram-se no mundo da indústria fazendo santos e bancos para as igrejas da região; passaram à produção de mesas e cadeiras vendidas de porta em porta; e a indústria que criaram, nessa permanente expansão, se alinha, hoje, entre as melhores marcas internacionais do setor moveleiro.


Quem tenta, por vezes, jogar grandes contra pequenos e vice-versa, também no setor empresarial, mostra desconhecer o fato de que todo empreendimento deveria animar-se com o desejo saudável de se tornar grande, de prosperar e se tornar local de trabalho de uma multidão que ali busque realização pessoal e profissional. Também no mundo da produção industrial, a vida é interdependente. No pequeno e dinâmico município de Flores da Cunha, na esteira aberta pelo pioneirismo de Castellan e Corradi, opera hoje quase uma centena de empresas do mesmo setor.

 

Multipremiada, reconhecida nacional e internacionalmente, a FLORENSE, hoje dirigida pelos amigos Gelson Castellan e Mateus Corradi, descendentes dos fundadores, permanece familiar e integrada à comunidade local,  numa conjugação virtuosa de gestão, tecnologia, trabalho, arte e artesanato.


Parabéns à família FLORENSE e à sua dinâmica comunidade neste evento que é uma celebração do mundo do trabalho!