Bons exemplos devem ser divulgados e difundidos
INSTITUTO CULTURAL FLORESTA REFORÇA AS POLÍCIAS COM 46 VEÍCULOS
Entrega da frota, como parte de doações que incluem armas e equipamentos, ocorre em solenidade na manhã de quarta-feira, 28 de março, no Iguatemi Porto Alegre
Com uma solenidade no térreo do Edifício Garagem do Iguatemi Porto Alegre, nesta quarta-feira, 28 de março, um grupo de empresários que se reuniu em torno do Instituto Cultural Floresta formaliza uma relevante contribuição para a segurança gaúcha. Com início às 10h, e as presenças do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, a cerimônia formaliza a entrega de 46 veículos Pajero que ampliam a capacidade operacional de unidades da Brigada Militar e da Polícia Civil. A frota foi comprada graças a doações de um grupo de empresários, unidos pelo objetivo de "tornar o Rio Grande do Sul um lugar seguro para viver e prosperar".
Com os cerca de R$ 14 milhões inicialmente recolhidos, também estão sendo comprados armamento e equipamentos coletes, GPS e rádios que reforçam o poder de combate ao crime. Os recursos vêm de 55 doadores, dos quais 30 pessoas e 25 empresas. Nenhum deles teve o benefício de isenção tributária. O objetivo do Instituto Cultural Floresta é que a iniciativa seja ampliada.
– Esse é um primeiro passo, emergencial, porque vivemos há muito tempo uma situação de epidemia de violência, mas nosso objetivo é criar a possibilidade de a sociedade civil contribuir de forma estruturada para uma nova relação entre as comunidades e as forças de segurança. Historicamente, as cidades que venceram a violência contaram com a efetiva participação de vários setores da sociedade, e não apenas do governo – afirma o presidente do Instituto Cultural Floresta, o empresário Leonardo Fração.
A maior parte da frota, do arsenal e dos demais equipamentos será destinada a dois batalhões da Brigada Militar, situados nas regiões mais populosas e que concentram a atividade econômica da Capital, o 9º e o 11º BPM, e uma unidade estratégica, o Batalhão de Operações Especiais. A escolha dos veículos e do tipo de armamento seguiu as indicações dos próprios órgãos de Segurança, com a ênfase em aumentar a capacidade de enfrentar o crime. Parte dos equipamentos irá para a Polícia Civil.
A atuação do ICF é complementada por outras duas ações, de efeito a longo prazo, que serão apresentadas no lançamento do instituto, em março. Entre as próximas iniciativas previstas, lembra o presidente do Conselho Consultivo do ICF, Claudio Goldsztein, está a criação de uma plataforma de financiamento coletivo ("crowdfunding") para pequenas reformas e melhorias nas instalações de prédios dos órgãos de segurança, a exemplo da reforma e ampliação de alojamentos em andamento no 9º BPM. As ações, para os interessados em participar, serão divulgadas principalmente pelas redes sociais do Instituto.
Para completar, está previsto um compromisso do grupo de empresários apoiadores de, nos próximos anos, doarem R$ 300 milhões na forma de dois presídios, 1 mil carros, 10 mil pistolas e 5 mil bolsas de estudos, entre outros itens.
O principal objetivo do grupo reunido em torno do Instituto Cultural Floresta é fomentar o engajamento da sociedade civil para tornar esse tipo de iniciativa permanente, considerando a realidade das finanças do Estado e a urgência de derrubar índices dramáticos de violência que colocam Porto Alegre entre as cidades mais violentas do mundo. O ICF vai lutar pela criação de uma Lei, destinada a facilitar a operacionalização das doações, para que não fiquem presas à burocracia e estimulem a contribuição.
Serviço
O quê: cerimônia de entrega de 46 veículos para as polícias - evento para convidados
Quando: 28 de março de 2018, às 10h
Onde: térreo do Edifício Garagem do Shopping Iguatemi Porto Alegre - Av. João Wallig, 1800 - Passo d'Areia, Porto Alegre - RS
Mais informações:
Site: http://www.institutoculturalfloresta.org.br/
Foto: Marcos Nagelstein/Agência Preview
ANK - Gestão de Reputação