• 23/03/2018
  • Compartilhe:

Pasadena: foi como se a Petrobras pagasse R$ 800 mil por um desses carros usados...

 

NEGÓCIOS COM A REFINARIA DE PASADENA RENDERAM PROPINA DE US$ 15 MILHÕES


Percival Puggina

 

 A notícia está em todos os jornais. O setor técnico-científico (Setec) da Polícia Federal fechou as contas de um longo e rigoroso trabalho e indicou a necessidade de investigar o paradeiro de um montante equivalente a RS$ 60 milhões correspondente ao valor da propina que teria sido paga.
A PF já conhece o montante e tem a trilha do dinheiro, mas ainda não amarrou as pontas em relação ao destino final. Por isso está solicitando a quebra do sigilo fiscal e bancário de diversas pessoas, entre elas o alto comando da Petrobras à época da aquisição da refinaria. Como é sabido há bom tempo, o bilionário negócio superou em oito vezes o valor dos ativos da empresa à época em que a aquisição aconteceu.

Embora seja um negócio um pouco mais complexo, isso equivale a pagar 800 mil reais por um automóvel usado cujo preço de mercado fosse de 100 mil reais. A Petrobras pagou. Os vendedores fizeram o maior negócio de suas vidas e muita gente no Brasil fez fortuna com isso.

Embora não acuse nominalmente o alto comando da empresa de haver recebido vantagem indevida, o laudo da PF afirma que eles “não agiram com o zelo necessário à análise da operação colocada sob sua responsabilidade”. Foi pedida a quebra do sigilo fiscal de Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, e os conselheiros Antonio Palocci e Sérgio Gabrielli, ex-presidente da petroleira.

É bom observar que operações desse tipo só causam prejuízo ao país quando a empresa é estatal. E que só uma empresa estatal é capaz de pagar 800 mil reais por um automóvel usado com preço Fipe de 100 mil. E a usina estava em mau estado.
 

É bom observar que operações desse tipo só causam prejuízo ao país quando a empresa é estatal. E só uma empresa estatal é capaz de pagar 800 mil reais por um automóvel usado com preço Fipe de 100 mil.  A propósito: usina estava em más condições físicas.