• 20/01/2016
  • Compartilhe:

ADVOGADO INGRESSA HOJE COM AÇÃO POPULAR CONTRA A CONCESSÃO DE CONDECORAÇÃO A EVO MORALES

 Há pouco mais de um mês, o advogado Pedro Lagomarcino notificou a Mesa da Assembleia Legislativa do RS sobre a "exótica celebração proposta pelo deputado Edgar Pretto (PT) que pretende conferir ao presidente boliviano a Medalha do Mérito Farroupilha". Logo essa! Onde estaria tal mérito, na perspectiva do parlamentar petista? O bolivariano cocaleiro é uma pessoa empenhada na causa dos povos indígenas e diz que vem ao RS em fevereiro de 2016 participar da Romaria da Terra.

Em longo arrazoado, o advogado falava das dificuldades financeiras do Estado, mencionava a atitude belicosa do mandatário boliviano em relação ao Brasil, o absurdo episódio da invasão e posterior desapropriação de instalações da Petrobrás em seu país. E indagava: "Será que tais atos se tornaram, da noite para o dia, aptos a ensejar o reconhecimento de algum mérito?".

Agora, vencido o prazo determinado na notificação, o advogado anuncia que ingressa hoje com ação popular contra a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para impedir a absurda "condecoração".

COMENTO

O silêncio da Mesa Diretora da ALERGS só pode ser entendida como proteção ao parlamentar que requereu e obteve a concessão da homenagem. Por essas e por outras, questões tipicamente políticas acabam sendo judicializadas. Que custava ao comando do parlamento gaúcho recusar a proposta quando formulada pelo deputado Adão Pretto? Ou, concedida a autorização, repensar o assunto e voltar atrás?