JUÍZES FORA DA CURVA
Percival Puggina
Diversos jornais noticiaram que, na opinião do ministro do STF Luís Roberto Barroso, o sistema atual faz com que sociedade transforme magistrados em heróis. "Mensalão e petrolão criaram heróis porque foram juízes que saíram do padrão", disse.
O ministro Barroso foi nomeado para o STF durante o julgamento do mensalão, no período de tempo entre a primeira condenação dos réus e o julgamento dos recursos autorizados pelo voto do ministro Celso de Mello. Coube-lhe o voto decisivo para trazer aquele julgamento para dentro da curva. A nova maioria não reconheceu a existência do crime de formação de quadrilha (valha-me Deus!) e encurtaram-se as penas propiciando a rápida soltura dos políticos para o semiaberto. Acabou ali a vocação de Joaquim Barbosa para a judicatura. Desgostoso, pediu as contas.
Creio que a frase do ministro serve para evidenciar que a perda de credibilidade, em nosso país, não afeta apenas a classe política, mas se estende, também, para o Poder Judiciário. É corrente a sensação de que a sociedade está ao relento da proteção que deveria ter de um poder de Estado pouco sensível e lento. Quando aparece algum juiz fora da curva, a nação rapidamente o transforma, mesmo, em herói.