• 22/07/2017
  • Compartilhe:

MANIFESTAÇÕES PRO-LULA FRACASSAM EM TODO O PAÍS

Percival Puggina

 Num momento em que a imensa maioria da sociedade brasileira bem desejaria despachar governo e oposição, simultaneamente, para o olho da rua (e boa parte de seus líderes para as barras dos tribunais) estão destinadas ao fracasso quaisquer manifestações populares.

Por isso, nada há que justifique o regozijo da elite petista com a posição de Lula em pouco críveis pesquisas eleitorais. Que o mar eleitoral de 2018 não está para esse tipo de molusco é coisa provada pelos sucessivos fracassos das manifestações que o PT tentou organizar. Os problemas do time da estrela vêm de longa data. Nos anos de 2014 a 2016 as tentativas de emplacar o impeachment como golpe não conseguiram levar povo às ruas. Mais recentemente, a "invasão de Curitiba" durante a audiência de Lula perante o juiz Sérgio Moro foi um monumental insucesso. Agora, a tentativa de reverter a condenação criminal de Lula em ganho político através de uma "resistência popular" malogrou nacionalmente. Nem na Avenida Paulista consegui reunir mais de dez mil militantes. E militante quando fala com militante conversa consigo mesmo.

Por isso, dou razão a Paulo Eneas quando escreveu que "o petismo morreu como força de mobilização política" e que "a única ameaça eleitoral por ele representada diz respeito à possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas".