LUZES PARA TEMPOS OBSCUROS
Percival Puggina
Recebi do Lucas Berlanza um exemplar de seu Guia Bibliográfico da Nova Direita, com votos de que seja útil às minhas reflexões.
Será. E começo com esta, que me veio da primeira folheada do livro, recheado com reflexões de Lucas sobre "39 livros para compreender o fenômeno brasileiro": o esforço para essa compreensão é indispensável ao erguimento social, político, econômico e cultural de nossa sociedade. Livros não se destinam a um país, mas a pessoas humanas - anônimas, mas concretas.
São essas pessoas, que, pelas páginas de bem selecionadas obras, podem se evadir do escorregador da mediocridade, calcar os pés no chão dos fatos e olhar ao seu redor com capacidade de entendimento, crítica e reparação. Sem eles, somos vulneráveis, incapacitados ao correto exercício da condição de cidadãos. E sem a participação de cidadãos esclarecidos, o Brasil não toma jeito.
O guia elaborado por Lucas Berlanza facilita sobremaneira a tarefa com estes ensaios sobre importante conjunto de obras. Um capítulo, muito adequadamente, está dedicado a adversários e inimigos; faz sentido: é preciso saber contra o que estamos.
As boas ideias, por sua vez, acendem luzes sobre a humanidade e sobre a sociedade brasileira, nestes tempos tão obscuros. Parabéns ao autor e à Editora Resistência Cultural.