SEGUNDO PESQUISA DO IBOPE,CONSERVADORISMO CRESCE NO BRASIL
Informa José Roberto de Toledo no Estadão desta quinta-feira:
O brasileiro é cada vez mais conservador. OK, a frase está ficando batida, mas ninguém tinha tentado medir o fenômeno. Até agora: o Ibope acaba de criar o Índice de Conservadorismo do brasileiro, apresentado em primeira mão ao leitor desta coluna. Os conservadores aumentaram entre os habitantes do Patropi de todas as faixas etárias e de renda, em ambos os sexos, em todas as religiões e em quase todas as regiões e níveis educacionais.
Baseado em cinco perguntas feitas à população, o Índice de Conservadorismo criado pelo Ibope acompanha as opiniões dos brasileiros sobre temas polêmicos e que costumam separar liberais de conservadores: 1) legalização do aborto, 2) casamento entre pessoas do mesmo sexo, 3) pena de morte, 4) prisão perpétua, 5) redução da maioridade penal. O questionário foi aplicado pela primeira vez em 2010, e repetido agora.
O conservador dos conservadores respondeu ser contra os itens 1 e 2, e a favor dos demais – na escala do Ibope, ele marcará 1 de conservadorismo. Já o liberal dos liberais é a favor dos dois primeiros itens, e contra o resto: seu índice é zero. Entre um e outro, o Ibope dividiu os brasileiros em três faixas, conforme a quantidade de respostas conservadoras.
COMENTO
A matéria continua com mais informações, mas me dispenso de as reproduzir porque o autor passa a exibir seu preconceito contra o Conservadorismo, ou porque não sabe o que isso seja, ou porque prefere os black blocs, que certamente forneceriam respostas em sua opinião "corretas" às cinco perguntas do questionário. Aliás, as perguntas do Ibope são insuficientes para obter uma avaliação adequada em relação ao ideário conservador, mas a notícia, em si, é boa.