• 25/11/2016
  • Compartilhe:

 

ALÔ TEMER! ALÔ GEDDEL! OS SENHORES SABEM DISTO, NÃO?


Percival Puggina

 Vejam a confusão que esse senhor Geddel Vieira Lima causou! Comprou uma unidade residencial situada em pavimento cuja altitude, contada do solo, furava, em muito, o gabarito permitido pelas normas do IPHAN. Quando se manifestou o óbice, o ministro resolveu abraçar a causa do empreendimento e, é claro, da vista privilegiada que estava adquirindo no prédio que levava o sugestivo nome francês La Vue (A Vista). Familiares de Geddel aparecem como representantes da obra em ação judicial que ataca o embargo determinado pelo IPHAN.


 O IPHAN é subordinado ao Ministério da Cultura e Geddel foi pressionar o ministro Marcelo Calero, ameaçando-o com pedir a cabeça da presidente do Instituto e levar o caso ao presidente da República. E teria feito exatamente isso, segundo o depoimento de Calero à Polícia Federal. Vem daí a parte mais significativa do caso, ainda segundo o ex-ministro: o presidente teria, de fato, intervindo, dizendo-lhe que encaminhasse o assunto à AGU, onde seria solucionado. E acrescentou que, "a política tem dessas coisas".


 "Essas coisas" atendem pelo nome de "jeitinho", de "manda quem pode obedece quem precisa", ou de "Você sabe com que está falando?", três dos nossos piores vícios, graças aos quais, as práticas políticas afundam no mais denso abismo.


Alô Temer! Alô Geddel! Não existem pessoas acima da lei. Quem está acima da lei, está fora da lei. Mas os senhores sabem disso, não?