• 05/10/2016
  • Compartilhe:

Em uma declaração de guerra ao atraso a que todos deveriam aderir


DORIA PROJETA ARRECADAR R$ 7 BILHÕES COM VENDA DE INTERLAGOS E ANHEMBI

 

Segundo registra o Estadão de ontem, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que a venda do complexo de Interlagos e do Anhembi devem render R$ 7 bilhões ao município.

 

"Estima-se que o Parque Anhembi e o Parque Interlagos possam render cerca de R $ 7 bilhões. Esse valor pode ser maior ou menor dependendo das circunstâncias. É um valor substantivo, cujo os recursos serão prioritariamente investidos em saúde e educação". Aduziu o futuro prefeito que não há estimativa de valor para a concessão do Estádio do Pacaembu.


Qu8m vencer aq licitação do Anhembi será obrigado a ceder o sambódromo à Prefeitura por ocasião do Carnaval.

 

COMENTO
Doria Jr. venceu a eleição para prefeito do principal município do Brasil com um discurso francamente liberal e a favor do capitalismo. Nada melhor poderia acontecer a São Paulo após quatro anos de compromisso com o atraso. As duas primeiras providências que anunciou são uma reafirmação disso. São duas privatizações, uma por venda e outra por concessão para exploração.

 

Não há motivo para que esses equipamento sejam públicos. Aos paulistanos, é preferível desfrutarem desses equipamentos podendo utilizar os recursos da privatização em outras finalidades. Um dos equívocos que inibe desestatizações é a crença de que ao vender algo o Estado "deixa de ter". Na verdade, o Estado apenas "deixa de ter como seu" porque o equipamento e o serviço continuam disponíveis enquanto o poder público com o produto da operação, dispõe de recursos para outros fins socialmente mais importantes.


Reconhecer que o Estado gera despesa e o capitalismo gera investimento, emprego e renda é condição indispensável para desamarrar a economia brasileira. Espero que a experiência paulistana sirva de exemplo ao país.