PATRIMÔNIO DE LULA AUMENTOU 360% APÓS A PRESIDÊNCIA
Diário do Poder
Declarações do IR de Lula constam da denúncia da Lava Jato
(FOTO: RICARDO STUCKERT)
Desde o fim do seu segundo mandato, em 2010, o ex-presidente Lula viu seu patrimônio saltar de R% 1,9 milhão para R$ 8,8 milhões – que representa um crescimento de 360%.
De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, publicada nesta sexta-feira, 16, os dados constam em declarações de imposto de renda do ex-presidente. Essas informações, inclusive, integram a denúncia apresentada pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, apresentada na última quarta-feira, 14.
Lula informou à Receita Federal que sua evolução patrimonial foi obtida com sua empresa de palestras, a L.I.L.S..
Aos investigadores, o petista disse que cobrava “exatamente 200.000 dólares, nem mais e nem menos” por todas as palestras. O preço era o mesmo do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
Entre 2011 e 2015, a L.I.L.S. distribuiu lucros e dividendos de 8,5 milhões de reais para Lula. Nesse mesmo período, o ex-presidente deu cerca de setenta palestras no Brasil e no exterior, conforme ele mesmo disse às autoridades da Polícia Federal. A maior transferência de valor para Lula ocorreu em 2014, no total de 5,6 milhões de reais. Naquele mesmo ano, em novembro, foi deflagrada a fase mais ostensiva da Operação Lava Jato.
De acordo com a PF, a empresa de palestras de Lula recebeu 21 milhões de reais entre 2011 e 2015. Desse total, 9,9 milhões de reais foram pagos por empreiteiras investigadas na Lava Jato.
À Folha, o advogado de Lula, o Cristiano Zanin Martins, afirmou que as atividades da L.I.L.S. são “absolutamente lícitas, lastreadas em palestras devidamente documentadas e de conhecimento geral”.