• Percival Puggina
  • 25/07/2021
  • Compartilhe:

VIGARICE PURA E SIMPLES

 

Percival Puggina

 

         O cidadão precisa ser muito distraído para não perceber o quanto é mal sucedido o modelo político adotado no Brasil republicano. O sistema é fértil em gerar crises e criar problemas para si e para todos. Pela multiplicação de partidos e maus hábitos, torna cada vez mais cara, difícil e indecentemente onerosa a formação de maioria parlamentar sem a qual nenhum governo conseguiu governar e completar mandato desde 1945. Quanto mais manhosa a maioria, mais caro o voto. Quanto mais ampla ela for, mais corrupto o sistema. Quem muito atraiu ou comprou, muito haverá de pagar.

Bem resumidamente, os sistemas de governo são três:

Presidencialismo, no qual o presidente é chefe de Estado e de governo e precisa, desesperadamente, compor e manter maioria parlamentar depois de eleito;

Semipresidencialismo, no qual o presidente é chefe de Estado e indica um Primeiro Ministro à aprovação do Congresso para que este exerça as tarefas de governo (a maioria que o aprovar é a maioria que vai governar e demanda “negociação” nos moldes atuais);

Parlamentarismo, no qual o presidente é chefe de Estado e a maioria do Congresso indica o Primeiro Ministro. Neste caso, o governo sempre terá maioria porque se não tiver, cai e outro governo é indicado pela nova maioria.

Dos três, o mais racional e mais utilizado nas democracias é este último porque estabiliza a governabilidade.

No entanto, nenhuma alternativa ao atual presidencialismo dará certo se tudo permanecer como está na dinâmica das eleições, da política e da vida parlamentar.

Quem quer dar mais poder a um parlamento como esse que temos?

Antes de qualquer mudança, aprovem nossos parlamentares o voto distrital, o recall, a possibilidade de dissolução do parlamento seguida de convocação de novas eleições por ato do chefe de Estado. São regras civilizadas, próprias ao parlamentarismo, vigentes em democracias estáveis e bem sucedidas.

Que este venha depois, e só depois, dos preceitos saneadores do Legislativo!

Mas não! A proposta do semipresidencialismo em 2022 é concebida no ventre de um Congresso que em dois anos e meio, perenizando a impunidade, não votou uma PEC que permita a prisão após condenação em segunda instância. Não votou a CPI da Lava Toga (para não “desestabilizar” a harmonia dos poderes), mas votou a CPI da Cloroquina para “desestabilizar” o Executivo. Não fez andar um único pedido de impeachment contra ministros do STF. Antes, deu rédea solta ao Supremo petista. Homologou a absurda ordem de prisão “em flagrante” contra o deputado Daniel Silveira. Transformou o Pacote Anticrime em preceitos que reprimem a ação da Polícia, do Ministério Público e do Judiciário. Mandou à nação uma conta de R$ 5,7 bilhões para o custeio de suas campanhas eleitorais do ano que vem. E por aí vão.

Todo o mal que tramam é produzido sem que se identifiquem os autores, à noite, à véspera de recessos, em acordos e artimanhas regimentais. Todo o bem que não fazem, é omissão oculta no anonimato da multidão; todos se salvam lisos, numa espécie de imunidade de rebanho, se me faço entender.

Semipresidencialismo, nascido nesse parlamento onde a maioria só quer se preservar no poder, é vigarice, pura e simples. É expropriação de poder do presidente que venha a ser eleito no ano que vem. É artimanha para se legitimarem perante a nação e, imediatamente após o pleito, seguirem fazendo a única coisa que sabe: cuidarem de si mesmos. Proteja Deus e preserve em seu difícil trabalho os bons que, sim, ainda existem.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


PEDRO AMARO RAMOS MACHADO -   27/07/2021 02:45:43

Prezado Dr Puggina. Gostei muito do artigo que o senhor escreveu. Que maravilha! Uma aula de "Educação moral e civica". Deveria constar de alguma matéria de nível fundamental, essa que me reportei aí atrás, à moda do que era quando fiz meu ginásio. Mas fico muito triste com o que vejo em meu País. Não esperava chegar aos 70 anos e deparar-me com os vulcões de mal caratismo que vemos em nossas mídias. Aprendi, nos meios militares, que o alicerce de um País está no respeito à sua CARTA MAGNA , a Constituição Federal. Infelizmente, esse desrespeito é o nosso câncer. E penso que só tem um jeito de resolvê-lo: extirpando-o de forma radical. Essa solução está em nossa CF. Basta que seja aplicada conforme estudos e análises de eminentes personalidades jurídicas. Brasil acima de tudo. DEUS acima de todos!

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   26/07/2021 18:52:07

O maior problema do Brasil é a Justiça Politizada, que não julga durante décadas um processo, até prescrever, porque o réu é um político.

ADEMIR BISOTTO -   26/07/2021 13:27:02

SOMENTE UMA SOLUÇÃO PARA O BRASIL, REINICIAR E FAZER IGUAL AO QUE FEZ SINGAPURA.

Jorge Okamoto -   26/07/2021 13:24:24

Pela candidatura independente, sem fundo partidário e sem fundo eleitoral.

Enio Sandler -   26/07/2021 13:14:27

Meu querido pensador PUGGINA Elles vão conseguir destruir a Nação, está cada vez pior. Estou cansado desta não solução, desta ratoeira em que nos encontramos. O que tem de ser feito não é feito.

Reinaldo da Costa Silva -   26/07/2021 10:04:27

Não há Sistema de Governo que resista ao "MAL CARÁTER" dos indivíduos que o compõem, e nele tem a proteção das leis, como Imunidade e Direitos, se que "ANTES" cumpram suas obrigações em cargos públicos!!!

José Antonio Celia -   26/07/2021 09:34:24

Muito bem colocado, já estamos cansados de repetir sobre a importância do Parlamentarismo e o quanto estamos equivocados com o modelo que assumimos quando do início da república. Mas emtodos os escalões, em todos os poderes, ninguém assume um compromisso de futuro para que possamos começar a resolver o problema. Perguntem a qualquer presidente, a começar pelo atual se ele lutaria no início de seu mandato por uma mudança de tal porte. Claro que não.

João Régio Heitor -   26/07/2021 01:56:13

Perfeito! Mas é de um contorcionismo digno de vaias, esse parlamento!

Márcio -   26/07/2021 00:31:10

Penso ser impossível a democracia chegar de verdade ao parlamento brasileiro. Não nas condições do povo. 50% dos brasileiros tem poder aquisitivo per capita, abaixo do que tem no Haiti, ou Nigéria. Esse povo sabe o que é democracia? Sabe a importância da política na sua vida? É em cima dessa gente que péssimos parlamentares se elegem. Então falar em reduzir partidos ou qualquer reforma não mudará o perfil de nosso parlamento, pois ele é reflexo dessa pobreza, da falta de educação… Esses tem uma preocupação: o que comer. Trocar ministros do STF por quais? Nós achamos o máximo transmissão das sessões do STF pra que? Em boa parte dos países a suprema corte tem sessões secretas, para que não haja pressão e sejam totalmente independentes. Aqui certamente viraria conluio, então melhor deixar público e à mercê de pressões políticas, mas esquecemos que eles não são legisladores, mas aplicadores da lei.

Enilda Ferreira -   25/07/2021 20:11:31

Muito obrigada pelo texto esclarecedor. Bem objetivo. Transparente. Não é consolador.mas oferece clareza nas intenções dos atuais parlamentares.Confirma o já sabemos: poucos parlamentares sabem qual é o seu próprio papel no legislativo do nosso Brasil, são pessoas mal intencionadas,ignorantes comandados pelos partidos,num jogo sujo para destruir a Nação ,pouco lhes importando o povo que lhes sustenta as vidas .....

Luiz R. Vilela -   25/07/2021 18:04:07

Pois é! Não podemos nos enganar, no Brasil, a política é como na moda, segue as "tendências". Se o Bolsonaro despontar como favorito nas próximas eleições, certamente haverá a proposição de algum tipo de mudança, porém se o lula estiver a frente nas pesquisas, obviamente nada será alterado. O ex presidente, deixou muitas saudades no mundo político e muita gente, "suspira" pela sua volta. O atual presidente, desde a sua posse, tem sido taxado de nazista, fascista, protótipo de ditador, genocida e por ai vai. Acontece que anda mesmo fazendo, é aquilo que os latinos chamavam de jus sperniandi, ou seja esta esbravejando contra o puxão diário no seu tapete. Vejam bem. Tirar o lula da cadeia, limpar sua ficha sujíssima, encaminhar-lhe para uma candidatura a presidente e ainda de "lambuja", não querer sobre hipótese alguma um simples voto impresso, passível de recontagem, não chega a ser algo "imaginativo"? Mas o golpista é o Bolsonaro. Parece que tem "uma meia dúzia" ai, querendo usurpar o direito do povo brasileiro escolher os seus governantes.

Décio Antônio Damin -   25/07/2021 17:17:57

Se eleger prometendo que as coisas vão mudar e depois sendo obrigado a continuar com os mesmos compromissos num pluripartidarismo inconcebível é uma triste realidade que enfrentamos. O sistema é corrupto e corruptor, não por ele mesmo mas, sim, pelas pessoas que o constituem...! Mudar o sistema é preciso, mas mudar também as pessoas que, viciadas, estão acostumadas ao levar vantagem em primeiro lugar...1

Takao Chimbo -   25/07/2021 17:12:10

O cidadão comum se sente refém deste sistema e extremamente frustrado com os atuais personagens políticos em todos os níveis e esferas da administração pública!!!

Laura Benevello -   25/07/2021 17:08:17

Não há o que retocar na sua avaliação. Parabéns! Acho que é hora de nós , o povo brasileiro desgastado com anos dessa política que impede nosso imenso país de crescer e ter qualidade de vida boa para todos. TEMOS QUE MUDAR ESTA SITUAÇÃO, O VOTO AUDITÁVEL É IMPERATIVO PARA EVITARMOS O FUNDO DO POÇO. TENHO MUITO O QUE FALAR MAS AQUI NÃO DÁ. TENHO ME REUNIDO, SEGUIDO E OUVIDO TUDO DE BOM QUE OS MAIS ESTUDIOSOS TÊM NOS OFERTADO GRATUITAMENTE NA INTERNET. VAMOS EM FRENTE A LUTA NÃO TEM SIDO FÁCIL E O PIOR AINDA NÃO CHEGOU. DEUS NOS AJUDE A EXORCISAR ESSES MALES DOS QUAIS AINDA ESTAMOS REFÉNS.

Eduardo Timponi de Moura -   25/07/2021 16:20:49

Todo o foco na aprovação do voto auditável e impresso e, após, na eleição de deputados e senadores indicados pelo Presidente, e imprensa alternativa. Revogaremos TODOS os artifícios em 2023 além de impichar pelo mesmos 5 dos urubus togados.

Paulo Vicente Mesquita -   25/07/2021 15:32:08

Como sempre análise cirúrgica!

Martimiano -   25/07/2021 14:28:04

Percival, seu texto é límpido. Quem dera todo povo brasileiro pudesse ter acesso a ele e fazer sua reflexão!!

Graca -   25/07/2021 14:14:56

Está nas mãos do povo exigir que haja o cumprimento de nossas leis.

José Braz Catalano -   25/07/2021 13:49:56

Bem Percival, creio que Deus terá que usar de todo o seu poder para preservar os bons (bem poucos) em um Congresso que renovado em um percentual significativo levou pouco mais de alguns meses para se entregar às velhas práticas de fisiologismo e toma lá dá cá. Nesse cenário o presidencialismo não funciona, é fato, porém antes de cogitar por qualquer outra opção de modelo político urge mudar a mentalidade da grande maioria do povo brasileiro, que com seu baixo nível de cultura e de amor à Pátria acaba por eleger as péssimas figuras que compõem nosso parlamento. Nesse triste contexto, Deus inda terá que se ocupar de professores que não querem voltar às aulas a pretexto da pandemia, jornalistas que estupram a verdade dos fatos, de produtores de programas televisivos que corrompem a mente de jovens e crianças e por aí segue a deformação que deságua em nosso sistema político.

Mara Montezuma Assaf -   25/07/2021 13:11:13

O advérbio SEMI já diz: nem uma coisa nem outra, muito pelo contrário. O Congresso só advoga em causa própria, infelizmente.

Iara M. Waengertner -   25/07/2021 12:46:47

Colocação muito lúcida, como sempre! Obrigada querido!

Flavio Roberto Luiz Vaz Netto -   25/07/2021 12:40:51

Muito bom! Acrescente-se a "vigarice" das emendas parlamentares que, como se não bastassem, se tornaram impositivas! Neste ano estäo destinados a cada parlamentar R$ 16.500.000 00 para livre e discricionária (desculpe refundãncia) utilização. Multiplique-se por 4 e é o que temos para nossos parlamentares!!!!!!

felipe luiz ribeiro daiello -   25/07/2021 12:26:31

Precisamos divulgar e esclarecer os fatos. Muita desinformação a combater.

Augusto Teizen -   25/07/2021 11:16:24

Nós temos que conviver v essa corja. Precisamos inventar uma forma de poder contra as arbitrariedades dos poderosos de plantão, pois não dá para transformar-lis em madres Tereza de Calcutá, há que se aprender a fazer pressão política sobre os parlamentares. Essa é a única saída.

Sebastião Ferreira -   25/07/2021 11:10:17

Como sempre o Ilustre Puggina desnuda as mentiras e artimanhas, não apenas da esquerda da qual nao se pode esperar outro comportamento, mas do Universo Politi Brasileiro. Meu caro serao necessárias algumas eleições para se moralizar os Peitos Brasileiros, dar fim aos eternos politicos será o primeiro caminho á ser seguido o segundo é concientiza á partir das escolas á nececidade de ter amor e orgulho pela Nação. Parabéns mais uma vez, sua capacidade de abordar assuntos importantes é insuperavel.

AMARO -   25/07/2021 11:04:31

Concordo total e plenamente com seu relato puramente realista e tristemente vigente por nós patriotas, VOTO IMPRESSO E AUDITÁVEL...JÁ...

Alvaro Tadeu Andreoli -   25/07/2021 10:42:34

Bom dia Senhor ! O Senhor consegue ver alguma possibilidade das Reformas de Base urgentes e necessárias, (começando por uma nova Constituição com todos os deveres e o único direito de sermos cidadãos livres e do bem), acontecer, sem uma Intervenção Militar Constitucional já e assim fazer uma limpeza geral no sistema e nos políticos existentes ? Um grande abraço e muito obrigado pela oportunidade de participar na tentativa das soluções para a nossa nação. Álvaro Tadeu Andreoli. Ativista Político de Direita. Há muito tempo estou Intervencionista, mas, hoje abandonado pelas Forças Armadas Brasileiras.