• José Antônio Rosa
  • 03/12/2020
  • Compartilhe:

TODAS AS VIDAS NEGRAS IMPORTAM?

 

Já ouviram falar de Dois Irmãos? Dois Irmãos é um município do estado do Rio Grande do Sul, de colonização alemã, integrante da região conhecida como Vale dos Sinos que se destaca pela sua importância na economia por desenvolver a indústria couro-calçadista.

Já ouviram falar de Tânia Terezinha da Silva? Tânia Terezinha da Silva, é uma mulher negra, técnica de enfermagem, filha de uma empregada doméstica e de um caminhoneiro, atual prefeita de Dois Irmãos, encerrando o seu segundo mandato, num município onde a população é de 91,5% de brancos. É a primeira mulher e também a primeira negra a ser prefeita de Dois Irmãos. Também é a atual presidente da Associação dos Municípios do vale do Rio dos Sinos, onde a totalidade dos municípios é de colonização alemã.

Já ouviram falar de Bauru? Bauru é um município do estado de São Paulo, com uma população de 380.000 habitantes, 68º PIB do Brasil e um elevado IDH. Destaque-se na economia no setor do agronegócio e industrial.

Já ouviram falar de Suéllen Rosim? Suéllem Rossim é uma mulher negra, jornalista, prefeita eleita de um município onde 70,66% da população é branca e apenas 4,95% são negros.

Por que pouco ou nada sabemos dessas mulheres negras que chegaram ao comando do Poder Executivo de suas cidades?

A resposta parece ser simples, mas não é.

Tânia Terezinha da Silva, primeira mulher e primeira negra a ser prefeita de Dois Irmãos afirmou que “(...) não voto em alguém por ser mulher ou negra. Voto porque acredito que essa pessoa vai trazer mudanças”.

Suéllem Rossim, a primeira mulher e primeira negra prefeita de Bauru se define “moralmente conservadora, economicamente defensora do livre-mercado e confessionalmente cristã”.

A postura dessas duas mulheres negras não interessa à causa, não interessa aqueles que se valem da cor da pele e usam os negros para obterem vantagens políticas e econômicas.
Por este motivo dificilmente serão badaladas na mídia e incensadas por ONGs, movimento negro e coletivos de “direitos humanos”.

Todas as vidas negras importam? ... nem todas.

* O autor é advogado em Porto Alegre.

** Extraído da página do autor no Facebook.