• 10/10/2019
  • Compartilhe:

CRIANÇAS E LIVROS


Percival Puggina

 

 Nos dias 4 e 5 deste mês de outubro estive em Santa Rosa, a convite da municipalidade, participando da Feira do Livro e da rotina de palestras, entrevistas e sessão de autógrafos de meu livro A tragédia da Utopia. Foi na própria Feira, porém, no horário em que os pequenos colegiais a visitavam, que vivi momentos de emoção.


Enquanto observava o intenso movimento e as múltiplas atividades, soube que o prefeito Alcides Vicini, observando feiras anteriores, nas quais as crianças olhavam, folheavam e, por não terem dinheiro, devolviam os livros aos balcões, teve a ideia de distribuir voucher de R$ 20 aos estudantes e R$ 25 aos professores.


A inteligente medida mudou o cenário e foi lindo ver os pequenos com seus vouchers na mão, chegando aos balcões com poder de compra, selecionando cuidadosamente segundo seus gostos e disponibilidades, e saindo com sacolinhas na expectativa de mergulharem nos segredos da imaginação. Abriam-se para elas, no bulício da Feira, as inesgotáveis riquezas da leitura. O dinâmico município de Santa Rosa investia, ali, na sua maior riqueza – as gerações que, no futuro, conduziriam a comunidade.