• 02/10/2016
  • Compartilhe:

 

APOSENTADORIA DE DILMA: TUDO CERTO, EXCETO O QUE FOI ERRADO.


Percival Puggina

 

 Leio no G1: No dia 1º de setembro – menos de 24 horas depois de Dilma ser afastada da Presidência por meio de um impeachment – Gabas foi atendido diretamente por Iracemo da Costa Coelho, chefe de uma agência do INSS em Brasília, para formalizar a aposentadoria da petista.

 

 A reportagem (da Época) informou que, na ocasião, foi contabilizado um tempo de contribuição previdenciária de 40 anos, nove meses e dez dias para a ex-presidente da República. Dilma se aposentou com renda mensal de R$ 5.189,82, teto do regime previdenciário.

 

 A revista afirma ainda que não há rastro de agendamento no sistema do INSS para que Dilma (ou alguém com uma procuração em seu nome) fosse atendida no dia 1º de setembro ou em qualquer outra data.

 

 O texto destaca que o tempo médio de espera para que um cidadão consiga uma data para requerer aposentadoria em uma agência da Previdência é de 74 dias, sendo que no Distrito Federal, onde o pedido de Dilma foi feito, o prazo médio na fila é de 115 dias.

 

COMENTO


 Não duvido de que a ex-presidente tenha cumprido os requisitos legais exigidos para obtenção do benefício que pleiteou. A ideia de qualquer fraude nesse sentido fica além da minha imaginação e não especulo sobre a honra de ninguém. No entanto, o fato não negado de que no mesmo dia em que ela deixou o governo, seu ministro da Previdência Social, já fora do cargo, entrou pela porta dos fundos de uma agência do INSS e saiu dali, minutos depois, com tudo resolvido, despachado e pronto é um irregularidade que não afeta o mérito do pedido, mas seu processamento. Não é aceitável que tenha acontecido e não seria tolerável nem mesmo a tentativa de conduzir o requerimento por essas vias paralelas e expressas.


 São plenamente justificadas as providências de afastamento dos servidores envolvidos, entre eles o próprio ex-ministro Gabas, que é servidor do órgão, para apurações de fatos e responsabilidades. Presidente não fura fila, menos ainda de idosos...