• Percival Puggina, com conteúdo Olhar Digital
  • 27/05/2021
  • Compartilhe:

UNIÃO EUROPEIA PROCESSA ASTRAZENECA

 

 Leio em Olhar Digital (por Gabriela Bulhões)

 

“Nesta quarta-feira (26/05), a UE indiciou a AstraZeneca com uma ação judicial para que a farmacêutica pague uma “multa de 10 euros por cada dia de atraso em cada dose da sua vacina não entregue a partir de dia 1 de julho”. Com isso, o valor pode ultrapassar 200 milhões de euros diários.

O contrato entre as partes previa um fornecimento de 120 milhões de doses de vacina para a Covid-19 no primeiro trimestre do ano, por outro lado, a AstraZeneca entregou 30 milhões de doses. No segundo trimestre, a estimativa é entregar apenas 70 milhões das 180 milhões de doses inicialmente planeadas.

Além disso, a UE exigiu que o grupo farmacêutico anglo-sueco entregue imediatamente as doses em falta. A AstraZeneca exportou 50 milhões de doses produzidas em laboratórios situados em Estados-membros. Entretanto, o retorno foi negativo e de que não houve rompimento de qualquer cláusula do contrato, alegando que a ação interposta não tem fundamento. A farmacêutica se defendeu e pontuou as dificuldades de produção."

 

Comento

Há quem creia que para ter as vacinas disponíveis à população mundial com a urgência que todos requerem, basta querer. Não é bem assim. A AstraZeneca é uma biofarmacêutica europeia, resultado da fusão, em 1999, de  dois poderosos grupos preexistentes, um britânico e um sueco, que se unirampara formar verdadeira potência do ramo, com mais de 70 mil funcionários em uma centena de países.

Pois mesmo uma empresa europeia desse porte, está enrolada para suprimento das demandas da União Europeia. E mesmo a União Europeia convive com problemas para atender sua própria demanda.

Talvez esse fato, divulgado ontem, sirva para mostrar que a vida, em tempos de pandemia, não se submete às exigências demagógicas e aos sofismas da política rasteira que  acometeu nosso país.  

*   https://olhardigital.com.br/2021/05/27/coronavirus/ue-processa-astrazeneca-por-falta-de-entrega-de-vacina/