• 01/10/2014
  • Compartilhe:

SOCORRO!


Percival Puggina


Assisti ao debate dos candidatos ao governo estadual do Rio Grande do Sul, realizado ontem na RBS TV. Em dado momento, comentando através do twitter as perguntas e respostas com que os candidatos disparavam rajadas desde as respectivas trincheiras, cheguei a gritar por socorro. Socorro!

O que estava em disputa, ali, era um pedaço do futuro do Rio Grande. Felizmente só um pedaço porque a maior parte desse futuro passa por outras vias através da ação dos indivíduos na busca dos próprios objetivos. Mas há uma parcela que corresponde, sim, ao Estado. Boa parte das discussões que foram além da troca de acusações sobre a honorabilidade dos participantes centraram-se na questão fiscal e na dívida com a União. A esse respeito, sem ser contestado, Tarso Genro anunciou, alto e bom som, que reduzir a dívida seria indispensável para abrir espaço a novos endividamentos. Socorro!

Ficou nítido, por outro lado, que o PT trabalhou o significado e o efeito emocional de certas palavras sobre as pessoas com tal competência que o efeito petista desses vocábulos acabou aceito reconhecido até pelos seus concorrentes. Assim, no Rio Grande do Sul, empresário, grande empresa, capital, privatização, lucro, pedágio são termos que viraram palavrão, coisa feia, que não se pronuncia em casa de família que se respeite, mormente em época de eleição. Socorro!