• Percival Puggina
  • 17/08/2021
  • Compartilhe:

ROBERTO JEFFERSON VERSUS ALEXANDRE DE MORAES

 

Percival Puggina

 

O jornalista Fernão Lara Mesquita, em O Vespeiro de 16 de agosto (leia a integra aqui), escreve, com muita razão:

Alexandre de Moraes é o Roberto Jefferson do Judiciário. Os dois são dados a pronunciamentos e encenações bizarras. Mas os de Roberto Jefferson morrem na internet enquanto os de Alexandre de Moraes põem em campo toda uma geração de degenerescências irreversíveis.

Pegou bem, o Fernão, ao apontar a semelhança. Embarcando no mesmo exercício, pode-se segmentá-la e identificar em ambos o mesmo gosto pelo protagonismo, a vaidade, a vida como uma ribalta, a paixão pela política, a agressividade sempre latente ou latindo.

Pegou igualmente bem, o jornalista, a principal diferença entre os dois. Em suas primeiras reaparições, Roberto Jefferson chegou a ser convidado para um ou outro programa de rádio e TV nos grandes grupos de comunicação, mas isso acabou logo ali. O que ele dizia não devia ser ouvido, estava fora do script geral desses veículos que conseguiram fazer de seu trabalho uma chatice sem fim em que todos se desdobram para dizer sempre a mesma coisa porque todas as matérias devem disparar contra o mesmo alvo.  Nunca o lugar comum foi tão comum!

Roberto Jefferson virou, então, astro das redes sociais e Alexandre de Moraes super-herói de um tipo de imprensa que não se constrange de apontá-lo como defensor da democracia contra o risco representado pelo jeito de falar do presidente do PTB. Faça o ministro a estripulia que fizer, cometa o abuso de autoridade que cometer, a mídia militante enaltece sua dedicação a uma causa que não faz sentido em ambientes jurídicos.