• Percival Puggina
  • 01/02/2021
  • Compartilhe:

O PRIMEIRO MINISTRO BEIJOU A LONA

 

Percival Puggina

 

         Depois de se haver outorgado o título de primeiro ministro de um parlamentarismo branco instituído por ele mesmo, Rodrigo Maia beijou a lona das derrotas. De traidor virou traído. Como seu Botafogo, vai acabar na segunda divisão.

         Acreditou que mesmo perdendo o posto deslizaria para o lado, no mesmo nível em que estava como poder paralelo, a fazer sucessor e continuar exercendo influência. Na semana passada, rodeado por companheiros, “aceitou o convite” para ser candidato do DEM à presidência da República.

Ah, Rodrigo, o poder é uma pipoqueira de ilusões! Mas quando desconecta do calor do poder, pode-se dizer como dizem os de língua espanhola: “Si te he visto, no me acuerdo!”. Agora mesmo, enquanto escrevo este breve necrológio de tuas pretensões, ouço que ameaças desfiliar-te do partido de ontem, sentindo-te traído pelo abandono de teus pares ao Baleia Rossi. Se te viram não se lembram mais de ti. Nem a Globo.

         Leonel Brizola, de quem pouco se pode aprender em política, foi muito exato, no entanto, quando afirmou que “a política ama a traição e abomina o traidor”. E isso torna tudo muito incerto, inclusive estas minhas reflexões do momento.