• Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico
  • 11/05/2021
  • Compartilhe:

O BRASIL DÁ SINAIS DE MELHORA

Gilberto Simões Pires

 

SINAIS DE MELHORA

Ainda que a OPOSIÇÃO AO ATUAL GOVERNO esteja sempre pronta e disposta para jogar, ou manter, o nosso empobrecido Brasil na VALA COMUM reservada aos países SOCIALISTAS/COMUNISTAS, o fato é que, inobstante às claras e evidentes dificuldades que são constantemente impostas, de forma infame e descarada, a economia brasileira dá claros sinais de melhora.   

 INFRAESTRUTURA COMO DESTAQUE

A rigor, uma boa parte do ânimo e da esperança de que o crescimento econômico é real e palpável tem origem na área da INFRAESTRUTURA, graças aos inúmeros LEILÕES DE DESESTATIZAÇÃO e/ou de CONCESSÕES DE SERVIÇOS À INICIATIVA PRIVADA que já foram realizados nestes dois últimos anos, assim como de outros tantos que seguem programados para acontecer em 2021 e 2022.   

 ÁGUA NA BOCA

Pois, mesmo com o atraso monumental das REFORMAS - TRIBUTÁRIA E ADMINISTRATIVA-, assim como dos importantes MARCOS REGULATÓRIOS DA CABOTAGEM, DAS FERROVIAS E DA PARTILHA DO PETRÓLEO, DA MODERNIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO, DO PACTO FEDERATIVO, ETC., que, se bem feitos, jogariam a economia brasileira às alturas, algumas boas propostas e projetos estão deixando os investidores com água na boca. 

 DESTINOS TURÍSTICOS

Uma das boas notícias dá conta de que o governo federal estaria se preparando para iniciar um programa de vendas de imóveis públicos em DESTINOS TURÍSTICOS. Além dos bens, a proposta inclui CONCEDER ATIVOS INALIENÁVEIS À INICIATIVA PRIVADA, como ilhas, espelho d´água e faixa de areia para instalação de infraestruturas. Na lista de prioridades estão Florianópolis (SC), Angra dos Reis (RJ), Maragogi (AL) e Cairu (BA).

 PRAIAS DO BRASIL

O objetivo do projeto, chamado -PRAIAS DO BRASIL-, é estimular especialmente o investimento de grandes grupos hoteleiros. Segundo informa o jornal Folha de São Paulo, o interesse é transformar as regiões em versões nacionais de Cancún, onde abundam os resorts internacionais. Este projeto está sendo tocado pelo Ministério da Economia, em parceria com o Ministério do Turismo e o Ministério do Meio Ambiente. A previsão é que as CONCESSÕES ocorram no primeiro semestre de 2022. Fantástico, não?

 REFORMA ADMINISTRATIVA

Quanto à REFORMA ADMINISTRATIVA, hoje pela manhã, durante a Audiência Pública na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que a proposta do governo é bastante moderada e fruto de muita conversa ao longo de dois anos de governo. "Calibramos e moderamos bastante, exatamente conversando com parlamentares, trocando ideias". O projeto cria cinco novos tipos de vínculos para os NOVOS SERVIDORES, apenas um deles com garantia de estabilidade no cargo após três anos. O texto prevê a de realização de concursos, mas também vai permitir entrada por seleção simplificada para alguns vínculos.

A proposta também extingue uma série de benefícios para os futuros servidores, como férias superiores a 30 dias, licença-prêmio (direito a três meses de licença para tratar de assuntos de interesse pessoal a cada cinco anos) e adicionais por tempo de serviço. No entanto, juízes, promotores, procuradores, desembargadores, deputados e senadores ficam de fora dessas novas regras.