• UFRGS Plural
  • 28/07/2022
  • Compartilhe:

Manifesto UFRGS Plural

 

A Comunidade da UFRGS tem pensamento político plural.

Os autores desse manifesto, professores, servidores e alunos da UFRGS, acompanhados por ex-professores, ex-servidores e ex-alunos, vêm a público afirmar que a comunidade UFRGS não tem apenas uma convicção política, e, portanto, ninguém pode falar em nome de toda a UFRGS.

A academia representa a diversidade de pensamento e jamais será cabresteada para apoiar qualquer candidato, ainda mais aqueles que não representam a liberdade e a honestidade.

1. A manifestação de apoio à candidatura mencionada em recente manifesto, liderada por ex-reitor da Instituição, foi pelo menos desrespeitosa com a própria comunidade UFRGS, e não condiz com a realidade.

2. As razões que sustentam a manifestação de apoio à citada candidatura carecem de verdade além de serem clichês de senso comum e, portanto, sem sentido.

3. Além disso, não condiz com a história secular da nossa Universidade que uma corrente política se aproprie da nossa voz, especialmente por seguir e apoiar liderança reiteradamente condenada, por crimes cometidos, por todas as instâncias do judiciário brasileiro

4. Muitos dos autores da presente manifestação têm substanciais razões para apoiar candidatura diversa, e identificar as reais ameaças a nossas liberdades individuais e coletivas que o referido apoio a esta candidatura representa.

5. Para que a verdade seja estabelecida, e para que haja respeito para com os pares, reiteramos nossa manifestação às sociedades gaúcha e brasileira: a Comunidade UFRGS é PLURAL

Porto Alegre, 28 de julho de 2022