• Percival Puggina
  • 26/11/2020
  • Compartilhe:

GOLPISTAS ATACAM PELO WHATSAPP

 

 Há um surto de golpes proporcionado por meliantes que agem através do WhatsApp. Com muito mais bandidos soltos do que presos, com pressão política e judicial para desencarcerar, facilitar a atividade criminosa, relaxar as condutas repressivas (quando não em extinguir as polícias militares e desarmar os policiais), era inevitável vivermos uma alvorada festiva da bandidagem.

  Diversos casos no meu círculo de relações relatam o mesmo procedimento: alguém envia mensagem pelo WhatsApp fazendo-se passar por amigo ou familiar da pessoa escolhida para extorquir. Usa, no seu Whats, uma foto da pessoa por quem querem se fazer passar. Informa que mudou seu número de telefone e manda a pessoa registrar o novo (aquele que está usando para a conversa). Alega estar com um compromisso financeiro no mesmo dia e não poder acessar os próprios recursos em virtude de alguma dificuldade com o Pix e pede que a pessoa passe dinheiro para determinada conta (provavelmente laranja).

Portanto, fique atento para ligações dessa natureza. Não fique nervoso. A probabilidade de ser falsa é de 100%. Na dúvida, adie a resposta e entre em contato com seu parente ou amigo que estaria lhe fazendo a solicitação. Observe se a forma de tratamento corresponde à que tal pessoa normalmente usaria ao falar com sigo. Como regra, não é assim.