• Percival Puggina, com conteúdo Estadão
  • 17/06/2023
  • Compartilhe:

Geração nem-nem e a semeadura do fracasso

 

Percival Puggina

         Abro e-mail do Estadão e o número estava ali, com a força de um soco na cara.

“11,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não trabalham nem estudam no Brasil - ou seja, é mais que a população de Portugal inteira. Chamado de nem-nem, esse grupo cresceu de forma exponencial nas últimas décadas até atingir o auge na pandemia, de cerca de 30% da faixa etária. Esse número caiu para 23% da população no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da FGV Social.

Apesar disso, a proporção de jovens nessa condição está acima da média internacional. No ano passado, o relatório Education at a Glance 2022, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o Brasil tinha o segundo maior porcentual de jovens entre 18 e 24 anos que não trabalhavam nem estudavam."

Comento

Enquanto aos 78 anos escrevo estas linhas e você as lê, um em cada quatro jovens brasileiros não têm o que fazer porque estudar não querem e trabalhar não podem ou não sabem.

Isso era tão esperável e tão evitável! Você faz ideia de quanto talento teve atestado de óbito fornecido a esses jovens? Quanto deixou de ser, florescer e ganhar vida em cada uma dessas histórias de vida? Tesouros escoando pelos dedos irresponsáveis de tantos...

Mas estamos no Brasil que se dá por servido com Lula na presidência e por representado pelo Congresso Nacional que não faz o que deve, que faz o que quer e, não contente, trata de esconder o mal feito, penalizando qualquer referência pública por quem dele tome conhecimento. Estamos no Brasil onde para boa parte da cadeia produtiva da educação mais vale um militante na mão do que dois estudantes estudando.   

Estamos no Brasil da semeadura do fracasso porque o poder hegemônico precisa do pobre necessitado de ração, carente de alguma bolsa do Estado ainda que para isso tudo mais vá para o saco (inclusive o agronegócio!).

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.