• Emilio Morales, Diário de Cuba
  • 25/03/2023
  • Compartilhe:

2022, a maior onda migratória da história de Cuba

 

Emilio Morales, Diário de Cuba

Nota do editor do site: Este texto, enviado de Miami por um amigo cubano, recorta matéria publicada no jornal digital Diário de Cuba em 24/03 examinando o desastre produzido sobre a tragédia cubana pela gestão do sucessor de Raúl Castro.

Onda migratória

           Sem dúvida, esta é uma das "conquistas" mais notáveis ??alcançadas por Díaz-Canel. Sob sua gestão, foi observada a maior onda migratória da história de Cuba. Os mais de 366.000 cubanos que conseguiram chegar aos Estados Unidos nos últimos dois anos demonstram isso. A onda migratória bateu o recorde de todas as ocorridas nos respectivos mandatos de Fidel Castro e Raúl Castro. Chega a superá-los, todos somados, como pode ser visto na Figura 6.  

Os números fazem prova inequívoca da rejeição sentida pela população cubana ao atual presidente e à sua gestão. Não fosse o fato de que o governo Biden acabou fechando as fronteiras, esse número teria ultrapassado meio milhão de pessoas!

A imagem que ilustra o texto mostra as estatísticas das diferentes crises migratórias cubanas ocorridas no período 1960-2022.

Nesta fuga massiva, partiram dezenas de milhares de empresários e jovens qualificados, deixando um grande vazio de recursos humanos no país. Hoje o país está descapitalizando seus recursos humanos, já que a maioria dos que emigram são jovens em busca de liberdade e oportunidades.

Mas o mais grave de tudo isso é o lucro que o Governo de Miguel Díaz-Canel obteve à custa do sofrimento do povo cubano. Além da intenção política de Havana de aliviar a pressão interna no país, no fundo dessa crise migratória está um rico e multimilionário negócio de tráfico de pessoas. Dito negócio tem sido administrado com uma eficiente triangulação entre os regimes mafiosos de Cuba e da Nicarágua, com a cumplicidade dos cartéis mexicanos. Em outras palavras, o governo Díaz-Canel consolidou-se como um grande gestor do tráfico de pessoas.

Somente na rota Havana-Manágua-México-EUA, os cubanos que emigram gastam entre 12.000 e 15.000 dólares per capita em viagens, discriminados em: 1. passagem (4.000-5.000 dólares); 2. Travessia de fronteiras nas mãos dos coiotes até chegar aos EUA (8.000-10.000 dólares). Se fizermos um cálculo simples do volume de dinheiro que representou esta avalanche de migrantes cubanos para os Estados Unidos, podemos verificar que totalizou entre 4.398 e 5.497 milhões de dólares.

Chama a atenção que esta cifra tenha superado a receita dos seguintes setores exportáveis ??da economia cubana no conjunto de 2021: turismo (404,1 milhões de dólares); açúcar e derivados (107 milhões); minerais (791 milhões); produtos do mar (82 milhões); medicamentos (98,4 milhões); tabaco (204 milhões) e produtos agrícolas (31 milhões). Todos juntos somaram 1.717,55 milhões de dólares, o que significa um valor 3,46 vezes menor que o volume total desembolsado pelos 366.515 migrantes cubanos que chegaram aos Estados Unidos pela fronteira desde que o governo Biden chegou à Casa Branca...

Comento

Na sequência da extensa matéria, amplamente ilustrada com gráficos e baseada em fontes confiáveis, o DCC informa sobre a próxima eleição cubana, quando certamente Díaz-Canel será reeleito porque é esse o desejo da elite do PCC que, afinal, é a única beneficiária da servidão estabelecida na ilha.