• Epoch Times, por Tom Ozimek
  • 01/07/2021
  • Compartilhe:

VEJA O QUE ACONTECEU NA VOTAÇÃO PRIMÁRIA EM NOVA YORK!

 

Epoch Times, por Tom Ozimek

 

A contagem dos votos primários do prefeito de Nova York foi anulada após uma discrepância de 135.000 cédulas

O Conselho Eleitoral da cidade de Nova York disse em 29 de junho que 135.000 cédulas-teste foram acidentalmente incluídas em uma contagem preliminar de votos nas eleições primárias para prefeito da cidade, levando à anulação da contagem e provocando a ira dos candidatos.

A primeira tentativa de Nova York de votação nominal (RCV) acabou em confusão depois que o conselho eleitoral removeu abruptamente os totais de votos atualizados de seu site, horas depois de publicá-los, citando uma "discrepância" nos números.

“Estamos cientes de que há uma discrepância no relatório de eliminação não oficial da RCV rodada a rodada”, disse o conselho em um comunicado, observando que estava trabalhando com a equipe técnica para identificar a discrepância e pedindo aos “candidatos que tenham paciência”.

Posteriormente, o conselho publicou outra declaração observando que, inadvertidamente, não conseguiu remover as cédulas de amostra usadas para testar seu software.

"Quando os registros de votos expressos foram extraídos para a primeira tentativa de resultados da RCV, incluíram os resultados do teste e da noite da eleição, produzindo aproximadamente 135.000 registros adicionais", afirmou o conselho, se desculpando pelo erro e jurando "garantir o mais preciso até data em que os resultados são relatados.”

“O registro de votos elenco será gerado novamente e as rodadas de RCV serão tabuladas novamente”, afirmou o conselho.

A eleição primária de Nova York foi realizada há uma semana, quando os resultados preliminares mostraram Eric Adams, o presidente do bairro do Brooklyn, com uma vantagem de 10 pontos. Essa vantagem preliminar pareceu encolher para 2 pontos em 29 de junho, quando a segunda, terceira, quarta e quinta escolhas dos eleitores foram levadas em consideração no sistema de votação por classificação que está sendo usado pela primeira vez em uma disputa para prefeito.

Mas depois que os votos foram liberados, repórteres e funcionários da campanha notaram que havia cerca de 135.000 votos a mais contados do que o relatado na noite da eleição, com Adams divulgando uma declaração pedindo ao Conselho Eleitoral "para explicar um aumento tão massivo", que ele disse que levantou "questões sérias".

Depois que o conselho reconheceu o erro, Adams emitiu outra declaração chamando o erro de “lamentável” e dizendo que “é fundamental que os nova-iorquinos confiem em seu sistema eleitoral”.

Na noite de 29 de junho, a Junta Eleitoral anotou os totais de votos e os substituiu por uma nota informando que os resultados estariam disponíveis em 30 de junho.

Os resultados anulados pareciam mostrar o estreitamento da corrida, com Kathryn Garcia, ex-chefe de saneamento da cidade que funcionou como tecnocrata, subindo para o segundo lugar e Maya Wiley, ex-analista da MSNBC e advogada de direitos civis, caindo de segundo para terceiro.

Wiley, que terminou em segundo lugar atrás de Adams na noite da eleição em votos de primeiro escalão, lamentou o erro do conselho.

“Este erro da Junta Eleitoral não é apenas uma falha na contagem dos votos hoje, é o resultado de gerações de falhas que não foram resolvidas”, disse ela em um comunicado. “Infelizmente, é impossível ficar surpreso.”

Garcia também expressou críticas em um comunicado, afirmando que a liberação do conselho de contagens incorretas de votos "é profundamente perturbador e requer uma explicação muito mais transparente e completa." Ela também disse que todos os votos ausentes e de escolha no ranking “devem ser contados com precisão, para que todos os nova-iorquinos tenham fé em nossa democracia e em nosso governo”.

A discrepância também atraiu um comentário crítico do filho mais velho do ex-presidente Donald Trump, Donald Trump Jr., que sugeriu que a discrepância de votos em Nova York ilustra a necessidade de fazer perguntas difíceis sobre a integridade eleitoral.

"Deixe-me ver se entendi? Você pode perder por 135.000 votos apenas nas primárias para prefeito de Nova York, mas se alguém perder a Casa Branca por menos de 45.000 em vários estados em uma eleição presidencial, você não pode ter dúvidas ”, escreveu Trump Jr. em um Twitter publicar. “Parece legítimo ... se você mora na China.”

Os resultados finais das eleições primárias para prefeito devem ser anunciados em julho.

*     A Reuters contribuiu para este relatório.