• Percival Puggina, com conteúdo O Globo
  • 26/12/2020
  • Compartilhe:

VAIAS AO STF E VIVAS À FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

 

 

Li em O Globo (23/12)

BRASÍIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, defendeu o pedido feito pela Corte à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para reservar 7 mil doses da vacina contra a Covid-19. A reserva de vacinas não está prevista no plano nacional de imunização (PNI) contra a doença divulgada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Mas, segundo Fux, o pedido feito pelo STF seria atendido apenas dentro das possibilidades e depois da imunização dos grupos prioritários.

O ofício do STF foi enviado no dia 30 de novembro e é assinado pelo diretor-geral do STF, Edmundo Veras dos Santos Filho. O documento não pede que as vacinas sejam encaminhadas de forma antecipada ao STF e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também é presidido por Fux. Mas, se a reserva fosse acatada, isso poderia permitir que pessoas que não estão nos grupos considerados prioritários segundo o Ministério da Saúde teriam acesso à vacina antes do restante da população em geral. O Superior Tribunal  de Justiça (STJ) também fez um pedido semelhante. A Fiocruz já negou ambas as solicitações e informou que a produção é destinada "integralmente" ao Ministério da Saúde.

COMENTO

            Isso é o Supremo, sendo o mesmo, “se achando” e crendo que até a saúde da Corte deve ser prioridade nacional. No pedido da reserva de 7 mil doses da vacina, o Diretor Geral do Tribunal, explica que com o STF assumindo essa vacinação de seu pessoal, o sistema público de saúde seria aliviado dessa responsabilidade, preservando-se o sistema público para cuidar  inteiramente do restante da população. E acrescenta haver na instituição pessoas que compõem os grupos de risco. Desnecessário lembrar que nenhum dos ministros tem 75 anos (aposentam-se ao completar essa idade) e não integram, portanto, a ordem de prioridades determinada pelo Ministério da Saúde...

Que coisa horrorosa! Isso é um selfie do STF enviado à nação e agora exigindo do presidente Fux malabarismos retóricos para explicar porque a foto saiu tão ruim.

            Parabéns à Fiocruz – aplausos de pé, por favor! – que teve a inusitada bravura de dizer – Não! – ao Supremo Tribunal Federal, informando-o de que as vacinas seriam entregues integralmente ao Ministério da Saúde.  A Fundação Oswaldo Cruz completou, em maio, 120 anos de inestimáveis serviços à saúde da população brasileira.