• Percival Puggina
  • 18/05/2021
  • Compartilhe:

UMA GERAÇÃO BRILHANTE

 

Percival Puggina

E alla Merica noi siamo arrivati
no' abbiam trovato nè paglia e nè fieno
Abbiam dormito sul nudo terreno
come le bestie andiam riposar.
(estrofe da canção folclórica  Mérica, Mérica, Mérica)

Na história da economia e da sociedade sul-rio-grandense há uma importante geração de empresários descendentes de imigrantes que vieram da Itália para a Serra Gaúcha e realizaram aqui, sul nudo terreno, o “sonho americano”. Com o trabalho de suas mãos, venceram as dificuldades da topografia local, saíram da pobreza, acreditaram na livre iniciativa, criaram pequenos negócios que se converteram em grandes empresas, animaram suas aldeias que viraram cidades e prosperaram junto.

São vidas que mereciam filmes; casos que mereciam estudo acadêmico; exemplos a serem seguidos porque mantêm uma relação íntima e harmônica com desenvolvimento econômico e progresso social.

A FLORENSE, que patrocina esta página, é uma dessas empresas. De pequena marcenaria, o trabalho de 68 anos a ergueu ao nível das mais qualificadas empresas do ramo moveleiro mundial, em cujo mercado se integra e prospera como parte da alma serrana do dinâmico município de Flores da Cunha.

O que me faz referir essa geração brilhante, tão bem representada na família Castelan, é a homenagem que a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre presta hoje, 18 de maio, aniversário da fundação da empresa, ao fundador da FLORENSE por seu antigo e consistente apoio à instituição, concedendo seu nome ao belíssimo Teatro Histórico-Cultural, que passa a denominar-se Teatro Lourenço Darcy Castelan.

Meu abraço à família Castelan, ao Lourenço, ao filho Gelson, à família Corradi na pessoa do Mateus pelo que muito bem fazem e pelo muito bem que com as mesmas mãos fazem.