• Percival Puggina
  • 19/02/2023
  • Compartilhe:

Protesto simbólico de uma sociedade intimidada

 

Percival Puggina

         Essa imagem e o respectivo vídeo (aqui) impressionaram-me vivamente. São sinais visíveis do nível de intimidação que atingiu a sociedade brasileira: cidadãos constrangidos a protestar em ambiente rural, com a cabeça encoberta, para não serem arrebanhados nos rancores do Estado. Reflitam sobre isso as autoridades. Cumpram seu dever aqueles congressistas que preservam sua honestidade intelectual.

Gradualmente, a esquerdização do país perverteu um dos fundamentos do constitucionalismo: o Estado, em vez de proteger a sociedade, dela se distancia e se resguarda.

Como recentemente escreveu o cronista Idico Luiz Pellegrinotti: “Em Brasília, pessoas inocentes foram vítimas de duas emboscadas, uma pelos infiltrados e outra pelo STF e estão sendo oprimidas em seu bem maior – a liberdade”.

Imputar a pacatos cidadãos sentados em cadeiras de praia diante de quarteis um criativo portfólio de condutas criminosas, encarcerá-los e assim mantê-los, não é uma forma civilizada de tornar respeitáveis as instituições da República.

É mais do que necessária a CPI do dia 8 de janeiro! Enquanto a oposição “golpista” a quer, o governo “institucionalista”, de modo incomum, rejeita a iniciativa de início proposta por alguns de seus próprios congressistas.