• Raul Jafet
  • 24/05/2022
  • Compartilhe:

O líder das pesquisas mais impopular que já vi

Raul Jafet

 

"Levei" do Facebook, hilariante frase que reproduzo: "...o eleitorado de Lula é discreto! Não vai a manifestações, não o aplaude nas ruas, só aparece nas pesquisas!"

É intrigante os Institutos de Pesquisa apontarem larga vantagem do ex Presidente sobre o atual, completamente oposto ao que se vê nas ruas de todo o Brasil, onde o atual mandatário é ovacionado, abraçado, tira dezenas de fotos ao lado de entusiasmada multidão! Seria pretensioso de minha parte, desqualificar tais pesquisas, já que não sou técnico, muito menos estatístico. Porém, recorro novamente à histórica frase de Júlio César proferida antes do nascimento de Cristo: "A mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta".

Não duvido da veracidade de certas pesquisas, porém não me parecem honestas!!!! Recentemente, determinado Instituto apresentou pesquisa com 1000 eleitores em todo Brasil. Considerando que temos 150 milhões de brasileiros aptos a votar, tal número de pesquisados (nos meus 69 anos de existência, nunca fui pesquisado eleitoralmente, sic),esses privilegiados 1000, representam apenas 0,00000667% da população brasileira, tão diversa, com tantas diferenças regionais, sociais, econômicas, graus de escolaridade, faixa etária etc. Insignificante amostragem, que salta aos olhos de qualquer leigo na metodologia utilizada.

Me estenderia demais analisando apenas as diferenças do eleitorado do Estado de São Paulo, onde os resultados das últimas eleições para cargos majoritários, apresentam substanciais diferenças entre os votos da Capital e do Interior, das pequenas e grandes cidades! Por isso, me cabe duvidar da veracidade de tais pesquisas, por mais que os Institutos afirmem retratar o momento.

Assim sendo, fosse hoje a eleição, a vitória de Lula seria a de quem sequer pode frequentar com sua namorada, uma praia, um restaurante, um show, sem ser vaiado e recebido com uma chuva de impropérios!

 

*    Raul Jafet é empresário