• Percival Puggina
  • 15/08/2021
  • Compartilhe:

O EMBAIXADOR E O CAVALO DE TROIA

 

 

Percival Puggina

 

Não é de hoje que se comentam as intromissões do senhor Yang Wanming e o uso que faz do twitter para emitir opiniões que, no caso dele, jamais podem ser consideradas apenas pessoais. A caminho para se tornar a nação mais poderosa do mundo, a China não esconde sua riqueza nem a atenção que dá a seus próprios interesses geopolíticos.

O embaixador chegou ao Brasil depois de passar dois anos no Chile e quatro na Argentina. E vejam no que deu. Aqui, já está escudado  pela esquerda brasileira, que vibra com as “tiradas” do embaixador na rede social. Seria excessivo afirmar que também esteja escudando nossas esquerdas, que não escondem seu entusiasmo por bandeiras vermelhas?

Na última sexta-feira, noticiada a prisão do deputado Roberto Jefferson, o embaixador foi ao twitter e escreveu: “Lindo dia para o Brasil” e uma sequência de aplausos. A prisão de adversários tem a cara do regime chinês.

De uns tempos para cá o embaixador chinês vem ficando parecido com aqueles malwares, não por acaso também chamados cavalos de troia, que se infiltram nos computadores e causam erros de funcionamento. Nossas instituições já os tem em demasia e por conta própria, dispensando acréscimos externos; mas são certamente  estes descuidos de manutenção que nos tornam mais vulneráveis às presumíveis intromissões do embaixador do poderoso Xi Jinping.