• Percival Puggina
  • 09/02/2023
  • Compartilhe:

Lula encontra Biden. Algo vai piorar.

 

Percival Puggina

         Leio na Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na próxima quinta-feira (9) para os Estados Unidos onde, no dia seguinte, irá encontrar o presidente norte-americano, Joe Biden, em Washington. A pauta dos dois países terá três temas centrais: democracia, direitos humanos e meio ambiente. Durante encontro, na Casa Branca, os presidentes discutirão ainda como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo.

Ao falar, nesta terça-feira (7), sobre os preparativos da viagem do presidente, o secretário das Américas do Itamaraty, embaixador Michel Arslanian Neto, lembrou que Lula conversou recentemente com Biden, por telefone, em duas oportunidades. A primeira, quando foi declarado vencedor das eleições presidenciais, e a segunda, no dia 9 de janeiro, um dia após os ataques terroristas às sedes dos três Poderes da República brasileira. 

“Os dois países estão experimentando desafios semelhantes, uma preocupação comum com o tema da radicalização, violência política com o tema do uso das redes para a difusão de desinformação e discurso de ódio. Então, com as duas principais democracias do mundo se reunindo seu mais alto nível, será uma oportunidade ímpar para que enviem uma mensagem de forte apoio a processos políticos, sem recursos a extremismos à violência e com o uso adequado das redes sociais”, destacou o embaixador.

         Comento

Lula viaja cercado da elite de seu ministério! Além da patroa Janja e do chanceler Mauro Vieira, vão com ele: Fernando Haddad, o primeiro ministro da Economia que não entende lhufas desse riscado; Marina Silva, a ministra do meio ambiente que apresentou o Brasil em Davos como uma gigantesca Libéria, com 130 milhões de famintos; e a ministra irmã de Marielle Franco, que cuida da igualdade racial e de quem, por enquanto, ninguém ainda aprendeu o nome de batismo.

Como se vê, uma agenda trepidante, bem ao gosto dos dois mandatários.

Por que digo que algo vai piorar? Por três motivos. Primeiro, porque a experiência tem mostrado isso; cada vez que o governo abre sua sacola de guardados com propostas esquerdistas do século passado, as expectativas pioram e o mercado se ressente. Segundo, porque as ideias de Biden e Lula sobre mudanças climáticas e Amazônia levam em maior conta as perspectivas internacionais que os interesses brasileiros. Terceiro, porque o conceito de igualdade racial desse governo não prescinde da construção da animosidade e do conflito, como bem mostra a recepção a Janaina Paschoal na USP.

Por fim, segundo o embaixador brasileiro, o discurso de ódio estará na pauta. Nesse caso, será preciso manter Lula calado porque é só o que transparece quando ele fala.