• Percival Puggina
  • 27/07/2022
  • Compartilhe:

Inflação começa a ceder. Há quem diga: Puxa vida, que azar, logo agora!

Percival Puggina

 

Leio no site da Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,13% em julho. A taxa é menor que as de junho deste ano (0,69%) e de julho de 2021 (0,72%).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (26), no Rio de Janeiro, que essa é a menor taxa mensal do IPCA-15 desde junho de 2020 (0,02%). O indicador acumula inflação de 5,79% no ano e de 11,39% em 12 meses.

(Íntegra da matéria da Agência Brasil, aqui.)

Comento

A turma que pisoteia na bandeira e chama os adversários de extremistas, lê essa notícia com pesar. “Puxa vida, que azar, logo agora!”, devem dizer.

Esquecem-se, mas eu não esqueço do imenso esforço e sacrifício da sociedade brasileira para que a economia nacional saísse da hiperinflação e entrasse nos trilhos. O aperto e as dificuldades decorrentes abriram caminho para a vitória de Lula em 2002.

O irresponsável colheu os frutos da estabilidade, beneficiou-se do ingresso da China no mercado mundial (de repente, meio bilhão de chineses se tornaram consumidores e a economia brasileira beneficiou-se enormemente com isso). Lula pensou que era uma espécie de rei Midas, que tudo que tocasse virava ouro e que a China continuaria a despejar centenas de milhões de novos consumidores no mercado, todos os anos.

Deu no que se viu. Em vez de poupar, o governo petista elevou o gasto público. O Estado inchou. Obras no Brasil e no exterior passaram a ser lançadas às pencas, com olho gordo nos comissionamentos. A corrupção cresceu acima do PIB. Aliás, passou a ser medida em percentagens do PIB.

Agora, contam com a repetição da estratégia. Desde o início, exploram as dificuldades causadas pela pandemia e, agora, pela guerra. Contam com a manutenção dessa realidade para colher o benefício do esforço nacional para vencê-las. Contam com a pouca memória do eleitor e torcem contra o Brasil para fazer tudo de novo. Estão anunciando exatamente isso.

Querem desfazer novamente com os pés o que outros fizeram com as mãos.