• 01/08/2014
  • Compartilhe:

Já escrevi várias vezes sobre o fato de que o governo vale-se de bilionários e rumorosas lançamentos de programas e obras públicas para soterrar acontecimentos que lhe sejam politicamente prejudiciais. É uma estratégia surrada. Se a população ficou desgostosa com alguma revelação da imprensa investigativa, ofereça-se a ambos - imprensa e população - alguma notícia alvissareira.

Esses lançamentos ocorrem em vista de si mesmos. São festa para comemorar a festa. E os bilhões anunciados simplesmente passeiam de festa para festa, anunciando uma ponte aqui, um porto ali, um programa de creches acolá, uma centena de carros-pipa mais adiante.

Escreve-me um leitor sobre o ocorrido com a refinaria Premium I, em Bacabeira, Maranhão. Deveria ser a "maior refinaria do Brasil", coisa para mais de 600 mil barris diários. A pedra fundamental foi concretada em 2010, em plena campanha de Dilma à presidência. Presente ao ato la crême de la crême da política maranhense: Rosana Sarney, José Sarney, Dilma Rousseff (então chefe da Casa Civil) e o ministro da área, Edison Lobão. Passados quatro anos, apenas uma parte da terraplenagem e diversas auditorias do TCU. E para o período 2013 a 2017, está prevista, apenas, a continuidade da fase de projetos. E o povo vai atrás de todo esse papo-furado.