• Percival Puggina
  • 24/04/2022
  • Compartilhe:

Themis fazendo tiro ao alvo?

Percival Puggina

 

            Passei algumas horas, nesta manhã de sábado, visitando sites de esquerda. É visível que perderam a graça. Alguns copiaram de Daniel Silveira, em linguagem agressiva, tudo que não deviam. Outros dão sinais de ser onipresentes em palestras de ministros do STF, tendo absorvido deles aquela paranormalidade que, em tudo, vê fantasmas ameaçadores à democracia e ao Estado de Direito. É consabido que os ministros têm esses dois conceitos como propriedades suas, ou como reflexos de si mesmos.

Nos sites que visitei, são correntes afirmações do tipo: “o presidente da República testa, sistematicamente, os limites das instituições”, “o incontido autoritarismo de Bolsonaro”, “um desrespeito à liturgia do cargo”, “o golpe começou”, etc.. São palavras fáceis de escrever, mas o que se observa é o oposto.

Por palavras, atitudes e ações, são os ministros do STF que, desde o início, manifestam constante desconfiança, preconceito e hostilidade em relação ao governo. Não se poderia esperar algo diferente de um colegiado majoritariamente petista. O esquerdismo radical, no poder, sempre dele exorbita. Foi por tal caminho que os 11 “supremos” se assumiram, primeiro, como corregedores das opiniões nacionais e, logo após, como membros de um intruso "poder moderador" da República. É por tal caminho que esgotam contra o presidente, nacional e internacionalmente, quase todo o cardápio de adjetivos que o PT usou durante a campanha eleitoral de 2018.

Como se fossem alto-falantes da República passaram a frequentar o noticiário político com muito maior frequência do que os detentores de mandato. É lá que a notícia sai no forno. É do STF que os partidos de oposição se servem para suas estratégias. É lá que o ânimo esquerdista sente a firmeza que perdeu junto à opinião pública. O desproporcional protagonismo dos membros da Corte e suas evidentes motivações contaminaram o Judiciário.

O leitor sabe que seria entrar em terreno perigoso levar meu artigo por essa trilha. Saio dela. No devido momento, tudo será objeto de estudos acadêmicos. No entanto, como conservador, sei o quanto uma sociedade política necessita de estabilidade e de segurança para garantia das liberdades, das propriedades, dos direitos, da vida, enfim. Vínhamos sem isso. As “quatro linhas da Constituição” exibiam-se instáveis como cerca de banhado. Sobre tudo, o STF tinha a última palavra. Aristóteles Drummond, em recente artigo, lembra: “...vacinas, uso de armas, programas de saúde, nomeações para cargos do Executivo, questões da Economia, como venda de estatais e mil outras miudezas”.

No dia 21 de abril, o presidente resolveu exercer seu poder e tornar extinta uma decisão inquestionavelmente injusta. Oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por injúrias e bravatas (ameaças não concretizadas e iniciativas não adotadas) são uma demasia que depõe contra o bom senso dos julgadores.

Pergunto-me: e se o réu dessa ação fosse um baixinho mirrado? Se fosse amigo do Lula ou do Temer? Creio que tudo seria diferente e acabaria com pagamento de cesta básica. Terá, Daniel Silveira, sido judicialmente perseguido por ser um deputado grandalhão, amigo do Bolsonaro? Terá a deusa Themis praticado tiro ao alvo?

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 

 

 


Jose Ricardo -   26/04/2022 10:44:00

Segundo os opositores de esquerda, se o presidente Bolsonaro segue o que está na Constituição, porém contraria a opinião dos ministros do STF, ele praticou mais um ataque a democracia. Agora o STF pode usurpar a vontade as funções do Executivo e do Congresso e violar seguidamente a Constituição, porque os iluministros estão na verdade defendendo a democracia. Mas o mais vergonhoso disso tudo é ver a passividade e a covardia dos senhores senadores, principalmente aquele que foi escolhido para ser o presidente daquela Casa, mas que parece estar mais preocupado em defender seus interesses próprios perante ao STF do que o Congresso. Não custa lembrar ao ilustre senador Rodrigo Pacheco o Artigo 52, inciso II da Constituição, que diz que cabe ao Senado Federal processar e julgar Ministros do STF, ou seja, cabe ao Senado Federal colocar um freio nesse ativismo político dos iluministros, que já nem fingem mais atuarem como políticos de oposição ao presidente Bolsonaro, com detalhe de que não receberam um voto sequer do povo para isso. Já que o Senado e a Câmara não vão fazer nada pra se autopreservarem, cabe a nós perguntarmos se o STF vai lançar candidato próprio a Presidência ou vai se manter na coligação com o PT?

Maria Elizabeth Helm -   26/04/2022 10:16:27

Como gosto de leituras de pessoas coerentes, como senhor, alertando-nos sobre as distorcidas informações que a mídia esquerdista insiste em publicar. Parabéns, Puggina!

José Paulo Moletta -   26/04/2022 03:36:02

Parabéns, encaminhei à meus contatos, alguns , com credenciais da OAB, que deram nota 10.

Luiz R. Vilela -   25/04/2022 15:45:52

A figura mitológica grega que personifica a justiça, carrega em suas mãos, uma balança, que por nada ter em seus pratos, estão nivelados e equilibrados. Já cá no Brasil, quando algo é posto nos pratos da balança da justiça, a olho nu, vê-se que sempre um lado pesa mais que o outro, perde o equilíbrio. Como pode haver pesos iguais, quando as ações da suprema corte, procede de maneira tão diferente em casos que mantém certas semelhanças entre si. O cidadão Luis Inácio Lula da Silva, foi condenado por todos os juízes, onde seus processos transitaram. Quando estes processos chegaram aos juízes, que o próprio nomeou, acharam tantos defeitos, que desfizeram tudo. Ai por essas e por outras, fica-se pensando, uma justiça em que as instâncias inferiores são totalmente desautorizadas pela sua corte suprema, e ficam num bater cabeças incompreensíveis, é uma justiça confiável? Isso que os processos deste senhor, andaram em velocidades supersônicas, algo inédito no judiciário brasileiro. Agora vem o caso do deputado Daniel Silveira, outro que foi agraciado com um processo relâmpago e muitos juristas consideram ilegal. Estaria a nossa suprema corte abandonando a razão e julgando com o coração? Estaríamos agora vendo a máxima que sempre se disse existir na justiça brasileira de que para os amigos, os favores da lei, mas para os inimigos, os rigores? Será que sempre foi assim, mas agora escancarou de vez? A balança da deusa Themis precisa de escora em um dos seus pratos, anda mais pesado que o outro.

EDISON BECKER FILHO -   25/04/2022 14:36:25

Primeiro gostaria de dizer que existe um implemento na definição de "extrema direita". É tudo aquilo que desagrada a dita esquerda brasileira. Agora chama a atenção e acredito que até outubro, formas de ataque se intensificarão. Logo após conhecimento do indulto a velha mídia, mais mercenários acostumados a receber para militar, enfim todos aqueles segmentos criados não para melhorar seus interesses, mas para serem dominados e manipulados, começaram a agir. Estão cada vez mais impondo uma insanidade que deverá ser contada para as gerações futuras para que não deixem isto ocorrer novamente.

Emilia Rosa -   25/04/2022 12:16:00

Puggina, lembra da minha Themis? Te visitou há anos, quando esteve no Brasil. (Minha filhota.) Achei o máximo o título, considerando que minha Themis tem porte de arma!

ALCEBIADES DA SILVA SANTOS FEITAL -   25/04/2022 12:09:42

A Crônica de hoje de Percival Puggina acertou o âmago da questão dos atos políticos praticado pelo STF, que age como se fora membro do Crongresso Nacional

Décio Antônio Damin -   25/04/2022 10:38:40

O que é justo ou injusto depende do observador, por suas convicções políticas, no caso de que se está tratando...! Admitir o contraditório é democrático e salutar. Esse Deputado mais parece um troglodita a ameaçar todos aqueles que discordam, ou tem uma visão diferente do mundo. Não pode andar por aí a exortar um ataque aos Ministros e a pregar a própria extinção do STF, colocando-se contra a própria Constituição. Não gosto do Lula,que deveria estar preso e não gosto do Bolsonaro por suas atitudes ditatoriais (pelo menos na intenção)! "Aos amigos(e familiares)todas as benesses, e aos opositores os rigores da lei!"

José Roque Brugnaro -   25/04/2022 09:23:41

A pergunta que deveria ser feita aos ministros da côrte: "um desrespeito à liturgia do cargo" não seria da parte dos togados que estão rasgando a Constituição? Parabéns pelo artigo,Percival Puggina.

Maria Carvalho -   25/04/2022 09:14:17

Perfeito! Um ato de justiça o indulto do PR ao deputado Daniel e , como sempre diz, " dentro das 4 linhas da Constituição Brasileira em vigor. "CUMPRA-SE"!

carlos edison domingues -   24/04/2022 11:48:05

PUGGINA. Agradeço pelo que escrevestes. O povo brasileiro não pode cobrir os olhos, frente ao momento que estamos atravessando, sob pena de comprometermos o futuro. Carlos Edison Domingues