• Percival Puggina
  • 19/09/2021
  • Compartilhe:

O “CULPADO” DE TUDO

Percival Puggina

 

         Com o título “Tempestade perfeita”, a Folha de São Paulo, em seu labor cotidiano, trouxe uma charge que atribui a Bolsonaro culpa ou inação perante a pandemia, o desemprego, a inflação e a crise de energia. A intenção do chargista era fazê-lo rir e consolidar, com isso, o volumoso conjunto de mistificações analíticas com as quais a Folha e outros grandes grupos de comunicação invadem nossos lares em três turnos de oito horas, sete dias por semana.

O presidente é responsável pela pandemia? Somos o único país onde o vírus é inocente e, o presidente, responsabilizado por todos os óbitos...  Nos países produtores de imunizantes, a vacinação contra a covid-19 iniciou em meados de dezembro de 2020 e no Brasil, em virtude da necessidade de contornar exigências legais e atender requisitos da ANVISA, um mês depois (17/01). Os “sábios” dos grandes veículos previram que a “imunidade de rebanho” só seria alcançada em 2025. No entanto, chegamos a este mês de setembro com situação sanitária superior à dos EUA. Nos primeiros meses, os países produtores de vacinas consumiam internamente 2/3 da produção mundial. Desde agosto, porém, somos o quarto país que maior número de vacinas aplicou em sua população. Entre os seis mais populosos do mundo, o Brasil só perde para a China e para os EUA, no número de vacinas aplicadas por 100 habitantes.

O presidente é responsável pelo desemprego?  O presidente não decretou lockdowns, nem desejou parar atividades econômicas. No entanto, o STF (15/04/2020) estabeleceu que normas federais sobre as atividades durante a pandemia não poderiam ser menos restritivas do que as estaduais e municipais As medidas desde então adotadas prejudicaram terrivelmente a economia brasileira ao longo de quase um ano e meio! Esquecemos a perniciosa pressão de poderosos veículos como a própria Folha, pelo “Fique em casa!”, pelo fechamento das atividades? Dependesse do presidente, as medidas teriam sido outras, muito menos danosas à economia e à sociedade. Não veríamos tantas portas com placas de aluga-se e vende-se, tanto posto de trabalho extinto, malgrado o imenso empenho fiscal para manter renda mínima e financiar empresas em dificuldade.

O presidente é responsável pela inflação? Foi o presidente o gerador de despesas extraordinárias impostas pelas contingências econômicas e sociais? Foi o presidente que ampliou a níveis abusivos os gastos com os partidos e com as eleições? E mais: não foi o Congresso que reduziu o impacto fiscal positivo de todas as medidas que ele propôs?

O presidente é responsável pela crise de energia? Ele cumpriu apenas dois anos e meio de mandato e qualquer investimento em energia leva uma década ou mais para produzir resultados na ponta do consumo! Não foi ele que gerou a pressão da esquerda nacional e internacional, bem como de nossos rivais na economia mundial, contra a usina de Belo Monte. Como resultado desse desatino, está lá, com apenas uma das 18 turbinas funcionando, o fabuloso investimento (R$ 40 bilhões) de todos nós, brasileiros, numa hidrelétrica que poderia ampliar em 14% a produção nacional de energia! Por quê? Por “nobres” razões ditas socioambientais. Você sabe que tipo de ideologia responde por essas pressões, não é mesmo?

A quem faz da mistificação instrumento de trabalho, dê toda a desatenção merecida.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


SILMAR BOHRER -   24/09/2021 19:59:23

EXATAMENTE, PUGGINA !! CORRETO. SUCINTO.

Ivani Lima -   21/09/2021 10:05:51

como sempre, brlhante em seus artigos.

Luiz R. Vilela -   21/09/2021 09:07:00

Quem vê o vídeos que andam circulando por ai, com falas passadas dos ministros Alexandre de Moraes e Carmen Lúcia, vai lembrar da ópera Rigoleto, na ária LA DONA É MÓBILE, qual pluma ao vento, porque é isso mesmo. Disseram coisas bonita, mas que agora tiveram que se desdizer, porque no momento, como no seriado televisivo, onde todos odeiam Chris, agora por motivo de "força maior", todos odeiam o Bolsonaro. Mas o que fez o atual presidente para virar motivo de tanto ódio? Ganhou a eleição e interrompeu a sequência de corrupção que assolava o pais. O corrupto-mor, com a cara mais deslavada deste mundo, já posa de salvador da corrupção de sempre no Brasil. Hoje vemos que o Brasil sem corrupção, é irreconhecível tanto dentro como fora dos pais. Os líderes estrangeiros que viraram a cara para Bolsonaro e aplaudem entusiasticamente lula, não o fazem de graça, pois este já teria até assinado na ONU documento de reconhecimento das "nações indígenas", agora esperam a sua volta, para liberar a região amazônica, a cobiça internacional. Para quem deu dinheiro para diversos países, entregou refinaria a vizinho, perdoou dívidas pelo mundo afora, esta nova tarefa será "café pequeno". Que deus nos livre e proteja de tão rastejante criatura.

ARNO HERCULANO BERNER -   20/09/2021 14:54:34

Grande e caro PERCIVAL PUGGINA. Como sempre, a sua manifestação é clara e inteligente. Não cansarei de lhe parabenizar. Abraços

MARIA INÊS DE SOUZA MEDEIROS -   20/09/2021 13:15:48

Verdade, Puggina, a narrativa é que está valendo pra esquerda radical. Nunca aceitaram o resultado expressivo da eleição presidencial. É aproveitaram a pandemia para seus fins inescrupulosamente. Abraço

Ajacio Brandão -   20/09/2021 12:14:19

Claro, sintético, perfeito. Mais uma vez, obrigado

Armando Micelli -   20/09/2021 10:42:17

Muito bom artigo Percival. Cumprimento o prezado amigo pela coragem de escrever o que todos nós vemos , mas pouquíssimos tem peito para colocar no papel e se expor. Neste 20 de setembro receba um parabéns pela sua coragem. Micelli.

FERNANDO A O PRIETO -   20/09/2021 10:31:59

Absurdo culpar o presidente por tudo isso! Nem se fala dos governadores, juízes, secretários e outros "gênios" e "cientistas" que, esses sim, têm ao menos parte da culpa do desemprego pela intensidade e frequência dos "lockdowns". O pior é que, de tantp essa idiotice ser repetida pela imprensa, há (infelizmente) possibildade de parte do povo acreditar...

ARTUS JAMES LAMPERT DRESSLER -   20/09/2021 09:58:46

O BARRIL DE CHOPP QUE ESTOUROU AI NO INTERIOR É COISA DO BOLSONARO

Waldo Adalberto da Silveira Júnior -   20/09/2021 09:09:10

Percival Puggina desmente, como rara maestria, o engodo que a esquerda e os corruptos querem nos empurrar goela abaixo, numa tentativa canhestra de fazer-nos crer ser Bolsonaro responsável pelas mazelas criadas por eles mesmos, desde após o governo Figueiredo !

Sergio Souza Ferreira -   20/09/2021 08:44:49

Caríssimo, texto perfeito, como sempre!

DAGOBERTO LIMA GODOY -   20/09/2021 08:29:28

Certeiro e contundente!

Marcos Vinicius dos Santos -   20/09/2021 07:41:49

????????????????

Adelaide Sarmento Porto -   20/09/2021 00:12:44

Percival Puggina , excelente seu comentário , desmistifica as tais narrativas que querem impor ao PRESIDENTE . Obrigada , Grande Puggina .

Menelau Santos -   19/09/2021 19:40:47

Texto de leitura obrigatória. São humoristas cujo cachê é o famoso pão com mortadela.

Décio Antônio Damin -   19/09/2021 17:32:27

Claro que o responsável pela pandemia é o vírus! Que ela não é apenas uma "gripesinha", hoje todos sabem! Que ele não é coveiro é uma realidade! " E daí todos vão morrer um dia" foi uma grande constatação!! O grande número de mortos e sequelados foi causado pelo vírus. A não resposta às dezenas de Emails da Pfizer oferecendo reservas de vacinas foram solenemente ignorados e só não caímos na farsa de milhões de doses, com pagamento de um sinal adiantado em paraíso fiscal porque toda a trama foi descoberta. Ele não tramou, ao que parece, mas..., acontecia sob suas barbas. Nos desprestigiamos internacionalmente, o dólar subiu, o real caiu, o desemprego subiu , a inflação está aí e o "autogolpe" deu na trave. As pseudo desculpas estão fazendo com que até os mais entusiasmados deem para trás...! Tomara, Puggina, que tu não te decepciones...Gosto muito de ti mas, no caso, não posso concordar, ainda que assim o desejasse!.

Mara Montezuma Assaf -   19/09/2021 15:11:39

Nossa imprensa não tem mais credibilidade, perdeu a noção de ridículo, pensa que o brasileiro não tem espírito crítico e de crítica suficiente para discordar dos seus absurdos. Não sou mais leitora de jornal de papel. Busco boas fontes de informação isentas na Internet.

Márcia -   19/09/2021 14:44:15

Essa pandemia veio pra acabar com a economia. Muita pena do Bolsonaro que iria fazer muita coisa se não tivesse que desviar fortunas para estados e municípios.

Egidio Irineu Szinvelski -   19/09/2021 12:02:15

Nossa luta diária é de formiguinhas contra cigarras barulhentas! O povo simples não está " nem aí ". São " as obreiras". Mas venceremos , apesar de eu não acreditar que " a verdade sempre vence!

Vilhena -   19/09/2021 11:44:08

Acusam sem critério. Acusação pela acusação. Ainda não perceberam que o plano já foi descoberto. A mídia do main streem está sob controle do movimento Globalista-Comunista. Até quando ? Até quando teremos de suportar a demolição da humanidade?

Antonio -   19/09/2021 11:15:26

Ótima narrativa , parabéns pela lucidez e visão .

JOSE CLAUDIO COBEIO -   19/09/2021 09:58:47

que devo comentar tudo esta na otrica do povo que vem depois de um sono ou melhor dizendo achar que o vizinho é que tem que fazer deixamos um lunatico no poder por 16 anos nos roubando e de forma desumana pois nada fez ao brasil que entregou a faixa com mais de 4 trilhões ai vem um stf e se mostra que é contra tudo que o presidente faz ou fala sim sim tudo que esta escrito pelo sr esta correto e o povo esta acordando !