• Percival Puggina
  • 18/01/2023
  • Compartilhe:

A CNBB “descobriu” que Lula tem (digamos assim) problemas com a verdade.

 

Percival Puggina

      Lula, durante a campanha eleitoral, se posicionou, em quase tudo, conforme a conveniência do momento. No caso do aborto, ora era favor, ora contra o abortamento voluntário. Quando lhe convinha, afirmava ser o aborto um problema de saúde, um direito da mulher, algo que elas deveriam poder fazer sem se envergonhar. Quando lhe convinha o oposto, se dizia contrário ao aborto e defensor da vida.

Sua campanha, inclusive, entrou em juízo para obrigar a de Bolsonaro a retirar do ar um vídeo em que era divulgada a posição pró aborto do candidato petista. Por ordem judicial, a matéria não mais foi reproduzida.

Agora a CNBB emite nota em que admite ter acreditado nas palavras do novo presidente da República. Em certo momento, o texto afirma:

“Assim, as últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha”.

Desculpem as autoridades eclesiásticas, mas ninguém mandou acreditar no Lula. Não pode ter passado ao largo de suas observações as declarações explícitas dele sobre o assunto.

O novo governo está em seus primeiros momentos. Apenas 18 dias transcorreram e a questão do aborto já entrou pela terceira vez no noticiário provocado pelo próprio Palácio do Planalto com suas ações, ou com a transcrição de manifestações da ministra da Mulher. Num de seus primeiros pronunciamentos, ela especulou sobre o que poderia acontecer com o debate sobre aborto na futura composição do Senado e afirmou, provocando reação de Rodrigo Pacheco, que o próximo Senado, mais “conservador e bolsonarista”, significaria mais recuos do que avanços na questão do aborto.

Ao acreditar em Lula, a CNBB ouviu dele apenas a parte que lhe conveio, escolheu o que ouvir. Contudo, não faltavam evidências no sentido oposto! Agora, naquela fase em que todo governo trata de dizer o que pretende, expondo suas prioridades, essa importante questão humana está e vai ficar na mesa por uma razão que só os muito ingênuos desconhecem: o aborto é pauta da esquerda que assumiu o poder no Brasil e essa esquerda não desiste de seus objetivos. Reitero meu velho bordão: os ingênuos estão na cadeia alimentar dos mal-intencionados.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


José Roberto Machado -   24/01/2023 10:24:36

Para melhor conhecer a CNDB, entre GOOGLE sintonize "Pesquisador . Bernardo P Kuster. Veja o convivio do PT e a CNDB. (confesso que sou catolico.) indignação e decepção são o minimo que senti.

roberto lima de almeida neves -   23/01/2023 10:06:19

Mais um excelente artigo que mostra bem o que iremos enfrentar. Um grupo que agiu sempre como quadrilha e que de volta ao poder, se organiza, para nos tiranizar. Os que poderiam estabelecer freios e controles, Justiça e outros, fizeram parte do golpe, ou se mostram indiferentes, a pior forma de desprezo.

marcelo gonzaga peres -   23/01/2023 08:44:44

As pessoas preferem uma bela mentira à realidade. Ele é um mentiroso contumaz, seguira mentindo e enganando esse povo sem memoria, e o pior deve repetir os escandalos, as duvido a imprensa dar destaque a isso

Menelau Santos -   19/01/2023 13:14:49

Professor, como bem mostra seu texto, parece que já há muitos ingênuos se declarando nestes 18 primeiros dias. E por falar em Verdade (em maiúsculo), pergunta-se qual o motivo que Anderson Torres teria ficado calado em seu depoimento à PF. Será que Pilatos estava mesmo interessado na Verdade quando interrogou Jesus?

Adalgisa Cecília Polari -   19/01/2023 11:00:08

Detesto ser irônica, mas, já sendo, CNBB, Inocente, não ssabe de nada. Coniventes é o que são.

Idico Luiz Pellegrinotti -   19/01/2023 09:36:07

As informações de pessoas honradas, exemplo Prof. Percival, sempre virá a tona.

José Rui Sandim Benites -   19/01/2023 07:04:17

O presidente Lula, o objetivo é ser ter mais poder. Os incautos pensam que ele é a favor dos pobres. Não! Usa a pobreza para ter uma vida de poder, luxo e riqueza. Não tem compromisso com a verdade. Não tem um plano de longo prazo, para melhorar as condições do povo. É um imediatista, Depende para quem fala, e a sua fala é para agradar a sua plateia. Sem compromisso com a verdade. Agora na fala para os sindicalistas. Que tiveram uma série de reivindicações, como: aumento do salário mínimo, volta dos acordos coletivos, e terminar com os acordos individuais, corrigir a tabela do imposto de renda, etc. Falou, falou, disse que iria taxar os ricos e diminuir a contribuição dos pobres, que iria aumentar o salário mínimo. Mas no momento iria manter (o que o Bolsonaro já colocou no orçamento), ou seja, R$ 1;302,00. E terminou a conversa com os sindicalistas, que aplaudiram, mas que no concreto não tiveram nenhuma das suas reivindicações atendidas. Mas aumento para elite do funcionalismo e entes políticos, foram atendidas. E nem precisou de discurso para a mídia tradicional, o Congresso Nacional aprovou. E os demais funcionalismo público, não tem aumento por anos. A tabela do imposto de renda, quem ganha 1,5 do salário mínimo já paga imposto com alíquota de 7,5%, E assim caminha a humanidade. E quem ganha mais de 4,5 mil por mês, a alíquota é de 27,5%. Fizeram biquinho com o Bolsonaro, mas o seu governo tinha plano de longo prazo. Pagava os juros da dívida, e as sobras do orçamento, amortizava a dívida. Para ter mais espaço no orçamento. Que atualmente, é de 50% só para pagar juros da dívida.. Mas agora, com os gastos, sem privatizações, sem cortes no orçamento, sem reformas. Sem financiamento privado. Sempre aumentando o Estado, consequentemente mais despesas obrigatórias. O governo atual, só tem um plano, aumentar a arrecadação, via aumento de carga tributária. Faz o L.

Roque Sérgio Wolf -   18/01/2023 22:04:46

A CNBB apoiou o descondenado durante a campanha, façam o L agora e vida que segue.

Daniel -   18/01/2023 20:47:37

É alentador ainda poder ler um pensador como Percival Puggina (até quando não sei) mas tenho esperança que alguém não seja calado!